Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os problemas ambientais nas zonas rurais

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender que as queimadas e o desmatamento são prejudiciais ao meio ambiente; identificar áreas de queimadas; onde elas acontecem com frequência; discutir os principais problemas ambientais, levando o aluno a uma opinião mais critica sobre o fato.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: Apresente as charges a seguir em datashow ou reproduza cópias para cada aluno.

 

Fonte: http://geografiatematica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html acessado em: 26.01.2011.

Professor, comece a aula com questionamentos sobre a charge, por exemplo: Qual a função do IBAMA? A criação de gado traz problemas ambientais? Onde? O gado precisa de uma grande ou pequena propriedade de terra? Por quê? Pouca ou muita mão de obra? Existe mecanização nessa atividade? Qual o consumo de água por parte da pecuária brasileira? e o consumo doméstico? agrícola? O gado contribui para emissão de CO 2? Por que o autor diz para o boi fazer cara de árvore? Por que boi sonso? Anote palavras chaves no quadro negro, palavras essas que foram ditas pelos alunos, mas não esqueça da principal, desmatamento.   Anote

2º Passo: Apresente essa nova charge.

 

Fonte: http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html acessado em: 26.01.2011.

Questione: Por que córrego paragem? Por que na cara de todo mundo e ninguém faz nada? O que significa o fogo na parte superior da figura? Por que as lágrimas nas antas? Por que um cano de esgoto remete líquido vermelho? O que isso significa? Temos lixo orgânico ou inorgânico? Quais? Quais as semelhanças e diferenças com a charge anterior? Deixe o aluno ser papel fundamental nessa análise. Novamente, coloque no quadro negro, palavras que poderão ser utilizadas durante a aula ou no seu término. 

3º Passo: Apresente a terceira e a quarta charge juntas.

 

Fonte: http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html acessado em: 26.01.2011.

 

Fonte: http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html acessado em: 26.01.2011.

Questione sobre a terceira charge: Cadê o mato? Quem poderia ter causado essa queimada? Por quê? A estrada representa a ação antrópica. Ela é necessária na região? Agora de acordo com a última charge, questione: Por que o aviso sobre a árvore? Por que a bengala na mão do guarda florestal? Por que os óculos escuros? O que ele representa nessa charge? Por que na Amazônia? Faça uma reflexão sobre essas imagens, compare-as e coloque no quadro palavras importantes para reflexão e discussão. 

4º Passo: Apresente o texto a seguir na forma de reprodução para cada aluno ou em datashow. Peça que cada um leia um trecho em voz alta, alternando entre eles, até o término.

Queimadas

          As queimadas provocam um profundo desequilíbrio ambiental. A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso. As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.

          Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.

          Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global. As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrícola e pecuária provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.

          No caso específico do Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos últimos anos tem atraído muitos produtores, isso certamente causará grandes impactos em uma das áreas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as próximas gerações.

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas/ acessado em: 26.01.2011.

Leve o aluno a uma reflexão e a uma discussão crítica sobre o tema. Para isso sugiro o seguinte questionamento: O que é queimada? O que é atividade agrícola? O que é aquecimento global? Por que os países subdesenvolvidos utilizam em larga escala a queimada? Se você fosse um empresário do setor, faria igual? Por quê? O que é efeito estufa? O que são combustíveis fósseis?

Para amarrar bem as charges e o texto, peça ao aluno que faça uma produção no seu caderno, uma história de como seria o planeta daqui a algumas décadas sem a solução dos problemas ambientais na área rural. Na sequência, peça que cada aluno leia o seu texto em voz alta, para socializar as diferentes ideias que surgiram. Coloque os melhores textos, ou os mais conscientes, em um mural na sala de aula.

5° Passo: Assista aos vídeos a seguir.

1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RNwwQW7kHuU

2° vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xMJg5JPgWTw

Depois de assistir aos vídeos, peça aos alunos que produzam um documentário, gravado em mídia ou mesmo apresentado em sala de aula, de alguns outros problemas ambientais rurais, com suas causas e consequências para o planeta e os homens. Essa atividade será feita em casa, como complemento dessa aula. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em toda a aula, com a participação positiva dos alunos nas atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.