Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os direitos das crianças nas canções

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Ler e interpretar letras de músicas lidas, ouvidas e cantadas.
  2. Identificar o tema comum existente nas músicas cantadas.
  3. Debater sobre os direitos das crianças expressos em cada canção
Duração das atividades
2aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura de textos simples.
  2. Aula do Portal : João e Maria de Grimm e os muitos “Joãos e Maria”, de hoje em dia.
Estratégias e recursos da aula

1°momento:

       A turma é dividida em 2 grupos. Os grupos recebem um título  dobrado com a tarefa de fazer sua pantomima para o outro desvendá-lo.

Títulos:

 

Criança não trabalha

Deveres e Direitos

     

       A partir disso, o professor coloca no quadro-de-giz, em tamanho que possa ser lido pela turma, o seguinte texto:

Fonte da imagem: http://dimdamdum.blogspot.com/2009/06/trabalhar-nao-e-coisa-de-crianca.html 

Criança Não Trabalha

Palavra Cantada Composição: Arnaldo Antunes e Paulo Tatit

Lápis, caderno, chiclete, pião

Sol, bicicleta, skate, calção

Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon

Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom

Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão

Tênis, cadarço, almofada, colchão

Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho

Criança não trabalha...

Lápis, caderno, chiclete, pião

Sol, bicicleta, skate, calção

Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon

Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom

Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

Criança não trabalha, criança dá trabalho

Criança não trabalha...

Giz, merthiolate, band-aid, sabão

Tênis, cadarço, almofada, colchão

Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha, criança dá trabalho

Criança não trabalha...

1, 2 feijão com arroz

3, 4 feijão no prato

5, 6 tudo outra vez...

Lápis, caderno, chiclete, pião

Sol, bicicleta, skate, calção

Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon

Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom

Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão

 Fonte da música :http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/447926/ 

 

       Depois da leitura, o professor conversa com a turma sobre o assunto; sobre o que eles pensam sobre o título “Criança não trabalha”; sobre a palavra do texto que acham que uma criança mais precisa  e que continuem, criando mais uma frase para:

 

Criança não trabalha

Criança dá trabalho

 

 

 

       

       As frases criadas pelos alunos e escritas por eles em tiras de papel, são colocadas no texto, com o professor cortando-o no lugar do acréscimo.

       Depois do texto ampliado com as ideias da turma, o professor conta que a leitura realizada é a letra de uma canção e convida a turma para ouvi-la e cantá-la.

       A música, que por si só já mexe com a emoção das crianças, agora passa a ter um sentido ainda maior, pois tem a “sua frase”, a “sua opinião”.

       Assim, ao chegar o refrão destacado, o professor interrompe a canção, os alunos continuam com seu refrão e o professor volta a colocar a música.

2°momento: 

       Num segundo momento, o professor apresenta outra canção “Deveres e Direitos” de “Toquinho e Elifas Andreato, do CD  ”Canção de Todas as Crianças".

Fonte da imagem: http://jardimdaalegria.blogspot.com/2008_11_01_archive.html

Deveres e Direitos

Composição: Toquinho / Elifas Andreatto

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.

Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.

Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,

Vamos todos juntos brincar.

Meninos e meninas,

Não olhem religião nem raça.

Chamem quem não tem mamãe,

Que o papai tá lá no céu,

E os que dormem lá na praça.

Meninos e meninas,

Não olhem religião nem cor.

Chamem os filhos do bombeiro,

Os dois gêmeos do padeiro

E a filhinha do doutor.

Meninos e meninas,

O futuro ninguém adivinha.

Chamem quem não tem ninguém,

Pois criança é também

O menino trombadinha.

Meninos e meninas,

Não olhem cor nem religião.

Bons amigos valem ouro,

A amizade é um tesouro

Guardado no coração.

Crianças: iguais são seus deveres e direitos.Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,

Vamos todos juntos brincar.

Meninos e meninas,

Não olhem religião nem raça.

Chamem quem não tem mamãe,

Que o papai tá lá no céu,

E os que dormem lá na praça.

Meninos e meninas,

Não olhem religião nem cor.

Chamem os filhos do bombeiro,

Os dois gêmeos do padeiro

E a filhinha do doutor.

Meninos e meninas,

O futuro ninguém adivinha.

Chamem quem não tem ninguém,

Pois criança é também

O menino trombadinha.

Meninos e meninas,

Não olhem cor nem religião.

Bons amigos valem ouro,

A amizade é um tesouro Guardado no coração.

 Fonte da música: http://letras.terra.com.br/toquinho/87217/ 

 

       Novamente, a turma é convidada a cantar e, depois, a identificar o tema comum existente nas músicas cantadas.

       A turma,  dividida em 5 grupos, retira das canções, direitos e deveres  que  consideram fundamentais  e discutem no grupo  sobre eles.

       Após a discussão, cada grupo apresenta  para a turma as suas  ideias.

       Realiza-se, então, um debate sobre os  direitos e deveres  expressos  em cada canção e uma reflexão sobre o cumprimento de cada um deles.

       O professor apresenta à turma, neste momento, os Direitos e deveres das crianças – ONU (CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS CRIANÇAS: http://www.onu-brasil.org.br/doc_crianca.php). 

       Os  alunos,  expondo suas ideias, opinião, pontos de vista, refletindo sobre seus direitos e seus deveres, estão sendo estimulados a relacioná-los  a sua própria vida, satisfeitos com uns, não sendo atendidos e respeitados em relação a outros.   

       Depois de representarem, discutirem, cantarem, refletirem...os alunos dão suas sugestões para que TODA CRIANÇA  tenha direito de ser criança CUIDADA!

       Neste momento, cada  aluno recebe uma bola de encher branca, tintas, canetas, hidrocores e escrevem  nela sua sugestão.

      As bolas podem ser penduradas num canto da sala, espalhadas pela escola, ou distribuídas nas outras turmas.

Recursos Complementares

Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9111

Música: O Meu Guri - Chico Buarque - Composição: Chico Buarque. http://letras.terra.com.br/chico-buarque/66513/

Música: Pivete - Chico Buarque - Composição: Francis Hime e Chico Buarque. http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45163/

Música: Direito da Criança - Mara Maravilha - Composição: Marcos Pagé / Marileide Félix / Paulo Góes. http://letras.terra.com.br/mara-maravilha/309676/    

Livro: Serafina e a criança que trabalha. Autor: JO AZEVEDO & CRISTINA PORTO & IOLANDA HUZAK. 2001. Ed.Ática.

Livro: Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. Autor: RUTH ROCHA. 2002. Ed. Companhia das Letrinhas.

Site sobre os Princípios Norteadores dos direitos das crianças: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/direitosdacrianca.shtml

Avaliação
  1. Toda atividade deve ser avaliada, pois proporcionará momentos  nos quais os alunos  se  expressarão com o corpo, com palavras, em grupo e individualmente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aline, Escola Estadual Prof. Afrânio Lages , Alagoas - disse:
    aline__a@hotmail.com

    23/07/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns! Gostei muito desta sugestão.Ajudou-me muito, pois penso em trabalhar a musica e a peça teatral da Canção dos Direitos da Criança.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.