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Movimento operário no Brasil: a influência do anarquismo italiano

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de anarquismo, a importância dos imigrantes italianos para a constituição do movimento operário no Brasil nos início do século XX e as greves e as conquistas dos primeiros operários brasileiros.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Imagem 1: Sex Pistols

Disponível em: http://newsevents.arts.ac.uk/14412/arts-insider-interview-ben-evans/ Acesso em: 05/12/10.  

 

  • Textos de apoio:

Movimento Punk. Disponível em: http://www.moisesneto.com.br/punk.html Acesso em: 05/12/10. 

Cultura Punk. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_punk Acesso em: 05/12/10, 

Nos anos 1970, a Inglaterra vivia os reflexos da crise econômica internacional (crise do petróleo) e o desemprego e a miséria era a realidade de milhares de jovens filhos de operários britânicos. Os sonhos de uma sociedade libertária defendida pelos hippies nos anos 1960 havia se perdido, "o sonho acabou", nas palavras do ícone John Lennon. Nesse contexto, surge o movimento punk com visual agressivo e a música recheadas de palavrões, era a resposta de uma geração que se sentia abandonada e resolve reagir aos gritos. Em 1976 a banda punk britânica Sex Pistols lançou a canção Anarchy In The U.K.(Anarquia no Reino Unido) e proclamava a juventude a clamar por Anarquia.

 

ATIVIDADE 1

Os alunos nascidos nos anos 1990 muito provavelmente não conhecem o grupo Sex Pistols e para aproximar os alunos do conceito de anarquia usado na canção o professor deverá exibir o vídeo-clipe da música e a letra traduzida. Durante a exibição da canção, os alunos deverão observar:

 1. A postura dos componentes do grupo. Como os músicos manipulam os instrumentos musicais?

2. A agressividade na performance vocal. De que forma o vocalista interpreta as letras?

3. A atitude violenta na expressão corporal. A expressão corporal denota uma atitude de aceitação ou de rebeldia?

4. A partir dessas observações é possível definir o conceito de anarquia usado pelo movimento punk? Justifique.

 

  •  As observações dos alunos deverão ser registradas em seus cadernos.

 

Anarchy In The U.K.- Sex Pistols - Vídeo-clip

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JQkActP-isE Acesso em:05/12/10. 

 

Anarchy In The U.K.- Sex Pistols - Letra e tradução

Disponível em: http://letras.terra.com.br/sex-pistols/25615/traducao.html Acesso em:05/12/10.  

 

 

 

Imagem 2: O historiador Bóris Fausto

Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10.  

 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862 Acesso em: 02/12/10.

 

 

ATIVIDADE 2

Para aproximar os alunos do contexto da participação do anarquismo no Brasil, os alunos assistirão o vídeo acima mencionados. O professor deverá orientar seus alunos para que observem o controle exercido por Getúlio Vargas sobre os trabalhadores brasileiros. Ao assistir o vídeo, os alunos deverão ficar atentos para os seguintes aspectos:

  1. As condições de vida do operariado brasileiro no contexto dos anos 1930 e 1940.
  2. Como se encontrava organizados os operários brasileiro no início do século XX.
  3.  A importância dos anarquistas italianos na consolidação do movimento sindical brasileiro.

Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa sobre os seguintes temas:

  •  Imigração italiana para São Paulo - onde se fixaram e quais as atividades produtivas que exerceram na cidade de São Paulo.
  • Características gerais do anarquismo de Bakunin.
  • Leis trabalhistas criadas por Getúlio Vargas.
  • Greves operárias e principais exigências. Sindicalismo e "sindicato pelego".

 

  • Passo a passo:

 

  1. Organize as equipes através de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Não deixe de estabelecer com clareza  os critérios de avaliação.
  5. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira sítios para a realização da pesquisa.
  • Sítios sugeridos para pesquisa:

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.anarquismo.com.br/mikhil.html Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anarquismo/anarquismo-na-italia.php Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.culturabrasil.org/anarquia.htm Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.culturabrasil.org/deuseoestado.htm Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-operario-brasileiro.htm Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=13421 Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/QuestaoSocial/MovimentoOperario Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/vargas/ Acesso em: 03/12/10.    

Disponível em: http://www.infoescola.com/era-vargas/getulismo/ Acesso em: 03/12/10.  

Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.imigrantesitalianos.com.br/   Acesso em: 03/12/10. 

 

Os resultados deverão ser apresentados em forma de seminário temático ou em forma de vídeo. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, os alunos deverão apresentar aos colegas os resultados de suas pesquisas em forma de seminário em 10 ou 15 minutos. Depois de todas as apresentações, os alunos formarão uma mesa redonda para solucionar suas dúvidas e inquietações.

Caso o professor tenha condições de encaminhar seus alunos para a execução de um vídeo-clipe, sugerimos o uso do software movie maker ou livre kino. os alunos poderão postar suas produções no youtube.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm             

Sobre o kino:   

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm       

 

 

 

ATIVIDADE 3

Para finalizar as atividades sobre o movimento operário e o anarquismo os alunos realizarão um evento sobre as leis trabalhistas e os direitos e deveres dos trabalhadores. O evento poderá contar com a participação da comunidade. Os alunos da classe se dividirão em dois grupos e esses grandes grupos deverão dividir tarefas. Como resultado das pesquisas, os grupos deverão produzir um flyer sobre a CLT e algumas recentes modificações da mesma. No panfleto, os alunos poderão pedir ajuda do professor de geografia para inserir informações sobre a população economicamente ativa no Brasil e a porcentagem entre homens e mulheres, além de dados sobre as diferenças salariais por faixa etária e sexo. Por fim, o informativo pode conter a relação entre anos de estudo e renda média.  Para a realização dessa atividade sugerimos o seguinte procedimento:

 

  • Passo a passo:

 

  1. Organize as equipes através de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Ajude os grandes grupos a dividirem os sub-temas ou, os alunos poderão eleger um líder do grupo.
  4. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira sítios para a realização da pesquisa.

 

  • Sítios sugeridos para pesquisa:

 

Disponível em: http://www.soleis.com.br/ebooks/0-TRABALHISTA.htm Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/ Acesso em: 03/12/10. 

Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=103707&codAplicativo=2 Acesso em: 03/12/10. 

 

Para a elaboração dos flyers os alunos poderão utilizar o software livre scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm      

 

OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

 

 

 

Colônia Cecília

"O anarquismo no Brasil ganhou força com a grande imigração de trabalhadores europeus entre fins do século XIX e início do século XX. Em 1889 Giovani Rossi tentou fundar em Palmeira, no interior do Paraná, uma comunidade baseada no trabalho, na vida e na negação do reconhecimento civil e religioso do matrimônio, (o que não significa, necessariamente, "amor livre"), denominada Colônia Cecília. (...)"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_Cec%C3%ADlia Acesso em: 02/12/10. 

 

REFERÊNCIAS

CARRILHO, Marcos José. Fazendas de café oitocentistas no Vale do Paraíba. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 59-80. Disponível em:  www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100003&lang=pt Acesso em: 06/12/10. 

COSTA, E. Viotti da. Da monarquia à república. São Paulo: UNESP, 1999.

MENDES, José Sacchetta Ramos. Desígnios da Lei de Terras: imigração, escravismo e propriedade fundiária no Brasil Império. Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.55, pp. 173-184. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792009000100011&lang=pt Acesso em: 06/12/10.  

MONBEIG, Pierre. Plantadores e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1998.

MOTTA, José Flavio. Escravos daqui, dali e de mais além: o tráfico interno de cativos em Constituição (Piracicaba), 1861-1880. Rev. Bras. Hist. [online]. 2006, vol.26, n.52, pp. 15-47. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000200003&lang=pt Acesso em: 06/12/10.  

RIBEIRO, Luiz Cláudio M.. A invenção como ofício: as máquinas de preparo e benefício do café no século XIX. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 121-165. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100005&lang=pt Acesso em: 06/12/10. 

VERONA, Antonio F. Itália e Brasil. Disponível em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/12/10.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A Era Vargas [História do Brasil por Boris Fausto] Vídeo
Recursos Complementares

GATTAI, Zélia. Anarquistas graças a Deus. Editora: Companhia das Letras, 2009.

"A obra retrata a aventura dos imigrantes italianos em busca da terra dos sonhos e o percurso interior da pequena Zélia na capital paulista - uma menina para quem a vida, mesmo nos momentos mais adversos ou indecifráveis, nunca perdeu o encanto. A determinação de seu Ernesto e a paixão pelos automóveis, a convivência diária com os irmãos e dona Angelina, os sábios conselhos da babá Maria Negra, as idas ao cinema, ao circo e à escola, as viagens em grupo, o avanço da cidade e da política. Nestas crônicas familiares, vida e imaginação se embaralham, tendo como pano de fundo um Brasil que se moderniza sem, contudo, perder a magia".

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2707181&sid=201861570121016252614452132&k5=19746714&uid= Acesso em: 04/12/10. 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:    

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;    
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • pedro, amm , Amapá - disse:
    pedrinhoo@hotmail.com

    17/05/2011

    Duas estrelas

    Está completo,mas em compensação o texto está mt confuso


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