Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartas e Selos.

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Observar e interpretar imagens;
  •  Respeitar a opinião dos colegas;
  •  Escrever uma carta.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá levar para sala de aula várias imagens de selos e apresentar para as crianças, questionando:

  • Quem conhece alguma dessas imagens?
  • Para que servem?
  • Onde podemos utilizar?

Em seguida, o professor anotará na lousa ou papel madeira as informações que as crianças falaram.

Fonte:  http://www.girafamania.com.br/asiatico/koreia_norte.html  

Fonte:  http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/01-de-agosto-dia-nacional-do-selo_30.html 

2º MOMENTO:  

O professor poderá solicitar uma pesquisa das crianças sobre os selos. Com ajuda de um adulto as crianças poderão pesquisar na internet, jornais, revistas, etc, informações sobre a utilização dos selos. Em sala de aula, as crianças irão apresentar o que pesquisaram num grande grupo. Após a apresentação, as crianças em duplas, irão representar com desenhos utilizando materiais como: hidrocor, lápis de cor, lápis cera, etc, seu entendimento acerca do assunto.

3º MOMENTO:

O professor solicitará para a turma a elaboração de uma carta, questionando: quem já recebeu ou enviou uma carta? Após o questionamento, o professor explicará o procedimento para enviar  uma carta. Para o envio, é necessário:

  - Envelope com endereço completo da pessoa que está enviando (remetente), nome e endereço da pessoa que receberá a carta (destinatário);

 - Selo.

Em seguida, o professor combinará com as crianças a confecção de um envelope para posteriormente, colocar a carta que irão escrever. Para isto, o professor orientará as crianças no preenchimento do envelope, já que elas estão no processo de elaboração da escrita. As crianças que não estiverem com endereço da sua residência, poderão utilizar o da instituição.

Fonte:  http://www.patriciafrancomarins.blogspot.com/  

4º MOMENTO:

Neste momento, as crianças irão escrever a carta do seu jeito, como algumas ainda não se apropriaram da escrita. A carta poderá ser destinada para algum (a) colega da sala de aula ou outro (a) de sua preferência. O professor orientará as crianças na escrita da carta, explicando o que elas poderão escrever.

É importante que o professor informe as crianças, que, para enviar uma carta para outro local da escola, é necessário colocar no correio da cidade. Neste momento, é fundamental que as crianças saibam a função do correio.

No link  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22043   (Portal do Professor), está disponível a aula: 1º de Agosto- Dia Nacional do Selo, com mais informações acerca do assunto. 

 

Recursos Complementares
Avaliação

 O professor deverá observar se:

 Observa e interpreta imagens;

 Respeita a opinião dos colegas;

 Escreve uma carta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.