Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construção de Triângulos empregando suas propriedades e os lugares geométricos em problemas contextualizados

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir triângulos com os instrumentos de desenho, empregando suas propriedades;

Compreender a resolução de problemas graficamente, empregando uma seqüência de construções para resolução dos problemas contextualizados;

Saber interpretar e representar todas as soluções possíveis dos problemas contextualizados;

Resolver questões de construção de triângulos empregando suas propriedades e os lugares geométricos em problemas contextualizados.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo de Triângulos, uso dos instrumentos de desenho.

Estratégias e recursos da aula

Professor, comece a aula apresentando para seus alunos imagens da forma Triângulo.

O Triângulo é bastante utilizado em contruções, na Engenharia, na Arquitetura, no Desenho Industrial e os profissionais dessas áreas precisam conhecer suas propriedades para saber utilizá-lo em seus projetos.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_1DwAni7Gkj0/TMHFtnVwqcI/AAAAAAAAATw/SNyi7MH5bZA/s320/ponte_tijucas.jpg

Fonte: http://www.ctac.gov.br/tdb/fotos/fotos/FOTO_0066.JPG

Fonte: http://ecotelhado.blog.br/wp-content/uploads/2010/11/i232645.jpg

Nessa aula aprenderemos a contruir triângulos empregando o mesmo método de resolução de problemas usando os Lugares Geométricos em situações contextualizadas.

Vamos precisar de material de desenho, folhas de papéis ou caderno de desenho do aluno.Imagens variadas que possam ilustrar situações contextualizadas, placas de isopor.

Professor, no momento só trabalharemos os LGS circunferência e par de paralelas Vamos a prática: Haverá uma festa de final de ano, no colégio de Mauro.Cada participante terá uma barraquinha de comida para participar no atendimento aos convidados. A barraquinha de Mauro dista 4,5cm da central de atendimento.

Da entrada principal até a central de atendimento a distância é de 7,5 cm e a barraquinha de Mauro dista da entrada principal 5,0cm.

Determine onde se encontra a central de atendimento.

Oriente seus alunos que precisamos fazer um esboço da situação solicitada.

 

Esboço:

Fonte: Criação da autora

Oriente-os que o esboço nos auxilia na percepção da situação e nos encaminha para determinarmos os lugares geométricos.

Temos as características do LG: circunferência pois temos ponto e distância.

Da barraquinha de Mauro até entrada principal e da entrada principal até central de abastecimento. Construção:

Fonte: Criação da autora

Apresente outra situação contextualizada para os alunos.Desta vez iremos apresentar um projeto em sala de aula de um triângulo, que fará parte da construção de móbile para enfeitar a sala de aula.Cada aluno deverá confeccionar o seu e montar da estrutura do móbile.

É solicitado a construção de um triângulo, de modo que sua base meça 52 mm, sua altura e sua mediana relativa a base  é 41 mm e 44mm respectivamente. Esboço:

Fonte: Criação da autora 

Professor,oriente os alunos com o esboço e solicite que identifique as características dos lugares geométricos.

Temos a base do triângulo dado, existe uma distância em relação a base, distar de uma reta é LG retas paralelas e existe distância de ponto LG circunferência.      

 

Fonte: Criação da autora

Professor, lembre aos alunos para observarem que existem duas soluções, pois os triângulos são iguais.  

Atividades 1

Apresente imagem possibilitando a criação de uma situação contextualizada.

Fonte:  http://www.cm-gondomar.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=29313

 

Os parques e jardins são tão importantes na vida de todos os seres e devemos utilizá-los e preservá-los.

Foi solicitado a Prefeitura da cidade de Bom Jardins a distância entre três árvores na imagem acima.

A Árvore 1, dista 3,0 mt da árvore 2, a árvore 2, dista da maior árvore da imagem 7,0 mts.

Pede-se para se  determinar a distância da árvore 1 a árvore de maior imagem, sabendo que esta dista 6,0 mts da reta entre as árvores 1 e 2.

Atividades 2   

Proponha com novas imagens, que os alunos criem situações contextualizadas.As resoluções deverão envolver Lugares Geométricos: circunferência e par de paralelas.

Oriente-os para que trabalhem em grupos, determinando tarefas e a organização das questões.

A proposta é criarem pelo menos duas questões contextualizadas.Solicite que façam os esboços das questões.   

Atividades 3  

Professor, dentro de uma proposta de contextualização de situações problemas com resolução de lugares geométricos: circunferência e par de paralelas, sugere-se fornecer placas de isopor para grupos de alunos na sala de aula.

Cada grupo deverá apresentar em maquetes uma situação problema e com resolução gráfica na própria base de isopor.

Nas bases de isopor estarão assentados os objetos que vão simular uma situação. Exemplo:

 

Os alunos deverão ter um prazo para entrega do trabalho, começando em sala de aula.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam construir triângulos com os instrumentos de desenho, empregando suas propriedades?

Os alunos souberam compreender a resolução de problemas graficamente, empregando uma seqüência de construções para resolução dos problemas contextualizados?

Os alunos souberam interpretar e representar todas as soluções possíveis dos problemas contextualizados?

Os alunos souberam resolver questões de construção de triângulos empregando suas propriedades e os lugares geométricos em problemas contextualizados?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.