14/02/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
O aluno poderá descrever a função dos músculos e os tipos de músculos existentes no organismo.
Não são necessários.
Professor, distribua para os alunos este texto sobre sistema muscular.
O SISTEMA MUSCULAR
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, piscar os olhos, etc. A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.
No corpo humano podemos reconhecer três tipos de músculos. Os músculos lisos têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade e são responsáveis, por exemplo, pelos movimentos de órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, entre outros. Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos por meio de cordões fibrosos, chamados tendões e possuem contração voluntária. O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, o músculo do coração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária.
1. Explorando o texto:
1.1 Descreva a função do sistema muscular.
1.2. Se uma pessoa pesa 70 kg qual é o peso de sua massa muscular?
1.3. Observe a imagem e classifique os músculos de acordo com a contração (voluntária / involuntária) que executam.
Fonte: http://cadernounip.blogspot.com/2010/09/aula-03092010.html
2. Prepare uma aula juntamente com o professor de educação física na qual sejam evidenciadas as contrações musculares dos músculos. Proponha uma diversidade de exercícios físicos de aquecimento, de alongamento, aeróbicos, entre outros; para que os alunos possam perceber o trabalho de contração e relaxamento de alguns músculos do braço, da coxa, das pernas, do tórax, do abdome. Se possível, procure nomear alguns músculos apenas para identificá-los e não para serem memorizados.
3. Professor, leia em voz alta este texto para os alunos:
A vaidade excessiva, a busca pelo corpo sarado e “perfeito”, o desejo de conseguir músculos do dia para noite levam algumas pessoas a fazerem de tudo por essa conquista, inclusive arriscarem suas próprias vidas. A busca é feita através dos anabolizantes que são tomados ou aplicados diretamente nos músculos. Os esteróides anabolizantes são medicamentos fabricados através de combinações bioquímicas da testosterona, o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características masculinas. O remédio foi desenvolvido para o tratamento de doenças musculares, ósseas, dentre outras. Mas logo seu efeito sobre a massa muscular foi descoberta por atletas e por jovens. A busca do corpo perfeito o quanto antes, a qualquer preço. O efeito dos anabolizantes é muito rápido. Uma pessoa que faz exercício, por exemplo, três vezes por semana com uma determinada carga, tem um crescimento muscular. No entanto, usando anabolizantes o crescimento muscular é duas vezes maior. As bombas, como são chamados popularmente, podem afetar o metabolismo do corpo e causar sérios efeitos colaterais, levando até a morte.
Fonte: http://www.top30.com.br/news/anabolizantes
3.1 Observe a charge abaixo e peça aos alunos fazerem um comentário sobre ela.
Fonte: http://blogdechargesinternet.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
3.2 Leia com atenção esta frase: Estou fazendo aulas de musculação e já estou percebendo que estou ganhando músculos.
Comente essa frase em seu caderno apontando o erro nela contido.
3.3 Professor, solicite aos alunos pesquisarem em jornais e revistas sobre a utilização de substâncias químicas que hipertrofiam os músculos e as suas consequências para o organismo. Construa um mural divulgando as notícias.
4. Professor, discuta com os alunos quais atitudes devemos adotar para manter ossos e músculos saudáveis. Solicite aos alunos registrarem as respostas no caderno.
Artigos:
Energia turbinada. Fonte: Revista Superinteressante, n. 155 A, agosto, 2000.
Futeboi dói. Fonte: Revista Superinteressante, n.176 A, junho 2002.
Professor, solicite aos alunos reunirem textos, ilustrações e outros materiais sobre causas, características e prevenção de problemas musculares. Temas sugeridos: tendinite, entorses, distensões, luxações, cãibras. Construa um mural com os alunos. Avalie a participação dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2012
Cinco estrelasMuito boa. Irei aproveitá-la com meus alunos. Parabéns!
30/08/2011
Três estrelasShow .. Claro que é uma mão na roda o plano de aula ofertado .. Aliado ao interesse e procura do professor fará das aulas um verdadeiro Sucesso.