24/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
a- Conhecer as partes de uma planta por meio de plantas do entorno da escola.
b- Compreender a função das flores para as plantas.
c- Pesquisar diferentes tipos de flor e adotar uma flor.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aula 1 - Assistir à versão animada do livro infantil de José Saramago "A Maior Flor do Mundo". Produzido em 2007, o filme ganhou o prêmio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival. Saramago aparece no filme, como narrador e como personagem.
Encontrado em: http://www.youtube.com/watch?v=MNavjsXc12c
Depois de assistir ao filme, falar um pouco sobre a história.
Dica - Nas aulas: Lendo e interpretando história e Personalidades do mundo: descobrindo José Saramago - linha do tempo, você poderá encontrar formas de explorar o texto do vídeo.
Em seguida, lançar o desafio: "Será que existe mesmo uma flor deste tamanho? Qual será a maior flor do mundo?"
Apresentar o texto abaixo:
Resumo feito a partir do texto retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rafflesia_arnoldii
Ler e montar um quadro resumo com as informações retiradas do texto.
Mostrar o mapa-múndi com as ilhas de Sumatra e Bornéo.
Retirado de: http://missoeseadoracao.net/2010/08/indonesia-dia-10-calendario-de-oracao.html
Aula 2 - Passeando pelo entorno da escola - descobrindo sobre as flores
Dar uma volta no quarteirão da escola e descobrir que plantas são encontradas por ali. As crianças devem levar um bloco e um lápis para anotar suas descobertas. Caso seja possível, peça que levem máquinas fotográficas também, para que as plantas sejam fotografadas. Senão, o próprio professor pode fotografar de acordo com o que as crianças acharem que é importante guardar como imagem. O que procurar?
Temos plantas? Quais?
Estas plantas têm flores?
Todas as plantas são iguais?
O que elas têm em comum?
Na sala de aula, organizar a turma em pequenos grupos e pedir que organizem suas descobertas. O que elas têm em comum? Quais foram as descobertas diferentes?
Apresentação dos trabalhos - oralmente.
Professor, vá anotando as descobertas em uma folha de blocão, assim você já pode perceber quais são os conhecimentos que seus alunos possuem sobre o assunto, pois isto aparecerá em suas falas.
Pedir que desenhem uma cena do que foi marcante na aula deste dia.
Aula 3 - De posse das informações apresentadas pelas crianças, prepare um texto que complemente suas falas e enriqueça suas aprendizagens. Retire trechos de textos de livros e de textos encontrados na internet, montando um texto-recorte.
Retome a aula a partir da leitura das descobertas anotadas no blocão e depois distribua para cada grupo de crianças, um texto diferente e peça que registrem da forma que acharem mais interessante suas descobertas.
Sugestões para a retirada de excertos de textos:
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6335/partes-da-planta
http://web.educom.pt/pr1305/plantas_partes.htm
Após a leitura, peça que cada grupo apresente suas descobertas e monte com eles um quadro síntese para que as descobertas sejam registradas no material individual.
No retângulo das curiosidades, procure preencher com as descobertas específicas sobre as funções das flores nas plantas.
Jogo - É hora da verdade - o que será que aprendi?
Realize a atividade proposta abaixo: Que parte da planta sou?
http://www.cienciaviva.pt/projectos/pollen/vegetais.pdf
Aula 4 - Flores
Peça que seus alunos levem para a escola um pequeno vaso de plantas vazio. leve terra, adubo e dê para cada trio um saco com a semente de alguma flor. Plante com eles, deixe que mexam na terra, experimentem, explorem... Explique que o trio ficará responsável por cuidar do seu grupo de flores diariamente, para isso devem pesquisar sobre elas. Quantas vezes elas devem ser regadas? Como cuidar da terra? Elas gostam de sol?
Aqui você acha algumas informações: http://www.smartkids.com.br/especiais/flores.html
Para finalizar o mini projeto, monte uma exposição com os registros do passeio, as fotos, os registros das descobertas feitas nos textos, os vasos de flores e as informações sobre cada uma.
Avalie:
a) As atitudes dos aluno durante a excursão ao entorno da escola,
b) A organização dos grupos e das informações recolhidas,
c) O jogo Que parte da planta sou?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!