21/02/2011
Célia Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
-Comparar um poema concreto original com a sua adaptação para poesia digital.
-Reconhecer quais os recursos que foram incluídos na adaptação para a forma digital.
-Tentar conceituar a poesia digital.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Conversa Informal
O professor conversa com os seus alunos que há muitas formas de se fazer poesia atualmente e todas são interessantes: no papel, no Word,na Agenda, na cabeça, etc. No dia de hoje vocês tratarão apenas das que são feitas utilizando os recursos da informática e que podem dar um novo ar ao universo da poesia . A partir dos recursos do computador, as poesias podem ter som, animação, ser musicadas e/ou apresentar imagens simultâneas. Este tipo de trabalho é chamado de poesia digital, poesia eletrônica, ciberpoesia ou tecno-arte-poesia mas o importante é que todas designam um tipo de poesia, que é composta com os recursos do computador que pode ser bem divertida!
Poemas Concretos
Antes da poesia digital, havia poemas concretos que consistiam em dar forma aos poemas, de acordo com o seu conteúdo. Mostre alguns exemplos a susa alunos:
Pêndulo de E.M. de Melo e Castro http://arteonline.arq.br/museu/ensaios/ensaiosantigos/jorge/pendulo.jpg
Velocidade de Ronaldo Azevedo http://images.biacamposcy.multiply.com/image/1/photos/upload/300x300/SQuxYgoKCrAAABm1Qp81/velocidade-Ronaldo-Azeredo.jpg?et=h5HlCkeXGTKkvqe48%2B56hA&nmid=0
Laboratório de Informática
Mostre a seus alunos como ficaram estes dois poemas digitalizados . O vídeo inclui 5 poemas concretos:
"Cinco" (de José Lino Grunewald, 1964), "Velocidade" (de Ronald Azeredo, 1957), "Cidade" (de Augusto de Campos, 1963), "Pêndulo" (de E.M. de Melo e Castro, 1961/62) e "O Organismo" (de Décio Pignatari, 1960). Direção: Christian Caselli.
http://www.youtube.com/watch?v=yC3e7rmSYM4&feature=&p=6D5DB2D833724763&index=0&playnext=1
Após a exibição do vídeo, o professor pode explorar os efeitos da digitalização com os seus alunos : o que eles acharam, que efeitos foram inseridos, que outros efeitos eles colocariam etc.
Elaborando um Poema Concreto
O professor desafia os seus alunos a escolherem um tema e elaborarem um poema concreto. Para que os seus alunos percebam as principais características deste tipo de posia, o professor deve mostrar alguns poemas para que eles aumentem o seu repertório.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/10460/imagens/poemagato.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_SYEPKj92BKk/SuzCa1kdfQI/AAAAAAAAABU/_V0zsOOKR30/s400/POEMA+CONCRETO.jpg
Solicitar a seus alunos que tentem definir com as suas palavras o que é um poema concreto e um poema digital.
Pedir que façam um poema concreto individualmente ou em duplas e depois exponham no mural.
1-Poema produzido na oficina Poesia Digital no Festival de inverno da UFMG, Diamantina, julho de 2009. Professoras: Ana Paula Ferreira e Audrei Carvalho. : http://www.youtube.com/watch?v=28cj0D2PaTk
2-O Tempo está passando-poema de Márcio Valério: http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related-
3-Poema concreto (1975). Animação digital (1997) por Augusto de Campos. Trilha e tratamento sonoro: Cid Campos http://www.youtube.com/watch?v=-ZysvJ1uqGI
4- Pulsar (1975) Augusto de Campos música de Caetano Veloso : http://www.youtube.com/watch?v=BfO6r1t0E9Q
5-Poesia concreta. http://www.youtube.com/watch?v=XaHYLADdAZU
6-Para pesquisa do professor : http://www.antoniomiranda.com.br/Brasilsempre/poesia_brasil_sempre.html
A avaliação será feita em todas as etapas da aula, levanado em consideração o respeito às regras da sala de aula e do laboratório de informática.
Deverá ser observado se o aluno consegue terminar as suas atividades a tempo de compartilhar com os colegas a sua produção.
O professor pode pedir a seus alunos que coloquem numa folha de papel pardo uma palavra que resuma para ele a poesia concreta e noutra folha de outra cor, a poesia digital.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/10/2013
Cinco estrelasgostei miuto pois retrata o inverno e fala sobre a bebida quente q nos tomamos
19/09/2013
Cinco estrelasNossa, muito legal esse conteúdo, a forma como está sendo explicado, acredito que os alunos terão mais facilidade em aprender sobre poemas concretos. Parabens
21/08/2013
Cinco estrelasGostei ! Esse site é ótimo para pesquisas de escola.
29/01/2013
Cinco estrelasE muito legal e ja tive uma aula com esta mesmo conteudo
07/11/2012
Quatro estrelasbom mas isso e um poema concreto?
06/11/2011
Cinco estrelasgostei muito da aula os exemplos estao bem explicados
01/11/2011
Cinco estrelasminha opiniao isso e uma blz de poemas esse professor sabe de tuo