02/02/2011
Soymara Vieira Emilião, Glória Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Relacionar os nomes das personagens com outras palavras escritas e elaborar novas escritas.
Produzir textos com características dos personagens para a composição da galeria.
Escrever textos a partir das próprias hipóteses de escrita.
Ilustrar as personagens para a confecção da galeria de personagens preferidos.
Conhecer as personagens da Turma da Mônica.
Já ter ouvido histórias da Turma da Mônica.
Está aula é voltada para as crianças em fase de alfabetização e por isso é muito importante o professor valorizar os encaminhamentos de cada atividade. Para que os alunos tenham motivação para a aula é importante que sejam conhecedores das histórias da Turma da Mônica, conheçam as personagens e suas características.
Primeira Atividade: Escrevendo uma lista
Inicie sua aula propondo a criação de uma "galeria de personagens da turma da Mônica", que será composta de desenhos e pequenas legendas.
Pergunte as crianças quem entraria nessa galeria.
Entregue uma folha para cada aluno para que listem o nome das personagens que conhecem.
Caso seus alunos ainda tenham pouco contato com todos os amigos que compõem essa turminha de Maurício de Sousa leve algumas imagens e deixe exposta.
Aproveite as imagens e lembre o nome dos personagens com a turma.
ZÉ LELE
Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1247&bih=629&q=ze+lele&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=
PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA
SEGUNDA ATIVIDADE: Refletindo sobre a escrita
Após todas as crianças escreverem sua lista peça que leiam os nomes dos personagens que listaram e recolha a lista.
Em outro dia de aula reproduza na lousa uma mesma palavra que apareceu na lista dos alunos escrita de diferentes maneiras e por mais de uma criança.
Discuta com o grupo:
Em qual delas vocês acham que está escrito, Mônica?
Confronte essas versões e solicite opiniões.
Pergunte por que as outras formas não estão certas para verificar a elaboração das respostas das crianças.
Quando uma criança explica o porquê uma forma de escrita não está certa, ela pode estar possibilitando uma nova reflexão nas crianças em fases anteriores da escrita.
Quando chegarem a uma conclusão da forma correta, peça que anotem no caderno com o título " Lista da Turma da Mônica".
TERCEIRA ATIVIDADE: conhecendo as características das personagens
Retorne as imagens da Turma da Mônica e converse com seus alunos sobre o que sabem de cada personagem, suas características físicas o que tem de mais marcante.
No site abaixo o professor encontra o ícone "personagem" com pequenos textos que apresentam todas as personagens da turma. Caso ache necessário consulte a página para ampliar os conhecimentos de seus alunos sobre essa divertida turminha.
http://www.turmadamonica.com.br/i-home.htm
Veja o exemplo de como aparece texto da Mônica:
Personagem - Mônica
Mônica é a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país. Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.
Enquanto os alunos revelam as características de Mônica, Cebolinha e toda "galerinha" de Maurício de Souza, vá anotando no quadro palavras que os identifiquem como:
Mônica- baixinha, gorducha e dentuça
Magali- Comilona e amiga da Mônica
Cebolinha - Fala errado e vive apanhando da Mônica
Cascão- Não gosta de tomar banho
Depois da identificação oral de todos divida a turma em duplas. Monte duplas de trabalho com crianças que tenham hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, possibilitando a troca de saberes.
Sorteie o nome de um personagem para cada dupla.
Proponha que escrevam um texto apresentando a personagem. Leia as anotações que fez no quadro para lembrá-los das características mais marcantes.
Faça a revisão do texto de forma a torná-lo com legibilidade, isto é, tratando-se de uma turma de alfabetização em seu período inicial, alguns textos ainda vão apresentar uma escrita que necessita de algumas intervenções para ser legível para o público. Por se tratar de um trabalho para apresentação é necessário que o professor permita que o texto seja compreendido pelos visitantes da "Galeria de personagens da Turma da Mônica".
Essa intervenção não se destina a corrigir todo o texto e sim ajudar os alunos a observarem faltas de letras, trocas ou omissões.
QUARTA ATIVIDADE: Ilustrando
Agora chegou o momento de caprichar na ilustração de cada personagem.
Deixe que as crianças observem as imagens do início da aula e ofereça materiais como papel ofício, lápis de cor e hidrocor para cada dupla.
QUINTA ATIVIDADE: Montando a galeria
Exponha em um mural todos os desenhos com o texto descritivo da personagem correspondente e convide pais e outros alunos da escola para conhecerem um pouco desta turma que há anos vem divertindo o Brasil.
Para animar os visitantes e deixá-los mais envolvidos, faça uma seção de cineminha com a turma da Mônica.
Os DVDs são encontrados facilmente em várias lojas do país e também em sites de compras da internet. A coleção se chama "Cine gibi" Turma da Mônica.
SEXTA ATIVIDADE: Finalizando a aula
No próximo dia de aula converse com seus alunos sobre o trabalho realizado.
Pergunte sobre o que aprenderam e se acham que também a elaboração da galeria também os ajudou a escrever melhor.
Dite para seus alunos os nomes dos personagens da galeria. Converse que essa atividade precisa ser feita cada um escrevendo do jeito que sabe sem a ajuda do amigo nem do professor e que ela é importante para você saber o quanto eles já aprenderam e o ainda precisam aprender. Explique também que nesse ditado "não tem o jeito certo", e que o certo é escrever como sabe.
Faça uma comparação entre essa escrita e a primeira lista que os alunos fizeram no início da aula. Verifique os alunos que apresentaram avanços em suas hipóteses de escrita e os que estabilizaram essas palavras.
No site abaixo o professor encontra diversão, jogos e entretenimento com as personagens da Turma da Mônica, podendo utilizá-los como motivador para alguma atividade em sala e também para busca de informações.
A avaliação ocorrerá durante toda a aula onde o professor poderá observar se os alunos estão conseguindo escrever textos seguindo suas próprias hipóteses de escrita.
Durante a atividade de construção dos textos para a galeria da Turma da Mônica o professor poderá verificar se os alunos incluíram no texto as características corretas das personagens e demonstraram motivação e interesse pelo assunto.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2011
Quatro estrelasProposta criativa e muito interessante. Parabéns a autora.
02/02/2011
Quatro estrelasOtima !