“Embora não tenha qualquer formação e conhecimento das ciências exatas, sinto-me freqüentemente mais ligado aos matemáticos do que aos meus próprios colegas de profissão.”
18/02/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Polígonos
Soma dos ângulos internos de um polígono.
Ângulo interno de um polígono regular.
Fonte: http://artperceptions.blogspot.com/2010/02/m-c-escher.html
1º) Com auxílio de um projetor, exiba o website oficial de Escher
Mostre sua galeria de mosaicos disponível em http://www.mcescher.com/Gallery/gallery-symmetry.htm
2º) Apresente os vídeos a seguir aos seus alunos. Em alguns o áudio em inglês poderá confundir os alunos. Por isso vamos indicar quais devem ser assistidos com o som original e quais devem ser exibidos sem som.
As palavras escritas em inglês não devem atrapalhar porque acompanham demonstrações visuais.
Belos Mosaicos do Plano
Professor, este vídeo tem uma linda música! (som ligado)
http://www.youtube.com/watch?v=h2AWKgU0cN4&feature=related
Trabalhos escolares
Música empolgante! (som ligado)
http://www.youtube.com/watch?v=5-3tOa9CPb0&feature=related
Criando Mosaico em uma malha quadriculada
Peça aos alunos, com bastante antecedência, os seguintes materiais:
1º) Exiba o vídeo abaixo
Criando um mosaico a partir de um modelo em Cartolina
Narração em Inglês. (som desligado)
http://www.youtube.com/watch?v=_Lg19NvW_sU&feature=related
2º) Cada aluno deverá recortar o papelão para formar dois quadrados idênticos, com lados de medida 5 cm.
3º) Um dos quadrados deverá ser mantido como referência o outro será recortado para criar o modelo.
4º) Cada aluno deverá recortar pedaços do quadrado, mantendo sempre os vértices do quadrado original na mesma posição. Cada parte recortada deverá ser colada de forma análoga a ilustrada no vídeo acima.
Se julgar necessário apresente também o vídeo a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=iVXLU3SYCBw&feature=related
5º) A partir do modelo, cada aluno deverá preencher a cartolina com o seu mosaico.
6º) Em seguida os alunos devem colorir livremente seus trabalhos.
7º) Ao final coloque os mosaicos em exposição na escola!
http://www.youtube.com/watch?v=i9_blsXCZDY&feature=related
1º) Apresente as técnicas utilizadas na criação das obras Lagartos e Cavalos Voadores.
Cavalos Voadores
http://www.youtube.com/watch?v=NYGIhZ_HWfg&feature=fvw
Lagartos
http://www.youtube.com/watch?v=T6L6bE_bTMo&feature=related
2º ) Agora que os alunos já sabem a técnica, proponha, como desafio, que reproduzam alguma das obras do artista Escher.
3º) Utilize as produções dos alunos nesta atividade para avaliar a entendimento da técnica.
Pavimentação com polígonos regulares
http://www.uff.br/cdme/ppr/ppr-html/ppr-br.html
http://www.uff.br/cdme/ppr/ppr-html/ppr-pr-br.html
Pavimentação do Plano com Polígonos Regulares de Um Só Tipo
http://www.uff.br/cdme/ppr/ppr-html/ppr-mt-br.html
Pavimentação do Plano com Polígonos Regulares de Tipos Diferentes
Na atividade 3 os alunos irão criar mosaicos similares aos feitos por Escher. Aproveite para avaliar se os alunos compreenderam o processo de criação e se foram capazes de reproduzir os mosaicos.
Obs: A ideia é que os mosaicos produzidos sejam parecidos, mas não precisam ser identicos aos feitos por Escher. Afinal, nem todos são artistas, mas todos podem fazer arte!
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/08/2012
Quatro estrelasMuito boa esta atividade.
30/07/2011
Cinco estrelasmuito bom!!!!!!!!
22/07/2011
Cinco estrelasÓtima aula, peço licença pois também vou fazê-la.