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Le parkour para os pequenos

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de Le parkour para os pequenos os alunos poderão: conhecer essa modalidade de atividade física e de divertimento muito praticada nas grandes cidades; identificar as relações estabelecidas do corpo com o espaço urbano e espaço escolar; testar as possibilidades de prática dessa modalidade no espaço escolar.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços da escola onde tenham bancos, grades, escadas, brinquedos de parquinho ou outros obstáculos.

Materiais. Folhas de papel e lápis. Para os obstáculos: caso a escola tenha poucas possibilidades o professor pode utilizar materiais, como cones, cordas, etc. para a construção dos mesmos.

Atividade 1. Conhecendo a modalidade (25’).

Nesse momento o professor deve apresentar a modalidade para os alunos enfatizando a ideia de descobertas e exploração dos obstáculos na arquitetura da cidade. É importante dizer que a modalidade surgiu como uma brincadeira entre habitantes das grandes cidades que buscavam novas alternativas para praticarem atividades físicas e para se divertirem. A ideia principal é se deslocar rápido pela cidade sem que ninguém seja barrado pelos obstáculos arquitetônicos. Alguns dizem que é como se simulássemos uma fuga pela cidade. As regras do le parkour são construídas dentro do grupo no qual são praticadas as manobras. Outra informação importante é que essa modalidade é de baixo custo, é saudável, é divertida, respeita os limites de cada pessoa, além de ser desafiadora. Entretanto, precisa de muita concentração, atenção aos obstáculos, reconhecimento de limites, força de vontade, etc. Se possível, imprima algumas fotografias de praticantes do le parkour  para as crianças visualizarem as manobras. Outra possibilidade seria mostrar alguns vídeos.

O professor poderá encontrar imagens interessantes nos seguintes links:

http://www.leparkourbrasil.blogger.com.br/ (último acesso em 19/11/2010)  

http://www.overmundo.com.br/overblog/o-que-e-le-parkour (último acesso em 19/11/2010)  

http://www.tobu-leparkour.com.br/galeria.html (último acesso em 19/11/2010)  

vídeos com manobras e nomes de cada uma:

http://www.youtube.com/watch?v=H3bl-p5qLws&feature=related  (último acesso em 19/11/2010) 

Atividade 2. Explorando a escola (35’).

Com posse de papel e lápis, faça um passeio pela escola com a turma buscando as possibilidades de prática do le parkour . Identifique, com as crianças, muretas, irregularidades no chão (valas, barrancos, elevados de terra, etc.), grades, bancos, mesas e outras partes de construções da escola que podem servir de obstáculos. O professor deve, antes de deixar que as crianças pratiquem o le parkour, se certificar da segurança do obstáculo. Na medida em que forem realizando o passeio pela escola as crianças devem, em pequenos grupos, desenhar um mapa do espaço indicando os obstáculos que serão transpostos. Também seria interessante que eles indicassem uma ordem de percurso, numerando-os. Obs.: Os obstáculos devem ser escolhidos com cautela para a segurança das crianças, entretanto, o professor deve deixar que as crianças se arrisquem em obstáculos que realmente representem desafios para elas.   

Atividade 3. Pega-pega parkour (30’).

Depois de terem experimentado os obstáculos, organize um pega-pega parkour. Nessa brincadeira, as crianças ficarão em filas. O primeiro fugitivo deverá ser pego pelo segundo da fila, o segundo pelo terceiro, e assim por diante. O trajeto também deve ser estabelecido previamente. O professor deve estabelecer um tempo de intervalo entre a saída das crianças para a corrida. Quem for pego pelo colega que está atrás, deve aguardar a próxima rodada. Quem pegou o colega de frente deve continuar o pega-pega tentando pegar o próximo à sua frente.   

Atividade 4. Avaliando o nosso circuito (10’).

No fim da aula, sente com as crianças e, à medida que faz um alongamento com elas, converse sobre as dificuldades da aula, as possíveis adaptações no circuito para as próximas aulas, etc.

Recursos Complementares

Outros vídeos interessantes em estilo livre:

http://www.youtube.com/watch?v=6u8YJM7VVQA&NR=1&feature=fvwp (último acesso em 19/11/2010)   

http://www.youtube.com/watch?v=mKix21rTfFI (último acesso em 19/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=T1daYJ1r7iU&NR=1 (último acesso em 19/11/2010) 

Avaliação

O importante a avaliar é o envolvimento dos alunos no processo de experimentação das manobras, dos movimentos e na partilha de experiências com os colegas. O professor deve enfatizar que esse é o espírito da prática do le parkour  e não um espírito de competição. A ideia é a diversão, a brincadeira, o exercício da imaginação e da superação dos limites. Os alunos devem ter espaço, nesse momento, para se manifestarem em relação as suas impressões sobre a aula e ao aprendizado.

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