21/02/2011
Célia Brito
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
- Levantar/testar hipóteses sobre a língua portuguesa-
- Estabelecer uma relação lúdica com as palavras
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeira Atividade
Quando os alunos chegarem à sala de aula, encontrarão uma mensagem no quadro de giz , escrita em código secreto.
1 $ 5 __ < 1 X !!!
1 1 # % 1 45 & X @ 5 5
.) X 2 /\ 5 3 X 4 9 7 X .) .) 5 3 /\ 5 $ 4 .)
O professor solicita aos alunos que observem bem o que está escrito e tentem chegar a uma conclusão. O professor escuta as opiniões dos alunos e a seguir ,entrega tiras de papel com o nome deles escrito no mesmo código. Novamente o professor pede que digam a qual conclusão que chegaram.
http:www.elianeforever.bogspot.com.br
O professor entrega aos alunos a chave do código
A = 1
B =2
C = 3
D = 4
E= 5
F = 6
G =7
H = 8
I = 9
J = @
k= *
L = %
M = +
N = __
O = X
P = [
Q = ]
R = /\
S = . )
T = $
U = #
V = &
X = \\
Z = :
Ç = <
Y = \/\
W = /
(Observação : Este código foi inspirado no teclado do computador, o professor pode escolher figuras mais simples para fazer o seu código).
Solução da Mensagem do quadro:
Atenção!!!
A aula de hoje é sobre códigos secretos.
Conversa Informal
Após desvendar o código, o professor deixa que os alunos falem livremente sobre o tema, se eles já assistiram algum filme ou conhecem um livro que tenha uma mensagem em código, se eles já inventaram algum, em qual gênero literário aparecem mais códigos, etc.
Inventando um Código Secreto
O professor distribui uma folha com o alfabeto e desafia os seus alunos a criarem um código . Após terem associado as letras a símbolos aleatórios, o professor pede que criem uma mensagem de uma ou duas frases com o código criado.
Desvendando Códigos
O professor distribui outra folha e pede que os alunos criem uma ou duas frasees no código que inventaram.. A seguir, solicita que fiquem com a chave do código e entreguem ao colega ao lado a mensagem em código para tentar decifrá-la.
Detetive-Levantar e e testar hipóteses sobre a língua.
O professor dá um livro (não importa qual) a cada dupla de alunos e pede que consultem os livros, se acharem necessário.
O professor conduzirá algumas perguntas acerca da língua portuguesa e que nos facilitam a solucionar/inventar charadas.
Sugestões de Perguntas:
1 – Qual a letra que vocês acham que é a mais utilizada na língua portuguesa? Resposta : Letra E
2 – Quais as quatro palavras que mais usamos e que possuem apenas uma letra? Dicas: uma delas tem acento
Resposta : A, E, É, O
3- Quais as quatro palavras de duas letras mais comuns na língua portuguesa?
Resposta : EU, DE, DO, DA
4- Qual a palavra mais comum de três letras na língua portuguesa ?
Resposta : A palavra QUE
5- A letra Q vem sempre seguida de qual letra?
Resposta : Letra U
1-Carta enigmática do Menino Maluquinho: http://www.meninomaluquinho.com.br/passatempo/default.asp
2--Descubra a mensagem secreta http://www.morcegolivre.vet.br/mensagem_secreta.html
3-Decifre o texto Cérebro Impressionante http://mais.uol.com.br/view/0g6icl69k26g/cerebro-impressionante-0402306ACCC97326?types=A&
4-Desenhos da Turma da Mônica http://www.youtube.com/watch?v=AK7z589qMoI
5--Mensagem secreta com suco de limão :
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Fazer&ID=12 ou http://www.explicatorium.com/LAB-Mensagem-secreta-com-limao.php
A avaliação será feita durante todas as etapas da aula, verificando se o aluno cumpriu todas as tarefas a tempo e de forma cooperativa.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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10/03/2015
Cinco estrelase muito legal aprendi rapido...............
11/05/2011
Cinco estrelasExcelente, uma forma bem divertida de falar sobre língua...