30/03/2011
Célia Brito
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
-Incorporar saberes de origem popular ao saber acadêmico -
-Tomar contato com a obra de Ziraldo
-Conhecer a origem do Dia da Mentira
-Reconhecer que a cultura não é estanque
Não há necessidade de conhecimentos prévios .
Preparação Para Aula - Pegadinha
Antes de receber os alunos, a professora deve deixa 'algumas pegadinhas' pela Escola.
Sugestões:
1-Na cantina colocar um cartaz dizendo que não haverá lanche.
2- No bebedouro pendurar um aviso comunicando de que não há água.
3-Pendurar um recado no mural avisando de que o recreio de todas as turmas está suspenso porque ocorreu um problema de disciplina no outro turno.
Conversa Informal e História.
http://www.koisasdekarina.com.br/wp-content/uploads/2009/04/primeiro-de-abril.gif
A professora inicia uma conversa com os alunos para ver se eles acreditaram nos avisos ou perceberam que era uma brincadeira de 1º de abril Perguntar quem sabe sobre a origem da data,
A professora conta com as suas palavras a história a seguir:
"Essa tradição teve início no ano de 1564, quando Carlos IX, rei da França, resolveu mudar o primeiro dia do ano, que até então era o 1° de abril para o dia 1° de janeiro. Evidentemente, o povo estranhou e muita gente protestou, continuando a comemorar o Ano Novo no dia 1° de abril. Antigamente era hábito enviar presentes ao rei no Ano Novo e o povo, como não gostou da nova data, passou a mandar falsos presentes : caixas dentro de outras caixas vazias, caixas das quais pulavam surpresas inesperadas e tudo o mais que você puder imaginar. Desde então, primeiro de abril passou a ser considerado o Dia da Mentira."
http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/p/primeiro_de_abril-11221.gif
Terminada a explicação, a professora pode perguntar se eles conhecem algum personagem de literatura que seja mentiroso (Pedro Malagartes, Pinóquio ou outros).
O Jornal – Laboratório de Informática
A professora pede que os alunos imaginem qual a manchete (notícia) que mais gostaram de ler no jornal na parte de Ciências, Novas Descobertas, Política, Esportes, Medicina etc...
Se não houver impressora, sem problemas, os alunos podem apenas ler o site e fazer o jornal numa folha comum de papel.
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247
Noticiário Depois desta primeira etapa, cada aluno deverá ler uma notícia sua imitando o jeito de falar dos jornalistas da TV ou do rádio.
Jogo : Verdade ou Mentira? Entregar um pedaço de papel a cada aluno e pedir que escrevam 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Solicitar que não escrevam coisas óbvias como 'tenho olhos azuis' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Pedir que eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases que o professor deve guardar.
O professor então escolhe um papel aleatoriamente e lê a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites. É anotado no quadro de giz na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono
O professor escolhe outro papel e vai lendo as primeiras frases de cada um, depois começar a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era. No final, ler a frase e dizer: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. Se quiser, fazer algumas perguntas sobre a frase à aluna. Continuar fazendo isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Ditados Populares
Discutir com os alunos alguns ditos da sabedoria popular e pedir que eles escolham e ilustrem um deles.
1- É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.
2-Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira .
3- Mentira tem perna curta.
4- Mentir faz crescer o nariz.
5 -De tanto se repetir uma mentira ela acaba virando verdade .
1- Revista Mundo Estranho: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285795.shtml
2-Site do Menino Maluquinho do Ziraldo: http: //www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247
3-Artigo sobre a mentira para o professor :. http://jangadabrasil.com.br/abril44/co44040a.htm
4- Comparar diferentes versões do Pinóquio: :http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/comparando-diferentes-versoes-de-pinoquio-426191.shtml
5-Popeye em Primeiro de Abril (1954)
http://www.youtube.com/watch?v=qxsosIUj4DA
6-Pedro Malasartes : http://www.youtube.com/watch?v=Syq2DAHbKp
http://i4.ytimg.com/vi/Syq2DAHbKp0/default.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=ss1SL59nYFA
http://i4.ytimg.com/vi/Syq2DAHbKp0/default.jpg
7-Assistir ao filme Pinóquio.
A aula será avaliada durante todo o processo.
Ao final , o professor deverá avaliar oralmente com os seus alunos:
-se respeitaram às regras da sala de aula e do Laboratório de Informática;
-se o término das tarefas aconteceu no tempo combinado ;
-se adotaram uma atitude cooperativa durante o jogo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!