Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A família de cada um

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Organizar um painel decorativo com fotos de sua família.

Perceber, a partir de imagens, as mudanças na estrutura familiar brasileira e as novas formas de relacionamento a ela associadas.

Produzir frases bem elaboradas,contando informações sobre a sua família.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O alunos deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

No dia anterior a essa aula a professora deve mandar um bilhete pedindo que os alunos tragam fotos (sem colar) de sua família.

 

Momento 1

 

A professora deve fazer uma roda com os alunos e pedir que cada um mostre com quem mora, contando o grau de parentesco que possui com a pessoa da foto que trouxeram (pai, mãe, avó, tia, irmã(o), padrasto, primo)... Todos devem ter a oportunidade de falar e todos devem ser ouvidos, para que a turma conheça a família de cada um.

Após todos apresentarem sua família, a professora através de uma conversa informal, pode perguntar aos alunos:

  • As famílias da turma são iguais?
  • Que diferenças vocês perceberam?
  • Quais são as semelhanças?

 

Momento 2

Ler para a turma o livro de literatura infantil "O livro da família", disponível em: http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA#

Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_j-VlsNOdPbs/SS__16VAnCI/AAAAAAAAB-I/BFyXOJsoGR8/s576/1.jpg

 

Momento 3

Após a leitura do livro, a professora deve perguntar quais alunos se identificam com os tipos de famílias que apareceram no livro.

  • Quem tem família pequena?
  • Quem tem uma família que mora longe?
  • A família de quem aqui é bem grande?
  • Quem aqui tem padrasto?
  • Quem aqui só tem mãe? Quem tem só pai?
  • Quem aqui na turma tem pessoas de raças diferentes na família?

Através dessa discussão, os alunos devem perceber que, de fato, a estrutura familiar de cada um é diferente e que cada uma deve ser respeitada, pois o importante é ter alguém que cuida de nós e nos ame. Nenhuma família é melhor ou pior por suas características.

 

Momento 4

Dar uma folha da atividade abaixo para cada criança:

 

Momento 5

Colocar no quadro as fotos trazidas pelos alunos e chamar à frente uma criança por vez. O aluno deve ler para os colegas as frases que escreveu e mostrar sua folha da atividade anterior, pelo desenho, as outras crianças devem tentar adivinhar qual foto é a do colega que está à frente.

Após todos apresentarem seus desenhos deve ser confeccionado, em grupos de quatro alunos, um painel decorativo com as fotos das famílias para enfeitar a sala.

Recursos Complementares

Livro de literatura infantil: "Tudo bem ser diferente" de Todd Parr, disponível em: http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/LIVRINHOTUDOBEMSERDIFERENTE#5273718944680250290

Avaliação

Observar a motivação dos alunos durante a apresentação de sua família, através das fotos trazidas.

Observar, durante as conversas, se a turma percebeu a diversidade dos tipos de famílias existentes.

Observar se conseguiram fazer relação do livro trabalhado com suas próprias famílias,

Analisar se na atividade do momento 4 foram capazes de representar com o desenho os membros de sua família, fazendo relação entre o numeral apresentado e a quantidade de pessoas no desenho.

Obsevar o avanço em relação ao processo de aprendizado do código escrito do aluno, na elaboração de frases sobre suas famílias.

Observar a interação e participação dos alunos durante a última atividade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.