Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poemas Concretos

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 -Comparar um poema concreto original com a sua adaptação para poesia digital.

 -Reconhecer quais os recursos que foram incluídos na adaptação para a forma digital.

-Tentar conceituar a poesia digital.

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal

O professor conversa com os seus alunos que há muitas formas de se fazer poesia atualmente e todas são interessantes: no papel, no Word,na Agenda, na cabeça, etc. No dia de hoje vocês tratarão apenas das que são feitas utilizando os recursos da informática e que podem dar um novo ar ao universo da poesia . A partir dos recursos do computador, as poesias podem ter som, animação, ser musicadas e/ou apresentar imagens simultâneas.   Este tipo de trabalho é chamado de poesia digital, poesia eletrônica, ciberpoesia ou tecno-arte-poesia mas o importante é que todas designam um tipo de poesia, que é composta com os recursos do computador que pode ser bem divertida!

Poemas Concretos

Antes da poesia digital, havia  poemas concretos que consistiam em dar forma aos poemas, de acordo com o seu conteúdo. Mostre alguns exemplos a susa alunos:

 Pêndulo de E.M. de Melo e Castro   http://arteonline.arq.br/museu/ensaios/ensaiosantigos/jorge/pendulo.jpg

  Velocidade de Ronaldo Azevedo   http://images.biacamposcy.multiply.com/image/1/photos/upload/300x300/SQuxYgoKCrAAABm1Qp81/velocidade-Ronaldo-Azeredo.jpg?et=h5HlCkeXGTKkvqe48%2B56hA&nmid=0

Laboratório de Informática

Mostre a seus alunos como ficaram estes dois poemas digitalizados . O vídeo inclui 5 poemas concretos:

 "Cinco" (de José Lino Grunewald, 1964), "Velocidade" (de Ronald Azeredo, 1957), "Cidade" (de Augusto de Campos, 1963), "Pêndulo" (de E.M. de Melo e Castro, 1961/62) e "O Organismo" (de Décio Pignatari, 1960). Direção: Christian Caselli.

http://www.youtube.com/watch?v=yC3e7rmSYM4&feature=&p=6D5DB2D833724763&index=0&playnext=1 

Após a exibição do vídeo, o professor pode explorar os efeitos da digitalização com os seus alunos : o que eles acharam, que efeitos foram inseridos, que outros efeitos eles colocariam etc.

Elaborando um Poema Concreto

O professor desafia os seus alunos a escolherem um tema e elaborarem um poema concreto. Para que os seus alunos percebam as principais características deste tipo de posia, o professor deve mostrar alguns poemas para que eles aumentem o seu repertório.

http://1.bp.blogspot.com/_s_QcWJgSCjQ/TLjwO8cWKQI/AAAAAAAABdY/J-V9ucZW0v8/s1600/poesia+visual+rel%C3%B4gio.jpg 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/10460/imagens/poemagato.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_SYEPKj92BKk/SuzCa1kdfQI/AAAAAAAAABU/_V0zsOOKR30/s400/POEMA+CONCRETO.jpg 

   http://pluralinguagem.autonomia.g12.br/wp-content/uploads/2009/07/x%C3%ADcara-fabio-alexandre-sexugi.jpg 

Solicitar a seus alunos que tentem definir com as suas palavras o que é um poema concreto e um poema digital.

Pedir que façam um poema concreto individualmente ou em duplas e depois exponham no mural.

Recursos Complementares

1-Poema produzido na oficina Poesia Digital no Festival de inverno da UFMG, Diamantina, julho de 2009. Professoras: Ana Paula Ferreira e Audrei Carvalho. : http://www.youtube.com/watch?v=28cj0D2PaTk  

2-O Tempo está passando-poema de Márcio Valério: http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related-  

3-Poema concreto (1975). Animação digital (1997) por Augusto de Campos. Trilha e tratamento sonoro: Cid Campos http://www.youtube.com/watch?v=-ZysvJ1uqGI

4- Pulsar (1975) Augusto de Campos música de Caetano Veloso : http://www.youtube.com/watch?v=BfO6r1t0E9Q   

5-Poesia concreta. http://www.youtube.com/watch?v=XaHYLADdAZU

6-Para pesquisa do professor : http://www.antoniomiranda.com.br/Brasilsempre/poesia_brasil_sempre.html  

Avaliação

A avaliação será feita em todas as etapas da aula, levanado em consideração o respeito às regras da sala de aula e do laboratório de informática.

Deverá ser observado se o aluno consegue terminar as suas atividades a tempo de compartilhar com os colegas a sua produção.

O professor pode pedir a seus alunos que coloquem numa folha de papel pardo uma palavra que resuma para ele a poesia concreta e noutra folha de outra cor, a poesia digital.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 1/7 - 14.29%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.