13/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Formas geométricas planas.
A "visualização" de figuras espaciais representadas em elementos bidimensionais é, frequentemente, relatada como uma das dificuldades para a aprendizagem de geometria espacial (MARINHO, 2010).
Essa atividade tem por objetivo estimular a criatividade dos alunos e desenvolver o pensamento geométrico espacial a partir da representação plana de sólidos geométricos.
1º) Ao acessar o link (http://nrich.maths.org/content/id/2883/circleAngles.swf) irá aparecer a seguinte imagem
Imagem editada a partir de http://nrich.maths.org/public/viewer.php?obj_id=2885
2º) Clique no símbolo indicado pela seta vermelha para mudar o formato para uma malha pontilhada. A imagem ficará semelhante a indicada abaixo.
Imagem editada a partir de http://nrich.maths.org/public/viewer.php?obj_id=2885
3º) Se for necessário aumente o número de pontos clicando nas setas cinzas.
4º) Dê um duplo clique nos "elásticos" coloridos e, em seguida, arraste-os para os "pinos".
5º) Organize os alunos em duplas. Cada dupla deverá ter acesso a um computador. Isso poderá ser realizado no laboratório de informática, por exemplo.
6º) Agora peça a cada dupla para representar na malha: cubo, paralelepípedo, pirâmide, etc.
7º) Após a conclusão de cada representação, os alunos deverão exibir ao professor. Não é necessário um olhar detalhado, basta observar se a figura proporciona a representação bidimensional do sólido tridimensional correspondente.
As figuras abaixo apresentam soluções possíveis para os sólídos pedidos.
Fonte: http://apaginasolta.blogspot.com/2007/11/os-prismas-e-as-pirmides.html
Fonte: http://apaginasolta.blogspot.com/2007/11/os-prismas-e-as-pirmides.html
Fonte: http://apaginasolta.blogspot.com/2007/11/os-prismas-e-as-pirmides.html
Essa atividade tem por objetivo desenvolver o pensamento geométrico espacial a partir de representações planas.
Fonte: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/tecnologias/jogodavelha3d.html
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Em um jogo da velha comum os adversários intercalam-se em jogadas na qual cada um marca um símbolo O ou X em uma matriz 3x3. Vence o jogador que preencher uma linha, diagonal ou coluna com seu símbolo. O Jogo da Velha 3D consiste na representação planificada de um cubo 4x4 de modo que as quatro camadas sejam ordenadas da face da frente até a face de trás. A montagem do cubo deve ser feita na mente dos jogadores. Desta forma, as habilidades de visualização espacial são continuamente trabalhadas de forma lúdica.
1º) Professor, com antecedência, faça o download da planilha eletrônica Jogo da Velha 3D disponível em
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/tecnologias/jogodavelha3d.html
2º) Agora, com o uso de um projetor, apresente para a turma o vídeo que mostra as regras deste jogo e está indicado abaixo .
Link para o vídeo tutorial:
http://www.youtube.com/watch?v=RscPDS_576U
Caso não seja possível apresentar o vídeo, utilize as informações dadas no seguinte trabalho
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/JogoDaVelha3D.pdf
3º) Depois, faça a projeção da planilha eletrônica para toda turma.
4º) Divida a turma em meninos e meninas (ou outra divisão qualquer) e convide um representante de cada grupo para começar a brincadeira.
5º) Estimule a participação de todos, para ampliar a interatividade utilize um laboratório de informática se possível. Uma alternativa, caso não haja laboratório de informática é disponibilizar versões impressas das planilhas para que os alunos possam utilizar, sem precisar gastar tempo traçando as quatro tabelas 4 por 4.
Obs: Os alunos gostam muito dessa atividade!
As ideias para esta atividade foram obtidas a partir do site http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html
Fonte: http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html
1º) Professor, com antecedência, acesse ao site (http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html) para testar a manipulação das representações planas dos sólidos geométricos.
2º) Com o uso de um projetor, apresente para a turma os diferentes sólidos.
3º) Em seguida, retorne ao primeiro sólido e peça para os alunos anotarem a quantidade de vértices, de faces e de arestas. Para isso, convide um aluno para manipular o sólido e a turma deverá orientá-lo.
Novamente, o objetivo desta questão é desenvolver a representação geométrica espacial a partir de representações planas, neste caso, dinâmicas e interativas.
4º) Se estiver disponível um modelo em material concreto, de alguns dos sólidos apresentados, leve-os para mostrar aos alunos. Neste momento eles poderão conferir suas respostas a partir de uma contagem "via manipulação concreta" (note que da outra forma também houve uma "manipulação virtual").
Referência
MARINHO, F. C. Villar. JOGO DA VELHA 3D. V EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Fevereiro 2010.
Disponível em http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/JogoDaVelha3D.pdf
acessado em 22/11/2010.
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/tecnologias/jogodavelha3d.html
http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html
Sugerimos que a avaliação contemple a visualização espacial a partir de representações planas de sólidos geométricos. Os alunos devem informar, por exemplo, a quantidade de vértices, faces e arestas de um sólido geométrico representado no plano.
Quatro estrelas 1 classificações
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27/09/2014
Quatro estrelasMaterial muito bom.