Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo Nelson Mandela

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial;
  • Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula, ou seja, a vida de Nelson Mandela;
  • Desenvolver a oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.       

Motivação

Para dar início aos estudos sobre o tema destas aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar em Nelson Mandela e o que sabem sobre ele.

Em seguida, poderá mostrar uma foto dele (Fig. 1), como a postada abaixo:

Figura 1 – Imagem de Nelson Mandela

Disponível em: http://blig.ig.com.br/martamoraes/files/2009/07/nelson-mandela-1918-to-2007-human-rights-302205_730_800.jpg  

Acesso em: 27. Nov. 2010.

Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa da imagem, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.        

Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que eles conhecerão quem foi esse homem, e porquê ele é considerado mundialmente como uma personalidade importante! Para tanto, o professor deverá direcionar os alunos à Sala de Vídeo da escola.

Atividade 1

Estando na Sala de Vídeo da escola, o professor deverá apresentar o vídeo “Biografia – Nelson Mandela” (Fig.2). O vídeo tem a duração de seis minutos e quinze segundos e apresenta de maneira resumida a vida de Nelson Mandela, e sua luta pela conquistas dos direitos humanos e direitos sociais da população africana.  

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc 

Figura 2 – Imagem do vídeo “Biografia – Nelson Mandela”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc  

Acesso em: 27. Nov. 2010.  

Observação: O vídeo apresenta alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá ler as frases aos alunos, ou mostrar o vídeo duas vezes, para não correr o risco de que eles não leiam todas elas.     

Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste, de forma a verificar se os alunos têm alguma dúvida, bem como se querem compartilhar algo que possam ter percebido durante a transmissão do vídeo.

Sugerimos algumas questões norteadoras que o professor poderá fazer neste momento:  

- Vocês gostaram do vídeo?

- Depois de assistir ao vídeo, alguém se lembrou de já ter ouvido falar de Nelson Mandela?

- Vocês viram no vídeo que ele ficou preso durante muitos anos por lutar pelos direitos do povo? O que acham disso?

- Perceberam que o vídeo mostra que ele foi o primeiro membro de sua família a frequentar uma escola? O que acham disso?

- Vocês sabem o que é sistema de Apartheid?

- Há algo que não entenderam ou queiram compartilhar?   

Feito isso, o professor deverá dizer aos alunos que eles conhecerão melhor o que foi o sistema de apartheid e outros detalhes sobre a vida de Nelson Mandela. Sugerimos que os alunos sejam organizados em duplas.  

Atividade 2

Dando continuidade à aula, estando os alunos em duplas, o professor deverá nomear as duplas com as letras A e B. Em seguida, cada dupla deverá iniciar uma pesquisa, conforme os respectivos temas sugeridos abaixo.   

Tema A - Vida de Nelson Mandela (Duplas nomeadas pela letra A):

Tema B - história da África do Sul e sobre o Apartheid (Duplas nomeadas pela letra B):   

Sugerimos alguns sites para que os alunos possam efetuar as pesquisas. Além de pesquisas em sites, o professor poderá providenciar outras fontes de pesquisa, que podem ser: livros didáticos e paradidáticos, jornais e revistas.   

Sugestão de sites para a pesquisa sobre a Vida de Nelson Mandela (Tema A):

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nelson-mandela/nelson-mandela.php    

http://www.brasilescola.com/biografia/nelson-mandela.htm (Fig.3)    

http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm  

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u722.jhtm 

Figura 3 – Imagem do site “Brasil Escola”

Disponível em: http://www.brasilescola.com/biografia/nelson-mandela.htm  

Acesso em: 27. Nov. 2010.

Sugestão de sites para a pesquisa sobre história da África do Sul e sobre o Apartheid:

http://www.portaldointercambio.com.br/destinos/intercambio_africa_do_sul/historia_africa_do_sul/o-fim-do-apartheid    

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm  (Fig.4)  

http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/historia_africa_do_sul.htm 

Figura 4 – Imagem do site “Sua Pesquisa”

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm  

Acesso em: 27. Nov. 2010.

Ao término da pesquisa, uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B, e após discutirem sobre suas pesquisas, deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.   

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.   

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão depois que os grupos (junção das duplas) tiverem feito as discussões de suas pesquisas:

- O que mais chamou a atenção nas pesquisas realizadas?   

- De acordo com as pesquisas, vocês acham que Mandela foi uma pessoa importante para os negros e para a população que vive na África do Sul? Por quê?    

- O que foi o Apartheid?

- Quais eram as principais leis do Apartheid?

- O que significa a palavra Apartheid?

- Por que Mandela sofreu muita opressão e repressão?

- Por que Mandela foi preso?

- Qual é a formação profissional de Mandela?

- Como foi a infância de Mandela? Por que ele foi o primeiro membro de sua família a freqüentar escola?

- Atualmente Mandela é ainda uma pessoa importante? Por quê?

- Em que dia é comemorado o dia internacional de “Nelson Mandela”? Por que essa data foi escolhida?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os conhecimentos construídos durante a realização das pesquisas, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 3

Criando o “Espaço Nelson Mandela”

Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a organização de um “Espaço Nelson Mandela” na sala de aula. Para isto, cada grupo deverá confeccionar um cartaz abordando a temática trabalhada na aula - vida de Nelson Mandela e sua importância para o mundo.   

Os alunos, organizados em grupos, poderão usar as informações obtidas nas pesquisas e nas discussões em grupos e com a sala para confeccionar o cartaz.

Sugerimos que no cartaz contenham imagens de Nelson Mandela, da África do Sul e que contenham as seguintes informações:

- Quem é Nelson Mandela;

- Sua importância para o fim do Apartheid;

- O que foi o Apartheid?   

Após a confecção dos cartazes, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Nelson Mandela” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, que contem aos visitantes a história de Mandela. Para isso, é importante que cada grupo indique um aluno para ser o guia.

Sugerimos também que os vídeos sobre a história de Mandela e do Apartheid, conforme o link abaixo seja transmitido aos visitantes da exposição:

Link do vídeo 1: “Biografia – Nelson Mandela”

http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc    

Link do vídeo 2 : “Além de futebol, a Copa ajuda a entender o legado de Mandela”  

http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/multi/2010/07/02/04021C3566C0A133A6.jhtm?alem-de-futebol-a-copa-ajuda-a-entender-o-legado-de-mandela-04021C3566C0A133A6=   

Link do vídeo 3: "Trailer do filme Invictus"

http://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8  

Link do vídeo 4: “Apartheid – História” (Fig. 5)

http://www.youtube.com/watch?v=8Q7ZM_YjrIw&feature=related 

Figura 5 – Imagem do vídeo “Apartheid – História”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8Q7ZM_YjrIw&feature=related  

Acesso em: 27. Nov. 2010.

Observação: Os vídeos 1, 3 e 4 apresentam alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá mostrar os vídeos por duas vezes, para não correr o risco de que eles não façam a leitura de todas as frases.

Recursos Complementares

Em outra oportunidade o professor poderá trabalhar com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor com os alunos, cujos links estão abaixo:  

Aula “Aprendendo sobre a lei do ventre livre”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23343  

 Aula “África: a importância de conhecê-la??”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12470    

Aula “Aprendendo com o Absolutismo”

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1527 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam quem é Nelson Mandela e qual sua importância para o mundo.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento de quem é Nelson Mandela;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula, ou seja, a vida de Nelson Mandela;
  • Desenvolvimento da oralidade.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Iara Cristine S. de Rezende, Escola Municipal "João Paula da Cruz" , Goiás - disse:
    iaracristinesr@hotmail.com

    20/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito importante e atual. Quando a educação está procurando caminhos para capacitar professores para estarem atuando contra o preconceito e a discriminação na escola, a aula já é um bom norteador para trilhar a linha do pluralismo social.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.