Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dobradura e espelho: identificando figuras simétricas

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verificar por dobraduras a simetria de figuras;
  • Verificar a simetria de figuras utilizando um espelho;
  • Conceituar eixo de simetria;
  • Identificar e determinar eixos de simetria em figuras, objetos e em seres da natureza;
  • Construir figuras simétricas.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Polígonos
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Espelho Mágico

Um jogo infantil muito simples e divertido é o Espelho Mágico. Há diferentes fabricantes que produzem este jogo.

Fonte: http://www.grow.com.br/jogo/36/ESPELHO+MAGICO+PRINCESAS.aspx?idH=.8. 

1) Leve para a sala de aula um Jogo Espelho Mágico. Caso seja difícil adquirir um exemplar deste jogo, tente apresentar imagens que ilustrem o jogo.

2) Mostre para os alunos o princípio utilizado para o desenho de figuras utilizando a reflexão no eixo de simetria.

3) Distribua folhas de papel A4 para os alunos e peça para eles dobrarem-nas ao meio.

4) Cada aluno deverá fazer um desenho de polígonos, utilizando metade da folha. No verso, o aluno deverá escrever o seu próprio nome acrescido da expressão original.

5) Em seguida os alunos deverão trocar as folhas e tentar completar o desenho utilizando a ideia da simetria em relação ao eixo de simetria (neste caso, a marca da dobra).

6) Certifique-se que os nomes dos alunos estejam escritos no verso da folha, exatamente atrás do desenho feito por cada um.

7) Aproveite esta atividade como uma forma de avaliação.

Atividade 2

Espelho Humano

1) Leve os alunos para o pátio. 

2) Forme quatro equipes. Essas equipes devem escolher dois representantes. Um será a imagem e o outro deverá fazer movimentos para serem acompanhados pela imagem.

3) As equipes devem disputar entre si, tendo o professor como juiz.

4) A equipe vencedora será aquela que conseguir representar melhor a imagem em relação ao espelho (eixo de simetria, cuja posição é perpendicular ao chão e simbolizada por uma marca de giz no chão).

Obs: Além de imitar bem, os alunos que farão os movimentos devem ser criativos para dificultar o movimento dos outros.

Atividade 3

1) Apresente aos alunos os seguintes vídeos sobre simetria.

Simetria (http://www.youtube.com/watch?v=8jrCAYVo528

Mosaicos e simetria (http://www.youtube.com/watch?v=NliEkuDsr6E

2) Distribua folhas de A4 e peça para os alunos desenharem uma figura simétrica, em relação a uma reta. A figura deverá ser a mais criativa possível.

3) Ao final os alunos deverão fazer uma eleição para escolher a figura simétrica mais criativa da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Sugerimos que seja utilizada a atividade 1 "Espelho Mágico" para avaliar a performance dos alunos na elaboração de figuras simétricas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.