24/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
1°momento:
A turma é dividida em 2 grupos. Os grupos recebem um título dobrado com a tarefa de fazer sua pantomima para o outro desvendá-lo.
Títulos:
Criança não trabalha |
Deveres e Direitos |
A partir disso, o professor coloca no quadro-de-giz, em tamanho que possa ser lido pela turma, o seguinte texto:
Fonte da imagem: http://dimdamdum.blogspot.com/2009/06/trabalhar-nao-e-coisa-de-crianca.html
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
Giz, merthiolate, band-aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão
Criança não trabalha, criança dá trabalho
Criança não trabalha...
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez...
Lápis, caderno, chiclete, pião
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Fonte da música :http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/447926/
Depois da leitura, o professor conversa com a turma sobre o assunto; sobre o que eles pensam sobre o título “Criança não trabalha”; sobre a palavra do texto que acham que uma criança mais precisa e que continuem, criando mais uma frase para:
Criança não trabalha |
Criança dá trabalho |
|
|
|
As frases criadas pelos alunos e escritas por eles em tiras de papel, são colocadas no texto, com o professor cortando-o no lugar do acréscimo.
Depois do texto ampliado com as ideias da turma, o professor conta que a leitura realizada é a letra de uma canção e convida a turma para ouvi-la e cantá-la.
A música, que por si só já mexe com a emoção das crianças, agora passa a ter um sentido ainda maior, pois tem a “sua frase”, a “sua opinião”.
Assim, ao chegar o refrão destacado, o professor interrompe a canção, os alunos continuam com seu refrão e o professor volta a colocar a música.
2°momento:
Num segundo momento, o professor apresenta outra canção “Deveres e Direitos” de “Toquinho e Elifas Andreato, do CD ”Canção de Todas as Crianças".
Fonte da imagem: http://jardimdaalegria.blogspot.com/2008_11_01_archive.html
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.
Crianças: viver sem preconceito é bem melhor.
Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem raça.
Chamem quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E a filhinha do doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro
Guardado no coração.
Crianças: iguais são seus deveres e direitos.Crianças: viver sem preconceito é bem melhor. Crianças: a infância não demora, logo, logo vai passar,
Vamos todos juntos brincar.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem raça.
Chamem quem não tem mamãe,
Que o papai tá lá no céu,
E os que dormem lá na praça.
Meninos e meninas,
Não olhem religião nem cor.
Chamem os filhos do bombeiro,
Os dois gêmeos do padeiro
E a filhinha do doutor.
Meninos e meninas,
O futuro ninguém adivinha.
Chamem quem não tem ninguém,
Pois criança é também
O menino trombadinha.
Meninos e meninas,
Não olhem cor nem religião.
Bons amigos valem ouro,
A amizade é um tesouro Guardado no coração.
Fonte da música: http://letras.terra.com.br/toquinho/87217/
Novamente, a turma é convidada a cantar e, depois, a identificar o tema comum existente nas músicas cantadas.
A turma, dividida em 5 grupos, retira das canções, direitos e deveres que consideram fundamentais e discutem no grupo sobre eles.
Após a discussão, cada grupo apresenta para a turma as suas ideias.
Realiza-se, então, um debate sobre os direitos e deveres expressos em cada canção e uma reflexão sobre o cumprimento de cada um deles.
O professor apresenta à turma, neste momento, os Direitos e deveres das crianças – ONU (CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS CRIANÇAS: http://www.onu-brasil.org.br/doc_crianca.php).
Os alunos, expondo suas ideias, opinião, pontos de vista, refletindo sobre seus direitos e seus deveres, estão sendo estimulados a relacioná-los a sua própria vida, satisfeitos com uns, não sendo atendidos e respeitados em relação a outros.
Depois de representarem, discutirem, cantarem, refletirem...os alunos dão suas sugestões para que TODA CRIANÇA tenha direito de ser criança CUIDADA!
Neste momento, cada aluno recebe uma bola de encher branca, tintas, canetas, hidrocores e escrevem nela sua sugestão.
As bolas podem ser penduradas num canto da sala, espalhadas pela escola, ou distribuídas nas outras turmas.
Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9111
Música: O Meu Guri - Chico Buarque - Composição: Chico Buarque. http://letras.terra.com.br/chico-buarque/66513/
Música: Pivete - Chico Buarque - Composição: Francis Hime e Chico Buarque. http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45163/
Música: Direito da Criança - Mara Maravilha - Composição: Marcos Pagé / Marileide Félix / Paulo Góes. http://letras.terra.com.br/mara-maravilha/309676/
Livro: Serafina e a criança que trabalha. Autor: JO AZEVEDO & CRISTINA PORTO & IOLANDA HUZAK. 2001. Ed.Ática.
Livro: Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha. Autor: RUTH ROCHA. 2002. Ed. Companhia das Letrinhas.
Site sobre os Princípios Norteadores dos direitos das crianças: http://www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/direitosdacrianca.shtml
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/07/2011
Quatro estrelasParabéns! Gostei muito desta sugestão.Ajudou-me muito, pois penso em trabalhar a musica e a peça teatral da Canção dos Direitos da Criança.