Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Planos Secantes – ambos projetantes em relação ao plano lateral.

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Móveis
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano lateral;

Identificar as características desses planos secantes;

Representar as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral;

Identificar a reta de interseção dos planos;

Resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo da reta, Planos de projeção e suas imagens.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se trabalhar este conteúdo com a participação dos alunos. Divida a turma em quatro grupos, sendo o primeiro a apresentar a intersecção dos planos: Horizontal com Horizontal, o segundo, Horizontal com Frontal, o terceiro, Horizontal com Paralelo à Linha de Terra e o quarto, Horizontal com Contém a Linha de Terra. Distribua placas de papelão, que representarão os planos de projeção. Cada placa será identificada com o nome de cada plano. Os grupos receberão as placas correspondentes a sua apresentação dos planos secantes. Professor, apresente os planos: Horizontal, Frontal, Paralelo à Linha de Terra e Contém a Linha de Terra.Figura 1

O grupo número um recebe o plano Horizontal, e deverá fazer a intersecção com um plano Horizontal.

Pergunte aos alunos deste grupo, o que observaram sobre a intersecção dos planos. Deverão responder que não há intersecção entre dois planos horizontais.

Agora o grupo número dois recebe o plano Horizontal, e vão fazer a intersecção com um plano Frontal.

Solicite ao grupo, o que perceberam em relação a intersecção dos planos e qual é a reta obtida.

Deverão responder que houve intersecção entre os planos e a reta de intersecção é a reta Fronto-Horizontal.   

Para o grupo três, forneça primeiro o plano Horizontal,  depois solicite que façam a intersecção com um plano Paralelo à Linha de Terra.

Os alunos do grupo três, deverá observar que na intersecção dos planos, resulta a reta Fronto- Horizontal. No grupo número quatro, ao receberem o plano Horizontal, deverão fazer a intersecção com um plano que Contém a Linha de Terra.

Os alunos além de observarem que há intersecção entre os planos, deverão reconhecer que a reta de intersecção é também a reta Fronto-Horizontal.   

Lembre aos alunos que os planos de projeção trabalhados até agora, possuem a característica de serem perpendiculares ao plano lateral de projeção, então poderemos enunciar que “Quando dois planos são projetantes em relação ao plano lateral de projeção, sua reta de intersecção é uma reta projetante (faz 90º) em relação ao plano lateral de projeção.”

 

Atividade 1:  

Professor, sugere-se uma dinâmica criando-se um circuito de etapas com os alunos e com os Planos Secantes.

Poderemos trabalhar no pátio da escola, ou na quadra de esportes.

Organize quatro espaços para distribuir cada plano de projeção.

Coloque placas de isopor no centro do espaço determinado, para que os alunos tenham acesso e possam utilizar.

Exemplo:

Dividir a turma em duplas, sendo que cada uma vai receber as instruções para montagem da intersecção dos planos secantes.

Cada dupla vai percorrer o circuito e montar todas as intersecções dos Planos secantes.

Deverá fazer as imagens das intersecções e reconhecer a reta de intersecção.

Cada dupla deve trabalhar com intersecções diferentes uma das outras.

Esta atividade, professor, tem a intenção de estimular os alunos no aprendizado desta teoria, através do lúdico e para que socializem suas observações.

 

Atividade 2:   

Distribua uma pesquisa em folhas, para os alunos sobre Biofísica Humana:

Biomecânica,imagem abaixo:

“PLANOS E EIXOS: Planos de ação são linhas fixas de referencia ao longo das quais o corpo se divide. Há 3 planos e cada um está em ângulo reto ou perpendicular com dois planos. O plano frontal passa através do corpo de lado a lado, dividindo-o em frente e costa. É também chamado plano coronal. Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução. O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda. Pode-se pensar nele como uma parede vertical cuja extremidade se move. Os movimentos que ocorrem neste plano são flexão e extensão. O plano transverso passa horizontalmente pelo corpo e o divide em parte superior e inferior. É também chamado plano horizontal. Neste plano, ocorre a rotação. Sempre que um plano passa pela linha média de uma parte esteja ela no plano sagital, frontal ou transverso, está se referindo ao plano cardinal, porque divide o corpo em partes iguais. O pondo onde os três planos cardinais se encontram é o centro de gravidade. No corpo humano este ponto é, na linha média, mais ou menos ao nível da segunda vértebra sacra, ligeiramente anterior a ela. Os eixos são pontos que atravessam o centro de uma articulação em tomo da qual uma parte gira. O eixo sagital é um ponto que percorre a articulação de frente para trás. O eixo frontal vai de lado a lado e o eixo vertical, também chamado longitudinal, vai da parte superior à inferior.”

 

 

 

http://biofisicahumana.blogspot.com/2009/10/biomecanica.html

 

 

Proponha aos alunos que identifiquem e representem as imagens dos planos mencionados na pesquisa e pergunte qual a intersecção de planos observada na imagem apresentada.

 

Atividade 3:   

Professor, com as imagens de alguns móveis, solicite aos alunos a identificação de planos e casos de planos secantes, no design de móveis abaixo.

Exemplo:

http://www.decathlon.pt/PT/cadeira-alta-articulada-117157424/

 

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/conjunto-de-mesa-tropical-articulada-O2UN1DUY3C 

http://escritoriohomeoffice.pontofrio.com.br/Mesa-p-Computador-Multivisao-Articulada-Versatil-Tabaco-Branco-24786.html

http://www.submarino.com.br/produto/28/21807317/mesa+de+ping-pong/tenis+com+rodizio+articulada+-+klopf

http://tabuafix.com.br/produto_01.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://decoracaodecasa.pontofrio.com.br/?Filtro=C371_C417

http://jaeh.wordpress.com/category/design/page/34/

http://jaeh.files.wordpress.com/2008/11/gaveta-guada-cd.jpg

http://jaeh.wordpress.com/category/design/page/34/

http://www.efetividade.net/2009/08/

 

 

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

 As imagens dos planos nas aulas, foram criadas pela autora das aulas.

 

 

 

 

 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos reconheceram graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano lateral?

Os alunos souberam identificar as características desses planos secantes?

Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral?

Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos? Os alunos souberam resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.