01/08/2012
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
O contexto da Revolução Russa, as modificações impostas pelo governo Bolchevique após 1917 e estabelecer uma comparação entre a realidade capitalista e socialista.
Para essa aula não serão necessários conhecimentos prévios.
Imagem 1: Desigualdade Social
Disponível em: http://wacandido.blogspot.com/2010/10/desigualdade-social-no-brasil.html Acesso em: 07/12/10.
A desigualdade social representada na imagem acima demonstra a gritante diferença de qualidade de vida experimentada por pobres e ricos. Enquanto pouquíssimos concentram muitos recursos financeiros a grande parte da população brasileira das grandes cidades vive com extrema dificuldade em condições precárias. Nesse sentido, cabe ressaltar que o Brasil possui a terceira pior distribuição de renda do mundo.
Com essas provocações, o professor deverá instigar um debate com os alunos. E para fornecer subsídios para tal discussão sugerimos que os alunos leiam os textos abaixo em duplas antes de iniciar o debate sobre desigualdade social e distribuição de renda.
Disponível em: http://outrapolitica.wordpress.com/2010/07/25/brasil-tem-terceira-pior-distribuicao-de-renda-do-mundo/ Acesso em: 12/12/10.
Disponível em: http://www.sfiec.org.br/publicacoes/licoes_prog_desenv_br/desigualdade_social-texto.htm Acesso em: 12/12/10.
Disponível em: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=10284 Acesso em: 12/12/10.
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/relatorio-diz-que-desigualdade-no-brasil-e-uma-das-maiores-do-mundo.html Acesso em: 12/12/10.
ATIVIDADE 1
Após a leitura dos textos sugeridos, o professor deverá iniciar o debate com as duas provocações sugeridas anteriormente e encaminhar a discussão para a noção do consumo associado ao sistema capitalista de produção. No Brasil, como na maioria dos países do mundo, as pessoas são classificadas pela sua condição sócio-econômica em função de sua renda. De acordo com a renda, os sujeitos são delimitados em classes sociais.
A noção de classe social se originou concomitantemente ao capitalismo e quanto mais elevada a classe social de um indivíduo, maior seu poder de consumo.
Mas afinal, como seria viver numa sociedade onde todas as pessoas tivessem a mesma renda e as mesmas condições de acesso a saúde, educação, lazer e cultura?
Após o debate inicial, o professor deverá exibir o documentário sobre as classes sociais.
Classes Sociais
Programa da série ECCE HOMO, que aborda as múltiplas faces do ser humano. Neste episódio, fala sobre as diferentes classes sociais na história, da atual conjuntura da sociedade capitalista, das ideias marxistas, da luta de classes e da revolução comunista. Também aborda o desemprego, a exclusão e os problemas sociais atuais. Palavras-chave: sociedade, organização social, classe social, instituições, relações de poder, desigualdades sociais, luta de classes.
Parte I - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17143 Acesso em: 05/12/10.
Parte II - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17142 Acesso em: 05/12/10.
Para apresentar o resultado dos debates, os alunos poderão organizar um blog para registrar suas conclusões ou elaborar cartazes.
Imagem 2: Blogger
Disponível em: http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_05_03_p2.php Acesso em: 07/12/10.
Blogger – como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em: 04/09/10.
Imagem 3: Charge sobre a divisão do mundo entre o capitalismo e o socialismo
Disponível em: http://entremuitaseoutras.blogspot.com/2010/09/capitalismo-vs-socialismo.html Acesso em: 06/12/10.
ATIVIDADE 2
Os alunos formarão grupos de três ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produção. A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos:
1. definição do conceito pesquisado.
2. contexto histórico: onde ? quando? por que?
3. principais características e curiosidades sobre o tema.
Para a realização da pesquisa, sugerimos o seguinte procedimento:
Disponível em: http://orbita.starmedia.com/achouhp/geografia/capitali.htm Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.ocapitalista.com/2008/03/capitalismo-em-crise.html Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u13.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u12.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/ Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31 Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_554.html Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.economiabr.net/teoria_escolas/teoria_keynesiana.html Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/crise-1929-grande-depressao.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-globalizacao-mundializacao-do-capitalismo.html Acesso em: 07/12/10.
Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm Acesso em: 07/12/10.
Cada equipe deverá apresentar sua pesquisa em forma de seminário. Cada equipe poderá elaborar cartazes, usar o quadro-negro ou vídeos. Enquanto um grupo apresenta sua pesquisa os colegas deverão tomar nota sobre os assuntos abordado. Cada apresentação não deverá ultrapassar dez minutos. Depois desse momento, as anotações elaboradas durante os seminários serão digitadas para um arquivo digital google docs para a organização de um texto coletivo.
O professor solicitará aos grupos façam a contribuição de pelo três temas: o pesquisado pelo seu grupo e outros dois observados em seminário.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
Imagem 4: Revolução Russa
Disponível em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10.
Para aproximar os alunos dos eventos relacionados a Revolução Russa e ao conceito de socialismo, o professor exibirá os dois vídeos abaixo mencionados.
Revolução Russa: imagens e sons
Palavras-chave: relações de produção, relações de trabalho, relações de poder, relações culturais, comunismo, socialismo, luta revolucionária, solidariedade, capitalismo, burguesia, exploração, URSS.
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9362 Acesso em: 05/12/10.
Imagem 5: Navegantes - socialismo
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/video/video/listTagged?tag=Socialismo Acesso em: 05/12/10.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9116 Acesso em: 05/12/10.
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10.
ATIVIDADE 3
Os alunos formarão grupos de três ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produção. Para aproximar os alunos dos temas mencionados, o professor encaminhará seus alunos para o laboratório de informática para a atividade com infográfico.
Imagem 6: Infográfico sobre a formação e queda da URSS
Infográfico disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm Acesso em 12/12/10.
Com os resultados das atividades propostas no infográfico anotadas nos cadernos de cada estudantes, eles realização uma pesquisa sobre os seguintes assuntos para ampliar seus conhecimentos:
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u80.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u11.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u44.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u486.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u149.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_ut%C3%B3pico Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/revolucao-russagoverno-stalin.htm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China Acesso em: 06/12/10.
Imagem 7: exemplo de jornal-mural
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.
Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos bens que adquirem. na realidade do capitalismo, possuir determinados bens é uma demonstração de sucesso, na medida que numa sociedade de classes desiguais, nem todos podem tê-los. Diante do aumento populacional e uma conduta consumista voltada ao desperdício, o meio ambiente sofre a consequência imediata, que está associada ao esgotamento de recursos não renováveis.
Os alunos deverão organizar uma feira da cidadania para promover o consumo sustentável. Para organizar o evento, o professor de História poderá pedir a colaboração dos professores de Geografia e Sociologia e Biologia.
Caso a escola possua laboratório de informática, os alunos poderão utilizar esse espaço para solicitar que os convidados respondam o questionário abaixo e utilizem os simuladores sobre o consumismo. Os professores poderão solicitar a presença dos pais dos alunos e da comunidade em geral. Por fim, sugerimos que os alunos tirarem fotos e/ou filmem o evento para a posterior publicação dos resultados dessa experiência num Blog.
Blogger – como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em: 04/09/10
Teste seus hábitos de consumo:
Armadilhas de Supermercado
Disponível em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/2007/setembro/supermarket.swf Acesso em: 05/12/10.
Boas Práticas Ambientais
Disponível em: http://internet.boticario.com.br/Internet/staticFiles/Fundacao/EMKT_diversos/animacao_dia_meio_ambiente/boticario.htm Acesso em: 05/12/10.
Pro teste jovem - Consumo Sustentável
Disponível em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/pt_jovem/index_intro.htm Acesso em: 05/12/10.
REFERÊNCIAS
ENGELS, Friedrich. Do Socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Sundermann, 2001.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SADER, Emir. Cuba: Um Socialismo em Construçao, Petrópolis: Vozes, 2001.
O TEMA É: Consumismo. Portal Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=321 Acesso em: 06/12/10.
Nome | Tipo |
---|---|
Navegantes: idéias do século XIX - socialismo | Vídeo |
Revolução
Programa da série ECCE HOMO que aborda as múltiplas faces do ser humano. Neste episódio, analisa os conceitos de revolução e suas características no decorrer da história.
Palavras chave: revolução, sociedade, liberdade, poder, Estado, política, cultura.
Parte I - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17140 Acesso em: 05/12/10.
Parte II - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17141 Acesso em: 05/12/10.
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2011
Cinco estrelasMe ajudou bastante
27/02/2011
Quatro estrelasGostei muito do conteúdo e das atividades que voce propôs.