13/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não é necessário.
O professor poderá levar para sala de aula várias imagens de selos e apresentar para as crianças, questionando:
Em seguida, o professor anotará na lousa ou papel madeira as informações que as crianças falaram.
Fonte: http://www.girafamania.com.br/asiatico/koreia_norte.html
Fonte: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/01-de-agosto-dia-nacional-do-selo_30.html
O professor poderá solicitar uma pesquisa das crianças sobre os selos. Com ajuda de um adulto as crianças poderão pesquisar na internet, jornais, revistas, etc, informações sobre a utilização dos selos. Em sala de aula, as crianças irão apresentar o que pesquisaram num grande grupo. Após a apresentação, as crianças em duplas, irão representar com desenhos utilizando materiais como: hidrocor, lápis de cor, lápis cera, etc, seu entendimento acerca do assunto.
O professor solicitará para a turma a elaboração de uma carta, questionando: quem já recebeu ou enviou uma carta? Após o questionamento, o professor explicará o procedimento para enviar uma carta. Para o envio, é necessário:
- Envelope com endereço completo da pessoa que está enviando (remetente), nome e endereço da pessoa que receberá a carta (destinatário);
- Selo.
Em seguida, o professor combinará com as crianças a confecção de um envelope para posteriormente, colocar a carta que irão escrever. Para isto, o professor orientará as crianças no preenchimento do envelope, já que elas estão no processo de elaboração da escrita. As crianças que não estiverem com endereço da sua residência, poderão utilizar o da instituição.
Fonte: http://www.patriciafrancomarins.blogspot.com/
Neste momento, as crianças irão escrever a carta do seu jeito, como algumas ainda não se apropriaram da escrita. A carta poderá ser destinada para algum (a) colega da sala de aula ou outro (a) de sua preferência. O professor orientará as crianças na escrita da carta, explicando o que elas poderão escrever.
É importante que o professor informe as crianças, que, para enviar uma carta para outro local da escola, é necessário colocar no correio da cidade. Neste momento, é fundamental que as crianças saibam a função do correio.
No link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22043 (Portal do Professor), está disponível a aula: 1º de Agosto- Dia Nacional do Selo, com mais informações acerca do assunto.
Sites para consulta:
http://www.girafamania.com.br/asiatico/koreia_norte.html
http://www.girafamania.com.br/asiatico/koreia_norte.html
http://www.colecione.com.br/selos.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090521084803AADeIIi
O professor deverá observar se:
Observa e interpreta imagens;
Respeita a opinião dos colegas;
Escreve uma carta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!