Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA ESCRITA DE PERSONAGENS

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar os nomes das personagens com outras palavras escritas e elaborar novas escritas.            

Produzir textos com características dos personagens para a composição da galeria.          

Escrever textos a partir das próprias hipóteses de escrita.

Ilustrar as personagens para a confecção da galeria de personagens preferidos.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as personagens da Turma da Mônica.

Já ter ouvido histórias da Turma da Mônica.

Estratégias e recursos da aula

 

Está aula é voltada para as crianças em fase de alfabetização e por isso é muito importante o professor valorizar os encaminhamentos de cada atividade. Para que os alunos tenham motivação para a aula é importante que sejam conhecedores das histórias da Turma da Mônica, conheçam as personagens e suas características.

Primeira Atividade: Escrevendo uma lista

Inicie sua aula propondo a criação de uma "galeria de personagens da turma da Mônica", que será composta de desenhos e pequenas legendas.

Pergunte as crianças quem entraria nessa galeria.

Entregue uma folha para cada aluno para que listem o nome das  personagens que conhecem.

Caso seus alunos ainda tenham pouco contato com todos os amigos que compõem essa turminha de Maurício de Sousa leve algumas imagens e deixe exposta.

Aproveite as imagens e lembre o nome dos personagens com a turma.

                                                ZÉ LELE

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1247&bih=629&q=ze+lele&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=

 

 

Anjinho

 

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=anjinho+mauricio+de+souza&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=anjinho+mauricio+de+sou

 

Mônica

 

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=monica+de+mauricio+de+souza&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=monica+de+mauricio+de+                               

 

PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA

FONTE: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=personagens+da+turma+da+monica&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=

Chico Bento e Rosinha

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=chico+bento+e+rosinha&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=

 

 

SEGUNDA ATIVIDADE: Refletindo sobre a escrita

Após todas as crianças escreverem sua lista peça que leiam os nomes dos personagens que listaram e recolha a lista.

Em outro dia  de aula reproduza na lousa uma mesma palavra que apareceu na lista dos alunos escrita de diferentes maneiras e por mais de uma criança.

Discuta  com o grupo:

Em qual delas vocês acham que está escrito, Mônica?

Confronte essas versões e solicite opiniões.

Pergunte por que as outras formas não estão certas para verificar a elaboração das respostas das crianças.

Quando uma criança explica o porquê uma forma de escrita não está certa, ela pode estar possibilitando uma nova reflexão nas crianças em fases anteriores da escrita. 

Quando chegarem a uma conclusão da forma correta, peça que anotem no caderno com o título " Lista da Turma da Mônica".

 

TERCEIRA ATIVIDADE: conhecendo as características das personagens

 

Retorne as imagens da Turma da Mônica e converse com seus alunos sobre o que sabem de cada personagem, suas características físicas o que tem de mais marcante.

No site abaixo o professor encontra o ícone "personagem" com  pequenos textos que apresentam todas as personagens da turma. Caso ache necessário consulte a página para ampliar os conhecimentos de seus alunos sobre essa divertida turminha.

http://www.turmadamonica.com.br/i-home.htm

Veja o exemplo de como aparece texto da Mônica: 

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=monica+mauricio+de+souza&aq=0&aqi=g3&aql=&oq=monica+maur

 

Personagem - Mônica

Mônica é a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais,  tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país. Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.

Enquanto os alunos revelam as características de Mônica, Cebolinha e toda "galerinha" de Maurício de Souza, vá anotando no quadro palavras que os identifiquem como:

Mônica- baixinha, gorducha e dentuça

Magali- Comilona e amiga da Mônica

Cebolinha - Fala errado e vive apanhando da Mônica

Cascão- Não gosta de tomar banho

Depois da identificação oral de todos divida a turma em duplas. Monte duplas de trabalho com crianças que tenham hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, possibilitando a troca de saberes.

Sorteie o nome de um personagem para cada dupla.

Proponha que escrevam um texto apresentando a personagem. Leia as anotações que fez no quadro para lembrá-los das características mais marcantes.

Faça a revisão do texto de forma a torná-lo com legibilidade, isto é, tratando-se de uma turma de alfabetização em seu período inicial, alguns textos ainda vão apresentar uma escrita que necessita de algumas intervenções para ser legível para o público. Por se tratar de um trabalho para apresentação é necessário que o professor permita que o texto seja compreendido pelos visitantes da "Galeria de personagens da Turma da Mônica".

Essa intervenção não se destina a corrigir todo o texto e sim ajudar os alunos a observarem faltas de letras, trocas ou omissões.

 

QUARTA ATIVIDADE: Ilustrando

Agora chegou o  momento de caprichar na ilustração de cada personagem.

Deixe que as crianças observem as imagens do início da aula e ofereça materiais como papel ofício, lápis de cor e hidrocor para cada dupla.

 

QUINTA ATIVIDADE: Montando a galeria 

Exponha em um mural todos os desenhos com o texto descritivo da personagem correspondente e convide pais e outros alunos da escola para conhecerem um pouco desta turma que há anos vem divertindo o Brasil.

Para animar os visitantes e deixá-los mais envolvidos, faça uma seção de cineminha com a turma da Mônica.

Os DVDs são encontrados facilmente em várias lojas do país e também  em sites de compras da internet. A coleção se chama "Cine gibi" Turma da Mônica.

SEXTA ATIVIDADE: Finalizando a aula

No próximo dia de aula converse com seus alunos sobre o trabalho realizado.

Pergunte sobre o que aprenderam e se acham que também a elaboração da galeria também os ajudou a escrever melhor.

Dite para seus alunos os nomes dos personagens da galeria. Converse que essa atividade precisa ser feita cada um escrevendo do jeito que sabe sem a ajuda do amigo nem do professor e que ela é importante para você saber o quanto eles já aprenderam e o ainda precisam aprender. Explique também que nesse ditado "não tem o jeito certo", e que o certo é escrever como sabe.

Faça uma comparação entre essa escrita e a primeira lista que os alunos fizeram no início da aula. Verifique os alunos que apresentaram avanços em suas hipóteses de escrita e os que estabilizaram essas palavras.

Recursos Complementares

No site abaixo o professor encontra diversão, jogos e entretenimento com as personagens da Turma da Mônica, podendo utilizá-los como motivador para alguma atividade em sala e também para busca de informações.

http://www.monica.com.br/diversao/games/fwelcome.htm

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor poderá observar se os alunos estão conseguindo escrever textos seguindo suas próprias hipóteses de escrita.

 Durante a atividade de construção dos textos para a galeria da Turma da Mônica o professor poderá verificar se os alunos incluíram no texto as características corretas das personagens e demonstraram motivação e interesse pelo assunto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.