09/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Design de Móveis |
Reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano vertical;
Identificar as características desses planos secantes;
Representar as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical;
Identificar a reta de interseção dos planos;
Resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical.
Estudo da reta, Planos de projeção e suas imagens.
Professor, para trabalhar com Planos Secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical, utilizará o plano de Topo com: plano Horizontal, plano de Topo e plano de Perfil.
Depois o plano de Perfil com: plano Horizontal, plano de Topo e plano de Perfil.
Sugere-se trabalhar com capas de papelão de CDS, que serão utilizadas como planos secantes. Exemplo:
Solicite a participação dos alunos, anotando observações identificadas, para fazerem trocas entre si.
Pergunte aos alunos qual o nome da reta resultante da intersecção dos planos.
Deverão responder reta de topo. A seqüência das intersecções deverá ser:
Apresente agora as intersecções entre os planos de Perfil com: Plano Horizontal, com Topo e de Perfil.
Os alunos deverão responder que a reta de intersecção é a reta de Topo, nos casos apresentados e que não há intersecção entre dois planos de Perfil.
Professor, a sugestão do uso de capas de CDS é por ser um material de fácil acesso para os alunos de forma geral, assim também sua aplicação.
Atividade 1:
Utilize imagens de celulares e solicite que os alunos representem as possíveis intersecções entre os planos.
Atividade 2:
Apresente uma imagem de uma cadeira com formas interessantes. Figura1
Solicite a opinião dos alunos quanto ao design da cadeira. Pergunte aos alunos que planos podemos identificar no encosto e no assento da cadeira e peça que representem as imagens dos traços dos planos nos planos horizontal e vertical de projeção.
Atividade 3:
Professor ,leve para sala de aula uma mesa de passar roupas. Monte e desmonte a tábua de passar, pergunte quais planos podemos identificar.
olicite aos alunos que respondam e representem seus traços, e a reta de intersecção.
Pergunte aos alunos se dois espelhos paralelos entre si, se interceptam. Justifique. Figura 2
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Os alunos souberam reconhecer graficamente dois planos secantes, ambos projetantes em relação ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar as características desses planos secantes?
Os alunos souberam representar as imagens da interseção dos planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical?
Os alunos souberam identificar a reta de interseção dos planos?
Os alunos souberam resolver questões de planos secantes ambos projetantes em relação ao plano vertical?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!