13/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
ATIVIDADE 1
Para motivar os alunos a estudar o assunto, o professor deverá apresentar a eles as seguintes imagens:
http://blogs.universia.com.br/panelasapimentadas/files/2008/03/sopa3.JPG
Na sequência, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada um receberá uma cartolina para realizar a atividade. Os alunos deverão dividi-la em duas partes. Em cada uma das partes eles deverão escrever substantivos relacionados às palavras "bailarina" e "sopa". O professor deverá solicitar a um/a aluno/a do grupo que leia as palavras selecionadas.
Na sala de Informática, o professor deverá mostrar aos alunos os vídeos das canções:
http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ
http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0
Os alunos deverão ouvir as músicas duas vezes e tentar anotar a maior quantidade de substantivos que conseguirem escutar durante a execução delas. Feito isso, o professor deverá conversar com a turma e verificar se os substantivos anotados inicialmente estavam presentes nas canções ou não. O professor poderá designar um tempo para que cada grupo exponha sua opinião em relação às músicas e aos substantivos anotados.
ATIVIDADE 2
O professor deverá entregar xerocópias aos alunos as letras das canções. Em duplas, eles deverão analisá-las. O professor poderá reproduzir as músicas novamente.
Links para letra das canções:
http://www.webletras.com.br/musica/palavra-cantada/sopa - Letra de "Sopa"
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85948/ - Letra de "Ciranda da Bailarina"
Os alunos deverão discutir as questões em duplas e escrevê-las no caderno. As perguntas para a análise são:
|
O professor deverá fazer a correção juntamente com os alunos.
ATIVIDADE 3
Os alunos deverão ser divididos em grupos. A proposta é que eles façam uma paródia das canções estudadas substituindo os substantivos. Eles deverão manter a mesma temática da canção original. Para isso, o professor entregará aos alunos as letras das canções com algumas palavras faltando. Eles deverão preencher as músicas com outros substantivos mantendo o sentido original delas. O professor poderá marcar um dia para a apresentação dos grupos.
CIRANDA DA BAILARINA
Procurando bem
Todo mundo tem ____________
Marca de ____________ ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem _____________
Só a bailarina que não tem
E não tem __________
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem ___________
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio ___________
Só a bailarina que não tem
Nem ___________ _____________
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
SOPA
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem _____________?
Será que tem tomate?
Será que tem _____________?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três...
O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem _______________?
Será que tem balinha!?
Será que tem _________________?
Será que tem caminhão?!
É um, é dois, é três...
Professor, selecionamos apenas trechos das canções para essa atividade.
http://carloskater.com/?p=250 Um estudo da canção "Ciranda da bailarina"
http://www.palavracantada.com.br/final/imprensa_detalhes.aspx?idMateria=1 Crítica da revista Veja ao cd do Palavra Cantada
Os sites acima são sugestões para o professor.
É importante observar a seleção de substantivos feita pelos alunos relacionados às palavras "sopa" e "bailarino". O professor deverá verificar se elas são pertinentes. A escolha dos substantivos para preencher as canções deve considerar a temática das mesmas.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/04/2013
Cinco estrelasAchei interessante a proposta de substituição das palavras sem perder o significado da letra da música. A ludicidade é também um outro aspecto muito positivo. Vlw!
03/03/2013
Cinco estrelasParabéns! Adorei sua aula, muito dinãmica.
08/02/2013
Cinco estrelasAchei excelente a escolha das canções p/ trabalhar substantivo. Metodologia dinâmica e precisa. Parabéns!!
04/02/2013
Cinco estrelasMaravilhosa. parabéns pelo belíssimo trabalho.
19/06/2012
Cinco estrelasAdorei tua sugestão. Vou usá-la na minha prática.
06/02/2012
Quatro estrelasAula muito interativa, interdisciplinar e contextualizada.
22/11/2011
Quatro estrelasAs letras da música são uma forma de incentivar os alunos a terem mais gosto pela leitura e consequentemente no desenvolvimento da aprendizagem .Parabéns!