Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar a temática das canções;
  •  identificar substantivos nas canções;
  • escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • substantivo
Estratégias e recursos da aula

 

  • trabalho em grupo;
  • uso do laboratório de Informática

ATIVIDADE 1

Para motivar os alunos a estudar o assunto, o professor deverá apresentar a eles as seguintes imagens:

 

http://api.ning.com/files/CvG5CpJyNYioXycIsfsSK5MXD1Z1KKlzYptAboXSDi2tnF-BtS7kDOHcbXgUk3OxTPSRWtAaiNtjFE4EmjjeZuqods28EX1T/Bailarina.jpg

http://blogs.universia.com.br/panelasapimentadas/files/2008/03/sopa3.JPG

Na sequência, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada um receberá uma cartolina para realizar a atividade. Os alunos deverão dividi-la em duas partes. Em cada uma das partes eles deverão escrever substantivos relacionados às palavras "bailarina" e "sopa". O professor deverá solicitar a um/a aluno/a do grupo que leia as palavras selecionadas.

Na sala de Informática, o professor deverá mostrar aos alunos os vídeos das canções:

http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ

http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0

 

Os alunos deverão ouvir as músicas duas vezes e tentar anotar a maior quantidade de substantivos que conseguirem escutar durante a execução delas. Feito isso, o professor deverá conversar com a turma e verificar se os substantivos anotados inicialmente estavam presentes nas canções ou não. O professor poderá designar um tempo para que cada grupo exponha sua opinião em relação às músicas e aos substantivos anotados.

 

ATIVIDADE 2

O professor deverá entregar xerocópias aos alunos as letras das canções. Em duplas, eles deverão analisá-las. O professor poderá reproduzir as músicas novamente.

Links para letra das canções:

http://www.webletras.com.br/musica/palavra-cantada/sopa  - Letra de "Sopa"

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85948/  - Letra de "Ciranda da Bailarina"

 

Os alunos deverão discutir as questões em duplas e escrevê-las no caderno. As perguntas para a análise são:

 

  1. As duas canções tratam de temas do universo infantil. Quais são eles?
  2. A canção de Chico Buarque apresenta vários substantivos "desgostosos" relacionados ao mundo infantil. Cite alguns.
  3. Na canção de Chico Buarque a bailarina difere das demais crianças porque não apresenta as características "feias" do mundo infantil. Justifique esse posicionamento do autor.
  4. Você concorda com a posição do autor?
  5. A música "Sopa", do Grupo Palavra Cantada descreve os ingredientes da sopa. Que ingredientes são "estranhos" para a receita?
  6. O autor utiliza de substantivos para listar os ingredientes da sopa, alguns deles bem diferentes. Esses ingredientes que tradicionalmente não compõem a sopa pertencem ao universo infantil. Cite alguns. 

O professor deverá fazer a correção juntamente com os alunos.

ATIVIDADE 3

Os alunos deverão ser divididos em grupos. A proposta é que eles façam uma paródia das canções estudadas substituindo os substantivos. Eles deverão manter a mesma temática da canção original. Para isso, o professor entregará aos alunos as letras das canções com algumas palavras faltando. Eles deverão preencher as músicas com outros substantivos mantendo o sentido original delas. O professor poderá marcar um dia para a apresentação dos grupos.

 

CIRANDA DA BAILARINA

Procurando bem

Todo mundo tem ____________

Marca de ____________ ou vacina

E tem piriri, tem lombriga, tem _____________

Só a bailarina que não tem

E não tem __________

Verruga nem frieira

Nem falta de maneira

Ela não tem

Futucando bem

Todo mundo tem ___________

Ou tem cheiro de creolina

Todo mundo tem um irmão meio ___________

Só a bailarina que não tem

Nem ___________   _____________

Nem dente com comida

Nem casca de ferida

Ela não tem

 

SOPA

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem _____________?

Será que tem tomate?

Será que tem _____________?

Será que tem agrião?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem _______________?

Será que tem balinha!?

Será que tem _________________?

Será que tem caminhão?!

É um, é dois, é três...

 

Professor, selecionamos apenas trechos das canções para essa atividade.

Recursos Complementares

http://carloskater.com/?p=250   Um estudo da canção "Ciranda da bailarina"

http://www.palavracantada.com.br/final/imprensa_detalhes.aspx?idMateria=1 Crítica da revista Veja ao cd do Palavra Cantada 

Os sites acima são sugestões para o professor.

Avaliação

É importante observar a seleção de substantivos feita pelos alunos relacionados às palavras "sopa" e "bailarino". O professor deverá verificar se elas são pertinentes. A escolha dos substantivos para preencher as canções deve considerar a temática das mesmas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Priscila Griner, INSTITUTO EDUCACIONAL CASA ESCOLA , Rio Grande do Norte - disse:
    prisgriner@gmail.com

    14/04/2013

    Cinco estrelas

    Achei interessante a proposta de substituição das palavras sem perder o significado da letra da música. A ludicidade é também um outro aspecto muito positivo. Vlw!


  • Andreia Zoffoli, Escola Municipal Fausto Gonzaga , Minas Gerais - disse:
    andreia_zoffoli@hotmail.com

    03/03/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns! Adorei sua aula, muito dinãmica.


  • Eliane Rocha , Escola Intermediária Mª do Socorro de Freitas , Pernambuco - disse:
    prof.elianerocha@hotmail.com

    08/02/2013

    Cinco estrelas

    Achei excelente a escolha das canções p/ trabalhar substantivo. Metodologia dinâmica e precisa. Parabéns!!


  • marta de souza, Escola 9 de maio , Mato Grosso - disse:
    marta38souza@hotmail.com

    04/02/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhosa. parabéns pelo belíssimo trabalho.


  • Rosângela, E.M. F. Profª Maria de Lourdes Freitas de Andrade , Rio Grande do Sul - disse:
    propires@gmail.com

    19/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei tua sugestão. Vou usá-la na minha prática.


  • Kayllene, Colégio Intensivo , Alagoas - disse:
    kaylleneleite@oi.com.br

    06/02/2012

    Quatro estrelas

    Aula muito interativa, interdisciplinar e contextualizada.


  • MARIA INES, ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO OTÃO , Rio Grande do Sul - disse:
    mariasalvador@terra.com.br

    22/11/2011

    Quatro estrelas

    As letras da música são uma forma de incentivar os alunos a terem mais gosto pela leitura e consequentemente no desenvolvimento da aprendizagem .Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.