Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?

 

28/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Interpretar gráficos.
  2. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras.
  3. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura de gráficos e tabelas.
  2. Noções de porcentagem.       
Estratégias e recursos da aula

1ª momento:    

         Em roda, o professor conversa com a turma sobre as tarefas que cada um realiza no dia-a-dia.

         Os alunos, possivelmente, falarão sobre as tarefas de casa como: fazer a cama, guardar os brinquedos, colocar a mesa...: sobre as tarefas de casa solicitadas pela escola, mas poderão haver alunos que falarão de outros tipos de tarefas: tabalhos realizados para auxiliar as despesas de casa.

         Partindo dessa conversa, a turma realiza a leitura do texto informativo retirado do jornal “ O Globo”, de 21/08/2010.

 

 Fonte de notícia e imagem: Jornal "O Globo": Sábado, 21 de agosto de 2010 (scaneada).

Número de crianças catadoras cresce e hoje é de 5.636

Houve um aumento de 4,5% desde 2000. Rio é o estado com maior taxa

   

       A turma faz um levantamento dos dados sobre a vida de Raíssa dos Reis, de 5 anos, do Rio de Janeiro e D’ângula Oliveira da Rocha, de 9 anos. Depois, aponta semelhanças e diferenças na vida das crianças.

       Observando a vida das duas meninas, responda:   

 

RAÍSSA DOS REIS (5 ANOS)

D'ÂNGELA OLIVEIRA DA ROCHA (9ANOS)

→                                                                                        →

→                                                                                        →

→                                                                                        →

→                                                                                        →

→                                                                                        →

        O que há de comum entre elas? E o que há de diferente?

        Os alunos realizarão a leitura dirigida do texto que se segue com as seguintes perguntas orientadas:

 

Fonte de notícia e imagem: Jornal "O Globo": Sábado, 19 de setembro de 2009 (scaneada).

Trabalho infantil cai, mas estão no mercado 4,5 milhões de crianças

Na faixa etária entre 5 e 17 anos, um em cada dez trabalha no país

  1. O número de crianças que trabalham, em 2008, aumentou ou diminui?
  2. Por que não há motivos para comemorar?
  3. As crianças que trabalham também estudam?
  4. As crianças que trabalham também realizam tarefas em casa?
  5. Em 2007, quantas horas por semana, em média, trabalharam, entre 5 e 13 anos, para receber R$100,00?
  6. Por que a queda de 81% para 79,4% de crianças trabalhadoras na escola não é um bom sinal?
  7. Que tripla jornada realiza Bruno Felipe dos Santos, de 13 anos?
  8. Qual é o sonho de Bruno?
  9. Do que ele gosta mais? Trabalhar ou estudar?

         Neste momento, a turma já pode realizar a análise do  gráfico de barras que encontra-se no site: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estudoscariocas/download/2396_as%20estimativas%20recentes%20para%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20no%20rio%20de%20janeiro.pdf  e realizar a leitura da matéria  “Trabalho Infantil – Fonte IBGE – 2008" no site: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1455&id_pagina e as conclusões devem ser expostas, junta ao gráfico, num canto especial da sala. É conveniente que, ao analisá-lo, o professor tenha exposto no quadro o gráfico ampliado. 

 

Fonte de notícia e imagem: Jornal "O Globo": Sábado, 19 de setembro de 2009 (scaneada).

Trabalho infantil cai, mas estão no mercado 4,5 milhões de crianças

Na faixa etária entre 5 e 17 anos, um em cada dez trabalha no país

“Que direito infantil vimos não estar sendo respeitado nos textos e no gráfico de hoje?”

“O que seria importante acontecer para que crianças não TRABALHEM?”

       As soluções apontadas e a reflexão realizada a partir de cada uma delas devem ser registradas e também expostas.

Recursos Complementares
Avaliação
  1. As soluções apontadas pelos alunos mostrarão ao professor o quanto o assunto foi comprometido e o grau de envolvimento de cada um deles com esse direito infantil.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.