Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Globalização e Neoliberalismo no Brasil contemporâneo

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
Vanessa Maria Rodrigues Viacava
imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de globalização, neoliberalismo e o funcionamento da política econômica neoliberal no Brasil.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Comunicação e tecnologia

Disponível em: http://alva2005.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_09.html Acesso em: 22/11/10. 

Para iniciar os debates acerca da globalização e do neoliberalismo, os alunos observarão a charge acima e o professor deverá guiar uma discussão sobre os limites e as possibilidades da tecnologia e dos meios de comunicação. A redução das fronteiras e do acesso à informação pode não significar aproximação entre seres humanos.

  • Como lidar com as noções de falso e verdadeiro na rede?
  • Quais os benefícios da comunicação virtual?
  • O que significa fazer "bom uso"das tecnologias de informação e comunicação?

As questões propostas deverão acontecer em forma de mesa-redonda e os alunos serão pressionados a refletir sobre a sua forma de encarar a internet. O professor deverá questionar seus alunos sobre o tempo de uso médio dos educandos e perguntar-lhes sobre seus sítios preferidos. Com essa aproximação inicial, espera-se que os alunos possam fazer um julgamento sobre suas práticas na rede e possam vir a compreender a internet como uma ferramenta que não substitui o humano, o real.

 

 

 

 

Imagem 2: Valores morais do mundo contemporâneo

Disponível em: http://opiniaosocialista.wordpress.com/2010/07/21/ideologia-do-neoliberalismo/ Acesso em: 02/12/10. 

Após a conclusão dos primeiros debates, o professor deverá exibir a charge acima (imagem 2) e iniciar uma provocação sobre os valores mencionados na imagem. O professor de sociologia poderá participar dessa discussão a partir dos seguintes temas:

  • Vivemos numa sociedade individualista? Como interpretamos as noções de amizade e solidariedade.
  • A internet aproxima ou afasta? Viver no isolamento significa proteção ou egoísmo?
  • A televisão e o dinheiro são elementos suficientes para o crescimento social e intelectual?
  • O afeto, o amor e a amizade podem ser esquecidos em favor do dinheiro?
  • Enfim, a tecnologia significa uma evolução (melhoria) ou um retrocesso para a humanidade?

As questões e as respostas deverão ser registradas no caderno para posterior atividade em grupo.

 

ATIVIDADE 1

 

Imagem 3: Geração Y

Disponível em: http://www.sintracoopsp.com.br/pesquisa-da-amcham-mostra-que-34-das-empresas-ja-criaram-programas-para-a-geracao-y/ Acesso em:02/12/10. 

Os alunos formarão grupos  de cinco ou seis componentes para realizar uma pesquisa sobre a chamada Geração Y. A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos: definição do conceito, principais características e a participação desse grupo no mercado de trabalho. Para a realização da pesquisa, sugerimos o seguinte procedimento:

 

  • Passo a passo:     
  1. Organize as equipes através de sorteio.    
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.     
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:    

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://adrianeianzen.wordpress.com/2010/07/17/e-eu-sou-da-geracao%C2%A0y/ Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=54&ID_COLUNISTA=17 Acesso em: 03/12/10.  

Disponível em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81741-17152,00-COMO+A+GERACAO+Y+ESTA+REINVENTANDO+O+JEITO+DE+FAZER+NEGOCIOS.html Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.sophiamind.com/noticias/comportamento-da-geracao-y-dita-caminhos-a-seguir-pela-industria-da-beleza/ Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/noticias/interesse-dos-profissionais-geracao-y.shtm Acesso em: 03/12/10. 

 

Vídeo sobre a geração Y

Disponível em: http://vimeo.com/16641689 Acesso em: 03/12/10. 

 

Para exibir os resultados, os grupos deverão realizar um video-clipe. Para a realização do trabalho, os grupos poderão utilizar o movie maker ou do software livre kino.  

Sobre o movie maker: O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm           

Sobre o kino: O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

 

Imagem 4: Margareth Tatcher - a "Dama de Ferro

Disponível em: http://bestuff.com/stuff/margareth-tatcher Acesso em: 03/12/10. 

 

Imagem 4: Augusto Pinochet

Disponível em: http://bramanes.blog.uol.com.br/ Acesso em: 03/12/10. 

 

Imagem 5: Margareth Tatcher e Augusto Pinochet

Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/news/article-421777/Pinochet-Death-friendly-dictator.html Acesso em: 03/12/10. 

As imagens acima exibem dois importantes nomes para a implementação de práticas neoliberais no mundo contemporâneo.

Margareth Thatcher ocupou o cargo de primeira-ministra da Inglaterra entre 1979 e 1990. Durante seu governo o país enfrentou diversas greves e queda na produção industrial, suas medidas neoliberais encontraram resistência e a primeira-ministra ganhou o apelido de "dama de ferro" por não ceder às pressões populares.

Augusto Pinochet governou o Chile com poderes de ditador entre 1973 e 1990. Depois de liderar o golpe militar que derrubou o governo do presidente socialista eleito pelo voto direto, Salvador Allende, Pinochet implementou uma série de medidas neoliberais no Chile. A experiência chilena é considerada por historiadores e economistas como um "laboratório neoliberal".

 

ATIVIDADE 2

Para definir os conceito de neoliberalismo e sua presença no mundo, os alunos formarão equipes de três ou quatro componentes a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre os seguintes temas.

  1. Neoliberalismo.
  2. Globalização.
  3. Neoliberalismo no Chile.
  4. Neoliberalismo na Inglaterra.

Para organizar a pesquisa, sugerimos estes procedimentos:

 

  • Passo a passo:      
  1. Organize as equipes através de sorteio.      
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.      
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/026/26andrioli.htm Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/atualidade/globalizacao.htm Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obex02.html Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/margareth-thatcher.htm Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/globalizacaoeconomia.html Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://www.culturabrasil.org/neoliberalismoeglobalizacao.htm Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/neoliberalismo.jhtm Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://portal.filosofia.pro.br/o-que-e-neoliberalismo-e-pos-modernismo.html Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://www2.fae.edu/galeria/getImage/1/261427454798353.pdf Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://f5dahistoria.wordpress.com/2010/12/01/o-neoliberalismo-o-que-e-e-qual-foi-sua-influencia-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 04/12/10.  

isponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo_chileno Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1740970-neoliberalismo/ Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://www.cebri.org.br/pdf/216_PDF.pdf Acesso em: 04/12/10. 

 

Para apresentar o resultado das pesquisas, os grupos poderão organizar um blog para registrar suas conclusões ou elaborar cartazes.

Imagem 6: Blogger

Disponível em: http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_05_03_p2.php Acesso em: 07/12/10.  

Blogger – como criar?Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10.     

 

ATIVIDADE 3

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=883 Acesso em: 02/12/10. 

Episódio do programa Brasil 500 anos: o Brasil-República na TV, da TV Escola. Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre a História do Brasil, após a Ditadura Militar. Discorre sobre os processos democráticos, políticos e econômicos da época, como o aumento da inflação no Governo de José Sarney. Trata sobre o processo de impeachment de Fernando Collor e a implementação do Plano Real

 

Imagem 7: Privatizações no Brasil

Disponível em: http://blogaodopereira.blogspot.com/2010/10/jose-serra-e-o-fim-dos-concursos.html Acesso em: 03/12/10.   

 

 

Depois de assistir o vídeo e observar a charge acima, os alunos formarão duplas para pesquisar a trajetória da política neoliberal no Brasil, a partir do governo de Fernando Collor de Melo (1989-1992) até a chamada Era FHC (1994-2002). A partir da pesquisa, as duplas deverão observar quais empresas estatais se tornaram privadas, como foi o procedimento de leilão e elencar as companhias que deixaram de pertencer ao Estado. Além disso, os alunos deverão fazer um breve histórico do surgimento de cada uma das empresas privatizadas.

 

  • Passo a passo:      

 

  1. Organize as duplas.
  2. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  3. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  4. Sugira sítios para a realização da pesquisa. 

 

  • Sítios sugeridos para a realização da pesquisa:

 

Disponível em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/privatizacoes/01.html Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Privatiza%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://tupinikin.com/?p=105 Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://cronicasdorlando.blogspot.com/2009/07/privatizacoes-no-brasil-sucessos-e.html Acesso em: 04/12/10.   

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI181394-15230,00.html Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=139466  Acesso em: 02/12/10. 

Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-privatizacao-do-setor-siderurgico-no-brasil-na-decada-de-90-e-os-impactos-sobre-a-geracao-de-empregos-no-setor/450/Acesso em: 04/12/10. 

Disponível em: http://economiasemmito.blogspot.com/2010/05/as-privatizacoes-no-brasil.html Acesso em: 04/12/10.  

Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/especial/Priv_Gov.PDF Acesso em: 04/12/10. 

 

Os resultados da pesquisa deverão ser compartilhados com toda a turma em forma de texto colaborativo com o auxílio do Google Docs. Depois disso, a turma deverá produzir um jornal ou revista sobre o processo de privatização no Brasil.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10.     

Para socializar as informações coletadas, os alunos ficarão responsáveis pela a confecção de um jornal ou revista. Para tanto, a turma poderá utilizar o software de editoração scribus ou - na ausência de um laboratório de informática - os alunos poderão elaborar o jornal com folhas de sulfite, neste caso, o professor poderá solicitar o auxílio do professor de arte para sugerir algumas orientações estéticas.

Sobre o scribus:     

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.     

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm     

 

 

Imagem 8: Tecnologia - evolução ou retrocesso?

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/historia/agosto/charge_evolucao.jpg Acesso em: 01/08/10. 

 

ATIVIDADE 4

O professor solicitará aos alunos que retomem suas anotações realizadas na primeira discussão sobre tecnologia. Cada aluno deverá elaborar um texto sobre o caráter ambivalente da tecnologia: ora benéfica, ora maléfica. Para compartilhar essas ideias, o professor solicitará a turma canetinha, cartolina e lápis de cor para confeccionar cartazes a serem espalhados pela escola com as opiniões dos alunos e imagens/desenhos sobre as opiniões. Para colaborar na execução dos cartazes, o professor de arte poderá se envolver no processo.

   

 

REFERÊNCIAS

FAUSTO, Bóris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

OLIVEIRA, Eliezer  R. De Geisel a Collor: Forças Armadas, Transiçao e Democracia. São Paulo: Papirus, 2008.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Da nova República ao Real Vídeo
Recursos Complementares

LIMA, Venício A. de. Globalização e políticas públicas no Brasil: a privatização das comunicações entre 1995 e 1998. Revista brasileira de política. internacional,  Brasília,  v. 41,  n. 2, Dec.  1998. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291998000200007&lng=en&nrm=iso Accesso em: 04/12/10. 

TEDESCO, Juan Carlos. Alguns aspectos da privatização educativa na América Latina. Estudos avançado,  São Paulo,  v. 5,  n. 12, Aug.  1991 . Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200003&lng=en&nrm=iso Acesso em: 03/12/10.   

Globalização econômica

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9093 Acesso em: 03/12/10. 

Globalização e exclusão

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10856 Acesso em: 03/12/10. 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:    

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;  
  3. respeito a opinião dos colegas;      
  4. empenho para concluir as atividades;     
  5. domínio do tema.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mônica Regina Salvador, CEVEC , Paraná - disse:
    monica_rs@seed.com.br

    22/10/2013

    Quatro estrelas

    Achei ótima essa sugestão de trabalho. Além de excelente organização e disposição de sites, oferece diversidade de informações textuais e visuais. FArei uso. Parabéns!!!!


  • Fabiana, UFES , Espírito Santo - disse:
    fvnapoli@hotmail.com

    05/09/2012

    Cinco estrelas

    excelente material, ótima explicação acerca do uso. O vídeo é fantástico, muito apropriado. Pena que não achei uma aula para o ensino fundamental II


  • Marcelo Faria Paiva, ERVIN HORVATH DR , São Paulo - disse:
    mfpaiva25@gmail.com

    03/08/2012

    Quatro estrelas

    Muito Boa explanação do conteúdo


  • Charles de Adrade Pereira, 2 DE MAIO E E F M INTEGRADA , Ceará - disse:
    charlespereira10@gmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    O tema foi bem abordado, os recursos estimulam a criatividade e a problematização além de trazendo um conteúdo relevante e claro. Bastante referências, pois isso ajuda o aluno no aprofundamento da ideia trabalhada. Foi utilizado as Tics com a prática da criação de um blog. Parabêns... Gostei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.