23/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes, sendo um projetante em relação ao plano horizontal e outro ao plano vertical.
Estudo da reta, Planos de projeção e suas imagens
Sugere-se abordar esta teoria de Planos Secantes sendo um plano perpendicular em relação ao plano horizontal e o outro perpendicular ao plano vertical de projeção, utilizando um livro e uma placa de acrílico ou de acetato. O livro deverá representar um plano de projeção assentado no plano horizontal e a placa um plano de intersecção. Figura1
Oriente seus alunos que a posição do livro, representa o plano frontal. A placa de acetato é o plano horizontal ou de nível que intercepta o livro, pergunte aos alunos qual a identificação da reta de intersecção.
Os alunos deverão identificar à reta como a reta fronto- horizontal.
Professor, utilize o livro agora em nova posição que representará um plano vertical. Figura 2
Solicite aos alunos a identificação da reta de intersecção entre os planos vertical (livro) e horizontal (placa).
Deverão responder que é a reta horizontal.
Na figura 3, modifique o livro para a posição de plano de perfil e com a intersecção do plano horizontal a placa, pergunte qual a identificação da reta de intersecção entre os planos.
Os alunos deverão observar que a reta de intersecção é a reta de topo.
Atividade 1:
Reta fronto-horizontal Professor, solicite aos alunos que representem as imagens nos planos vertical e horizontal de projeção, das intersecções entre os planos e a identificação da reta de intersecção. Exemplo:
Atividade 2:
Contextualize com caixas de camisas, situações onde planos de projeção interceptam as caixas e resultam em secções.Solicite que a turma trabalhe em grupos, representem as intersecções e identifiquem os planos de projeção. Professor, sugere-se que os grupos, façam experiências, colocando as caixas em novas posições e representando as imagens. É importante a troca de experiências entre a turma e a socialização dos grupos.
Atividade 3:
Professor, a sugestão é utilizar uma caixa para guardar objetos. Esta caixa deverá apresentar divisórias que serão planos de projeção.
Solicite que a turma identifique os nomes dos planos.
Imaginem a caixa sendo seccionada por um plano horizontal e representem a secção entre os planos e identificando a reta de intersecção.
Exemplo:
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano lateral?
Os alunos souberam reconhecer identificar as características desses planos secantes?
Os alunos representaram as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral?
Os alunos identificaram a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano lateral?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!