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Sistema Terra – Lua em Escala

 

22/12/2011

Autor y Coautor(es)
CLEMENTINA VERGINIA ANDREOLLA
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PATO BRANCO - PR UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com o desenvolvimento dessa atividade o professor proporcionará aos seus alunos, através de um assunto dinâmico e atrativo, o estímulo para que conteúdos de Matemática sejam trabalhados a partir de atividades práticas que servirão de introdução para os assuntos trabalhados. Para tanto, essa sugestão de aula tem como objetivos:

·         Trabalhar, na prática, os conteúdos de Ciências (sistema Sol, Terra e Lua) de Matemática (Volume, sistema de medidas) a partir da construção desses corpos celestes, em escala.

·         Levar o aluno a ter noção de tamanho e distância entre o Sol, o Planeta Terra e o Satélite Lua.

·         Trabalhar, interdisciplinarmente as disciplinas de Matemática (proporções e escalas), Ciências (Sol, Terra, Lua), Geografia (Sol e Planetas) e Artes (maquetes e representações) levando o aluno a internalizar que o conhecimento não é compartimentalizado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos casa
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que as atividades propostas sejam executadas de forma tranquila e compreensível, é necessário que o aluno tenha conhecimento prévio sobre:

Escalas numéricas;

Sistema Solar;

Planetas;

Satélites Naturais;

Estrelas;

Sol;

Terra;

Lua.

Estratégias e recursos da aula

Material Utilizado: Esfera de isopor, arame, papel colorido, cola, barbante, massa de modelar. As quantidades de cada material deverão ser especificadas de acordo com a estratégia adotada pelo professor, quanto a execução das atividades. Ou seja, dependendo do número de alunos; se trabalharão em equipe ou a turma toda. 

Atividade 1: Introdução do Tema

Para incentivar os alunos e introduzir o assunto pode-se apresentar os vídeos, a seguir, tanto nas disciplinas de Matemática, quanto em Geografia, Ciências e em Artes. Essa atividade pode ser realizada em local onde seja possível assistir os vídeos. Ou no laboratório de informática onde os alunos acessem diretamente da internet, ou em outro espaço, com a projeção utilizando projetor multimídia.

Vídeo 1- Será que a Terra é pequena? e o Sol é grande?

 Vídeo 2 - Animação Terra - Lua em 3D

Atividade 2: Construção dos corpos celestes, em escala.

O professor deve, inicialmente definir se a turma irá desenvolver a atividade de forma coletiva, ou seja, toda a turma, ou se trabalharão em equipes de 5 alunos. Se definir por trabalhar em equipe, cada equipe deve construir uma réplica de cada um dos corpos estudados.

Para definir a escala a ser utilizada, para a construção dos astros, Sol, Terra e Lua em escala, no laboratório de informática, o professor juntamente com seus alunos pode acessar a calculadora espacial, encontrada no site http://www.zenite.nu?astroescala, clicando em "atividades" e em seguida "Astro-escala". Lá, encontrará a calculadora espacial. Ela é uma calculadora onde o aluno pode digitar e escolher o diâmetro (em metros) que se pretende para o Sol, por exemplo, 1,65 metros, e calcula-se os diâmetros (em centímetros) e distâncias relativas (em metros) a que se deve colocar a Terra e a Lua.

Após definirem o diâmetro de cada astro e a distância a que devem ser colocados um do outro, os alunos podem construir "os astros" em sala ou em um outro espaço que o professor considerar adequado.

O primeiro passo é definir encontrar uma estratégia para que as "os astros" tenham o diâmetro correto. Para isso, pega-se um pedaço de barbante, do comprimento do "equador" de cada objeto.

Tendo o diâmetro do Sol, sabe-se que o comprimento da circunferência será :

 diâmetro do Sol

Com o barbante com esse comprimento, amarram-se as pontas e, o tamanho da esfera do Sol, deve ficar dentro da "circunferência" formada por esse barbante. Com o arame, os alunos constroem uma esfera do diâmetro do Sol (1,65 metros) e envolve de papel colorido.

Para os volumes da Terra, repetir o procedimento anterior com o diâmetro em escala para o planeta.  A Terra nessa escala, terá diâmetro de 15 cm, a qual pode ser representada por uma esfera de isopor, com este diâmetro, ou construída por arame (como o Sol), ou ainda de jornal, como na sugestão que pode ser acessada aqui. A esfera que representa a Terra deve ser envolvida por um desenho da superfície do globo terrestre.

Para a Lua, pode-se adotar os seguintes procedimentos.

Com um compasso, meça a abertura referente ao raio da Lua (2 cm na escala escolhida) (figura 1).

 Raio da Lua

Figura 1 - Raio da Lua em escala. Fonte: http://www.pontociencia.org.br/                                                        

Com essa abertura  no compasso, faça um circulo em uma folha de papel (figura 2). A esfera da Lua, deve preencher esse circulo (figura 3).

Circunferência da Lua em escala   

 

Figura 2 - Circunferência da Lua, em escala. Fonte: http://www.pontociencia.org.br/      

                        Volume da Lua em escala

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 3 - Volume da Lua em escala. Fonte: http://www.pontociencia.org.br/

A Lua, nessa escala, terá o diâmetro de 4 cm e pode ser feita com massa de modelar, inclusive deixando sua superfície com deformidades, simulando as crateras lunares.

Depois de prontos "os astros", no pátio de entrada da escola, ou em outro espaço de uso comum, pode-se pendurar a Terra e a Lua, utilizando a distância entre eles, na mesma escala, que deverá ser de 4,5 m.

Nessa escala, o Sol teria que ser colocado a 1773 metros. Então, pode-se mostrar aos alunos a relação entre os tamanhos e dizer que o Sol estaria em uma determinada posição, local de referência conhecido por eles, a essa distância. 

Sugestão: Em escala menor e proporcional, pode-se construir maquetes dos demais planetas e posicioná-los na quadra da escola. Ou então, com os planetas próximos da Terra, pode-se pendurá-los, usando proporções entre diâmetros e distâncias.

Atividade 3: Em sala de aula

Em sala de aula:

- Discutir o porque que se o Sol é muito maior que a Terra, visto da Terra ele parece bem menor e pelo mesmo motivo, porque a Lua parece ser quase do tamanho do Sol?

Trabalhar conteúdos de:

Matemática:

- Escala: usando escala, definir as dimensões para construir as maquetes dos três astros e para determinar a distância que cada um deve ser exposto no pátio;

- Proporção: para verificar quantas vezes o volume ou a distância de um astro é maior ou menor que a de outro;

- Porcentagem: calculando quanto por cento do volume do Sol é o volume da Terra e da Lua, quanto por cento do volume da Terra é o volume da Lua.

Geografia: morfologia do Sol, da Lua e da Terra.

Para incentivar os alunos, sugere-se fazer observação da lua utilizando binóculos, lunetas e/ou outros equipamentos de observação. Uma opção excelente é utilizar o galileoscópio que a OBA distribuiu as escolas participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) ou às escolas que tiveram professores participando dos EREAs (Encontro Regional de Ensino de Astronomia). No link http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=287&LUNETA+DA+OBA, o professor encontrará vídeos explicativos de como construir uma luneta com material alternativo e barato.

Recursos Complementares

Além disso, o professor poderá enriquecer esta aula com animações e textos que podem ser encontradas nos links abaixo.

A animação encontrada no link http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/TerraLuaSol.html, ilustra alguns aspectos dos movimentos Terra e Lua.

No site http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_maquetesistematerra-lua- encontra-se uma atividade prática divertida e lúdica para ser realizada com o sistema Terra -Lua.

CANALLE, João Batista Garcia. Oficina de Astronomia Online. Instituto de Física, UFRJ. Disponível em: http://www.oba.org.br/cursos/astronomia.

Oliveira Filho, K. S; Saraiva, M. F. O. Fundamentos de astronomia e astrofísica. Porto Alegre: Depto. de Astronomia do Instituto de Física –UFRGS, 1999.

Revista Nova Escola, Novembro de 1997, p.16-17, Sol e Terra Sobre a Mesa; Setembro de 2001, p.11, O Mistério da face oculta da Lua; Maio de 2005, p.56-59, Uma maquete para “ver” e entender o sistema solar.

Avaliação

Para verificar se o conteúdo foi assimilado o professor poderá discutir em grupo e levantar hipóteses sobre as dimensões reais do Sol, Terra e Lua.

Analisar em que situações podem ocorrer os eclipses do sol e da Lua, movimentando os modelos.

Verificar a compreensão dos tamanhos relativos do Sol, Terra e Lua, discutidos na atividade 3.

Registrar,  através de desenhos e/ou textos as conclusões obtidas.

Expor na sala ou em outro espaço os registros realizados.

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