Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Origem do Dia da Mentira

 

30/03/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Incorporar saberes de origem popular ao saber acadêmico - 

-Tomar  contato com a obra de Ziraldo

-Conhecer a origem do Dia da Mentira

-Reconhecer que a cultura não é estanque  

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios . 

Estratégias e recursos da aula

Preparação Para Aula   -  Pegadinha

Antes de receber os alunos, a professora deve deixa  'algumas pegadinhas'  pela Escola.

Sugestões:

1-Na cantina colocar um cartaz dizendo que não haverá lanche.

2- No bebedouro pendurar um aviso comunicando de que não há água.

3-Pendurar um recado no mural  avisando de que o recreio de todas as turmas está suspenso porque ocorreu um problema de disciplina no outro turno.

 Conversa Informal e História.

http://www.koisasdekarina.com.br/wp-content/uploads/2009/04/primeiro-de-abril.gif

A professora inicia uma conversa com os alunos para ver se eles acreditaram nos avisos ou perceberam que era uma brincadeira de 1º de abril  Perguntar quem sabe sobre a origem da data,

A professora  conta com as suas palavras a história a seguir:

"Essa tradição teve início no ano de 1564, quando Carlos IX, rei da França, resolveu mudar o primeiro dia do ano, que até então era o 1° de abril para o dia 1° de janeiro. Evidentemente, o povo estranhou e muita gente protestou, continuando a comemorar o Ano Novo no dia 1° de abril.   Antigamente  era hábito enviar presentes ao rei no Ano Novo e o povo, como não gostou da nova data, passou a mandar falsos presentes :  caixas dentro de outras caixas vazias, caixas das quais pulavam  surpresas inesperadas e tudo o mais que você puder imaginar.   Desde então, primeiro de abril passou a ser considerado o Dia da Mentira."

http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/p/primeiro_de_abril-11221.gif

Terminada a explicação, a professora pode perguntar se eles conhecem algum personagem de literatura que seja mentiroso (Pedro Malagartes,  Pinóquio ou outros).

O Jornal – Laboratório de Informática

A professora pede que os alunos imaginem qual a manchete (notícia) que mais gostaram de ler no jornal na parte de Ciências,  Novas Descobertas, Política, Esportes, Medicina etc...

Se não houver impressora, sem problemas, os alunos podem apenas ler o site e fazer o jornal numa folha comum de papel.

http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247

Noticiário    Depois desta primeira etapa, cada aluno deverá ler uma notícia sua imitando o jeito de falar dos jornalistas da TV ou do rádio.

Jogo : Verdade ou Mentira?  Entregar um pedaço de papel a cada aluno e pedir  que escrevam  3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Solicitar que não escrevam coisas óbvias como 'tenho olhos azuis' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.

Pedir que  eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases que o professor deve guardar.

O professor então escolhe um papel aleatoriamente e lê a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites. É anotado no quadro de giz na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono

O professor escolhe outro papel e vai lendo as primeiras frases de cada um, depois começar a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era. No final, ler a frase e dizer: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. Se quiser, fazer algumas perguntas sobre a frase à aluna. Continuar fazendo isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.  

Ditados Populares

Discutir com os alunos alguns ditos da sabedoria popular e pedir que eles escolham e ilustrem um deles.

1- É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.

2-Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira  .

3- Mentira tem perna curta.   

4- Mentir faz crescer o nariz.

5 -De tanto se repetir uma mentira ela acaba virando verdade  .

Recursos Complementares

1- Revista Mundo Estranho:   http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285795.shtml

2-Site do Menino Maluquinho do Ziraldo: http: //www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247

3-Artigo sobre a mentira para o professor :.   http://jangadabrasil.com.br/abril44/co44040a.htm

4- Comparar diferentes versões do Pinóquio:   :http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/comparando-diferentes-versoes-de-pinoquio-426191.shtml

5-Popeye em Primeiro de Abril (1954)

http://www.youtube.com/watch?v=qxsosIUj4DA

6-Pedro Malasartes : http://www.youtube.com/watch?v=Syq2DAHbKp

                                       http://i4.ytimg.com/vi/Syq2DAHbKp0/default.jpg                               

                                      http://www.youtube.com/watch?v=ss1SL59nYFA

                                      http://i4.ytimg.com/vi/Syq2DAHbKp0/default.jpg

7-Assistir ao filme Pinóquio.

Avaliação

 A aula será avaliada durante todo o processo.

Ao final , o professor deverá avaliar oralmente com os seus alunos:

-se respeitaram às regras da sala de aula e do Laboratório de Informática;

-se o término das tarefas aconteceu no tempo combinado ;

-se adotaram uma atitude cooperativa durante o jogo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.