13/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Realizar leituras e interpretações de textos expositivos sobre o tema.
Elaborar e produzir uma árvore genealógica sobre a sua família.
Executar atividades relacionadas, demonstrando conhecimento sobre o tema.
Reconhecer características comuns a algum parente, através de comparações e/ou analogias.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve iniciar a aula com uma conversa informal com os alunos, pedindo que falem sobre a sua família: quantas pessoas moram em sua casa, quantos adultos, quantas crianças?
Perguntar quem conhece os avós, quem tem tios, tias, primos. Todos devem ter a oportunidade de contar um pouco sobre a sua família.
Momento 2
Apresentar uma imagem de árvore genealógica para os alunos e pedir que expliquem o que entendem sobre isso, o que é a árvore geneálógica.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_PGA_rQSE74g/TBDxM6igXRI/AAAAAAAAAcI/79q1fBAJDyo/s1600/arvore_genealogica.jpg
Perguntar:
Momento 3
Apresentar o texto sobre árvore genealógica, adaptado do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_geneal%C3%B3gica
Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família. Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento. É também usada na medicina, para estudo de doenças de cunho genético, tais como a dicção, gota, diabetes, etc. |
Os alunos devem fazer a leitura silenciosa do texto e, para verificar a compreensão, a professora fará perguntas orais.
Explicar que esse é um texto expositivo, não conta uma história, não dá instruções de uso, mas expõe um determinado assunto, dando informações sobre um tema.
Momento 4
No dia seguinte, relembrar o texto lido na aula anterior. Pedir que os alunos recontem oralmente.
Após esse momento, convidar os alunos a fazer uma árvore genealógica. Para isso, distribuir uma folha A3 e fazer o desenho no quadro para que os alunos possam completar.
Caso o aluno não saiba os nomes dos parentes, poderá levar para a casa para completar.
Disponível em: http://fotos.sapo.pt/catequese/pic/0006e794/s500x500
Momento 5
Ao final da atividade anterior, cada aluno pode apresentar sua árvore genealógica aos colegas, contando o nome de cada membro da família, bem como principais características dos mesmos.
Curiosidade: A família mais antiga do mundo, disponível em:
http://video.br.msn.com/watch/video/alemanha-a-familia-mais-velha-do-mundo/ao6ka2i3
Observar a concepção que cada um tem de família.
Observar se foram capazes de entender o que é, e como funciona uma árvore genealógica.
Observar se entendem bem os laços de parenteco.
Observar se foram capazes de montar uma árvore genealógica de sua própria família.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!