28/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
1ª momento:
Em roda, o professor conversa com a turma sobre as tarefas que cada um realiza no dia-a-dia.
Os alunos, possivelmente, falarão sobre as tarefas de casa como: fazer a cama, guardar os brinquedos, colocar a mesa...: sobre as tarefas de casa solicitadas pela escola, mas poderão haver alunos que falarão de outros tipos de tarefas: tabalhos realizados para auxiliar as despesas de casa.
Partindo dessa conversa, a turma realiza a leitura do texto informativo retirado do jornal “ O Globo”, de 21/08/2010.
Fonte de notícia e imagem: Jornal "O Globo": Sábado, 21 de agosto de 2010 (scaneada). Número de crianças catadoras cresce e hoje é de 5.636Houve um aumento de 4,5% desde 2000. Rio é o estado com maior taxa |
A turma faz um levantamento dos dados sobre a vida de Raíssa dos Reis, de 5 anos, do Rio de Janeiro e D’ângula Oliveira da Rocha, de 9 anos. Depois, aponta semelhanças e diferenças na vida das crianças.
Observando a vida das duas meninas, responda:
RAÍSSA DOS REIS (5 ANOS) |
D'ÂNGELA OLIVEIRA DA ROCHA (9ANOS) |
→ →
→ →
→ →
→ →
→ →
O que há de comum entre elas? E o que há de diferente?
Os alunos realizarão a leitura dirigida do texto que se segue com as seguintes perguntas orientadas:
Fonte de notícia e imagem: Jornal "O Globo": Sábado, 19 de setembro de 2009 (scaneada). Trabalho infantil cai, mas estão no mercado 4,5 milhões de criançasNa faixa etária entre 5 e 17 anos, um em cada dez trabalha no país |
Neste momento, a turma já pode realizar a análise do gráfico de barras que encontra-se no site: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estudoscariocas/download/2396_as%20estimativas%20recentes%20para%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20no%20rio%20de%20janeiro.pdf e realizar a leitura da matéria “Trabalho Infantil – Fonte IBGE – 2008" no site: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1455&id_pagina e as conclusões devem ser expostas, junta ao gráfico, num canto especial da sala. É conveniente que, ao analisá-lo, o professor tenha exposto no quadro o gráfico ampliado.
Fonte de notícia e imagem: Jornal "O Globo": Sábado, 19 de setembro de 2009 (scaneada). Trabalho infantil cai, mas estão no mercado 4,5 milhões de criançasNa faixa etária entre 5 e 17 anos, um em cada dez trabalha no país |
“Que direito infantil vimos não estar sendo respeitado nos textos e no gráfico de hoje?”
“O que seria importante acontecer para que crianças não TRABALHEM?”
As soluções apontadas e a reflexão realizada a partir de cada uma delas devem ser registradas e também expostas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/06/2012
Cinco estrelaspodia ter mais graficos e as letras nao da pra encherga