Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As vanguardas poéticas e as produções contemporâneas

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer poesias de Manuel de Barros, representante da poesia mato-grossense;
  • analisar algumas produções artísticas contemporâneas;
  • ler crônicas como inspiração e seguir modelo em produção de texto.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Os poetas modernistas;
  • os pós-modernistas;
  • a poesia concreta, a marginal e o movimento tropicalista.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Utilização do laboratório de informática ou sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupos de alunos;
  • discussão envolvendo a turma em um único grupo.  

Recursos:

Uso da internet;

xerox de textos.

Atividade 1

MOSTRA DE FOTOS

Como forma de motivação, o professor apresentará aos alunos, na sala de informática, uma colagem e lhes perguntará se há alguma fotografia que lhes é familiar. Porém, antes que respondam, esta mostra ficará exposta até ao final da aula para que eles pensem um pouco mais.

(Professor, esta montagem foi feita pela professora que elaborou esta aula. Você pode  aproveitá-la ou fazer outra)

  • Os sites de onde foram retiradas as fotos estão disponíveis na atividade 2.

Em seguida, o professor dirá que há, na colagem, fotos de escritores da literatura ligada ao passado e alguns que fazem parte da produção contemporânea. E o que é literatura contemporânea?

Para obterem essa resposta e outras que fazem parte do roteiro deverão pesquisar em:

http://www.micropic.com.br/noronha/liter_c.htm  

ROTEIRO DE PESQUISA

1- Segundo Aurélio Buarque de Holanda, "contemporâneo" é o que é do mesmo tempo, que vive na mesma época (particularmente a época em que vivemos). Esse conceito se aplica à literatura? Justifique.

 João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar, ao lado de outros poetas que ainda aparavam as arestas em suas produções.

2- O que há de paradoxal entre as adversidades políticas e a produção literária desse período?

3- O que se pode entender por: "esquemas analítico-discursivos da sintaxe tradicional".

4- São dessa época (contemporânea) o surgimento da Poesia Concreta, da Poesia Práxis, da poesia "marginal". Quais as características dessa poesia? Para esponder a essa pergunta, acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=27716 

5- No quadro acima, há vários escritores contemporâneos como: Ziraldo, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles, Paulo Freire, Ana Maria Machado de Almeida Ferreira Gullar, João Ubaldo, Ana Maria Machado, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Alves. Você é capaz de reconhecê-los?  

6- Veja agora este outro painel fotográfico, você reconhece as pessoas das fotos? São autores contemporâneos.

(Professor, esta montagem foi feita pela professora que elaborou esta aula. Você pode  aproveitá-la ou fazer outra)

  • Os sites de onde foram retiradas as fotos estão disponíveis na atividade 2 abaixo.

Atividade 2

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Uma vez que há grande produção contemporânea de contos e crônicas, o professor fornecerá os sites selecionados para que os alunos leiam. (Ao acessarem os endereços, os alunos reconhecerão as fotos dos escritores utilizadas nas montagens.)

http://www.releituras.com/spontepreta_menu.asp                             http://www.releituras.com/ldiaferia_menu.asp  

http://www.releituras.com/cony_menu.asp                                      http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp  

http://www.releituras.com/rubembraga_menu.asp                            http://www.releituras.com/belis_menu.asp 

http://www.releituras.com/acallado_menu.asp                                 http://www.releituras.com/jccarvalho_menu.asp 

http://www.releituras.com/mpalmerio_menu.asp                             http://www.releituras.com/osmanlins_menu.asp

http://www.releituras.com/pmcampos_bio.asp                                http://www.releituras.com/lftelles_natal.asp 

Da grande produção de textos de autores contemporâneos, destacamos doze para essa aula.

O professor colocará os alunos em grupo para fazerem a leitura de duas ou três crônicas xerocadas e entregues a eles. Em seguida, individualmente, os alunos deverão, após análise do tema de uma das crônicas lidas, tomá-la como modelo para escrever seu próprio texto.

Atividade 2

PRODUÇÃO DE TEXTO

Após a produção, os alunos formarão grupos com cinco elementos. O professor cuidará para que o grupo não seja mais aquele da leitura. Isso possibilitará a audição de textos diferentes. Cada aluno fará o resumo da crônica que leu e lerá seu próprio texto para a turma. Será escolhida a melhor redação do grupo. Antes de ler a redação, o aluno deverá resumir oralmente para a classe o texto motivador.

Atividade 3

LEITURA DE UM FRAGMENTO DE TEXTO

No Laboratório de Informática, o professor pedirá aos alunos que acessem o site abaixo:

http://www.releituras.com/manoeldebarros_menu.asp 

Os alunos farão a leitura de um fragmento de "Livro sobre o nada" de Manuel de Barros e responderão a questões que poderão ser passadas no quadro.

1- O narrador do texto tem sete anos. Suas ações são compatíveis com sua idade?

2- Observe o trabalho de Manuel de Barros com as palavras e explique o que deve se entender por:

"Meus irmãos deram gaitadas me gozando".

 "...eu tivera um vareio da imaginação. "...que esses vareios acabariam com os estudos".

"Fiquei alcandorado!"

"...elas dominam o mais leve sem precisar de ter motor nenhum no corpo. (Essa engenharia de Deus!) E vi que elas podem pousar nas flores e nas pedras sem magoar."

"E vi que o homem não tem soberania nem pra ser um bentevi."

O professor poderá comparar Manuel de Barros a Guimarães Rosa quanto à criação de neologismos e à criação de substantivos de verbos e vice-versa.

  • Professor, faça a correção das questões em voz alta.

Atividade 4

FECHAMENTO DA UNIDADE - FILME

Para fechar a unidade, os alunos assistirão ao filme "O pagador de promessas" (1962) Direção: Anselmo Duarte. Elenco: Leonardo Vilar, Dionísio Azevedo, Glória Meneses.

  • O filme está disponível em locadoras de todo o país.

Sinopse: João do Burro, um sertanejo, faz uma promessa a Iansã. Levaria até seu altar uma cruz em troca da cura de seu burro que estava doente. Ao chegar, com a pesada cruz à igreja é impedido pelo padre de entrar. O padre condena o sincretismo religioso que faz de Iansã (umbamba) a Santa Bárbara (católica).

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante todo o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar o interesse do aluno ao:

  • ler  o fragmento do "Livro sobre o nada" de Manuel de Barros;
  • assistir ao filme "O pagador de promessas";
  • ler crônicas como inspiração;
  • produzir texto.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.