14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Recursos:
Uso da internet;
xerox de textos.
Atividade 1
MOSTRA DE FOTOS |
Como forma de motivação, o professor apresentará aos alunos, na sala de informática, uma colagem e lhes perguntará se há alguma fotografia que lhes é familiar. Porém, antes que respondam, esta mostra ficará exposta até ao final da aula para que eles pensem um pouco mais.
(Professor, esta montagem foi feita pela professora que elaborou esta aula. Você pode aproveitá-la ou fazer outra)
Em seguida, o professor dirá que há, na colagem, fotos de escritores da literatura ligada ao passado e alguns que fazem parte da produção contemporânea. E o que é literatura contemporânea?
Para obterem essa resposta e outras que fazem parte do roteiro deverão pesquisar em:
http://www.micropic.com.br/noronha/liter_c.htm
ROTEIRO DE PESQUISA |
1- Segundo Aurélio Buarque de Holanda, "contemporâneo" é o que é do mesmo tempo, que vive na mesma época (particularmente a época em que vivemos). Esse conceito se aplica à literatura? Justifique.
João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar, ao lado de outros poetas que ainda aparavam as arestas em suas produções.
2- O que há de paradoxal entre as adversidades políticas e a produção literária desse período?
3- O que se pode entender por: "esquemas analítico-discursivos da sintaxe tradicional".
4- São dessa época (contemporânea) o surgimento da Poesia Concreta, da Poesia Práxis, da poesia "marginal". Quais as características dessa poesia? Para esponder a essa pergunta, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=27716
5- No quadro acima, há vários escritores contemporâneos como: Ziraldo, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, Paulo Freire, Ana Maria Machado de Almeida Ferreira Gullar, João Ubaldo, Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Alves. Você é capaz de reconhecê-los?
6- Veja agora este outro painel fotográfico, você reconhece as pessoas das fotos? São autores contemporâneos.
(Professor, esta montagem foi feita pela professora que elaborou esta aula. Você pode aproveitá-la ou fazer outra)
Atividade 2
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
Uma vez que há grande produção contemporânea de contos e crônicas, o professor fornecerá os sites selecionados para que os alunos leiam. (Ao acessarem os endereços, os alunos reconhecerão as fotos dos escritores utilizadas nas montagens.)
http://www.releituras.com/spontepreta_menu.asp http://www.releituras.com/ldiaferia_menu.asp
http://www.releituras.com/cony_menu.asp http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp
http://www.releituras.com/rubembraga_menu.asp http://www.releituras.com/belis_menu.asp
http://www.releituras.com/acallado_menu.asp http://www.releituras.com/jccarvalho_menu.asp
http://www.releituras.com/mpalmerio_menu.asp http://www.releituras.com/osmanlins_menu.asp
http://www.releituras.com/pmcampos_bio.asp http://www.releituras.com/lftelles_natal.asp
Da grande produção de textos de autores contemporâneos, destacamos doze para essa aula.
O professor colocará os alunos em grupo para fazerem a leitura de duas ou três crônicas xerocadas e entregues a eles. Em seguida, individualmente, os alunos deverão, após análise do tema de uma das crônicas lidas, tomá-la como modelo para escrever seu próprio texto.
Atividade 2
PRODUÇÃO DE TEXTO |
Após a produção, os alunos formarão grupos com cinco elementos. O professor cuidará para que o grupo não seja mais aquele da leitura. Isso possibilitará a audição de textos diferentes. Cada aluno fará o resumo da crônica que leu e lerá seu próprio texto para a turma. Será escolhida a melhor redação do grupo. Antes de ler a redação, o aluno deverá resumir oralmente para a classe o texto motivador.
Atividade 3
LEITURA DE UM FRAGMENTO DE TEXTO |
No Laboratório de Informática, o professor pedirá aos alunos que acessem o site abaixo:
http://www.releituras.com/manoeldebarros_menu.asp
Os alunos farão a leitura de um fragmento de "Livro sobre o nada" de Manuel de Barros e responderão a questões que poderão ser passadas no quadro.
1- O narrador do texto tem sete anos. Suas ações são compatíveis com sua idade?
2- Observe o trabalho de Manuel de Barros com as palavras e explique o que deve se entender por:
"Meus irmãos deram gaitadas me gozando".
"...eu tivera um vareio da imaginação. "...que esses vareios acabariam com os estudos".
"Fiquei alcandorado!"
"...elas dominam o mais leve sem precisar de ter motor nenhum no corpo. (Essa engenharia de Deus!) E vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras sem magoar."
"E vi que o homem não tem soberania nem pra ser um bentevi."
O professor poderá comparar Manuel de Barros a Guimarães Rosa quanto à criação de neologismos e à criação de substantivos de verbos e vice-versa.
Atividade 4
FECHAMENTO DA UNIDADE - FILME |
Para fechar a unidade, os alunos assistirão ao filme "O pagador de promessas" (1962) Direção: Anselmo Duarte. Elenco: Leonardo Vilar, Dionísio Azevedo, Glória Meneses.
Sinopse: João do Burro, um sertanejo, faz uma promessa a Iansã. Levaria até seu altar uma cruz em troca da cura de seu burro que estava doente. Ao chegar, com a pesada cruz à igreja é impedido pelo padre de entrar. O padre condena o sincretismo religioso que faz de Iansã (umbamba) a Santa Bárbara (católica).
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4452/1/LITERATURA-CONTEMPORANEA/Paacutegina1.html
http://www.webartigos.com/articles/40321/1/LITERATURA-CONTEMPORANEA-BRASILEIRA/pagina1.html
Professor, os sites acima são boas referências para sua leitura.
A avaliação deverá ocorrer durante todo o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar o interesse do aluno ao:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!