Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Planos Secantes – um é projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical: Plano Horizontal com Plano Frontal/Plano Horizontal com Plano Vertical/Plano Horizontal com Plano de Perfil

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Design de Móveis
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;

Identificar as características desses planos secantes;

Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;

Identificar a reta de interseção dos planos;

Resolver questões de planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo da reta, Planos de projeção e suas imagens

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se abordar esta teoria de Planos Secantes sendo um plano perpendicular em relação ao plano horizontal e o outro perpendicular ao plano vertical de projeção, utilizando um livro e uma placa de acrílico ou de acetato. O livro deverá representar um plano de projeção assentado no plano horizontal e a placa um plano de intersecção. Figura1

Oriente seus alunos que a posição do livro, representa o plano frontal. A placa de acetato é o plano horizontal ou de nível que intercepta o livro, pergunte aos alunos qual a identificação da reta de intersecção.

Os alunos deverão identificar à reta como a reta fronto- horizontal.

Professor, utilize o livro agora em nova posição que representará um plano vertical. Figura 2

Solicite aos alunos a identificação da reta de intersecção entre os planos vertical (livro) e horizontal (placa).

Deverão responder que é a reta horizontal.       

Na figura 3, modifique o livro para a posição de plano de perfil e com a intersecção do plano horizontal a placa, pergunte qual a identificação da reta de intersecção entre os planos.  

Os alunos deverão observar que a reta de intersecção é a reta de topo.  

Atividade 1:

Reta fronto-horizontal Professor, solicite aos alunos que representem as imagens nos planos vertical e horizontal de projeção, das intersecções entre os planos e a identificação da reta de intersecção. Exemplo:

Atividade 2:   

Contextualize com caixas de camisas, situações onde planos de projeção interceptam as caixas e resultam em secções.Solicite que a turma trabalhe em grupos,  representem as intersecções e identifiquem os planos de projeção. Professor, sugere-se que os grupos, façam experiências, colocando as caixas em novas posições e representando as imagens. É importante a troca de experiências entre a turma e a socialização dos grupos.

Atividade 3:   

Professor, a sugestão é utilizar uma caixa para guardar objetos. Esta caixa deverá apresentar divisórias que serão planos de projeção.

Solicite que a turma identifique os nomes dos planos.  

Imaginem a caixa sendo seccionada por um plano horizontal e representem a secção entre os planos e identificando a reta de intersecção.

Exemplo:

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:  

Os alunos souberam reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano lateral?

Os alunos souberam reconhecer identificar as características desses planos secantes?

Os alunos representaram as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral?  

Os alunos identificaram a reta de interseção dos planos?

Os alunos souberam resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.