11/01/2011
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo.
Motivação
Para dar início aos estudos sobre o tema destas aulas, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já ouviram falar em Nelson Mandela e o que sabem sobre ele.
Em seguida, poderá mostrar uma foto dele (Fig. 1), como a postada abaixo:
Figura 1 – Imagem de Nelson Mandela
Disponível em: http://blig.ig.com.br/martamoraes/files/2009/07/nelson-mandela-1918-to-2007-human-rights-302205_730_800.jpg
Acesso em: 27. Nov. 2010.
Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa da imagem, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.
Em seguida, o professor deverá dizer aos alunos que eles conhecerão quem foi esse homem, e porquê ele é considerado mundialmente como uma personalidade importante! Para tanto, o professor deverá direcionar os alunos à Sala de Vídeo da escola.
Atividade 1
Estando na Sala de Vídeo da escola, o professor deverá apresentar o vídeo “Biografia – Nelson Mandela” (Fig.2). O vídeo tem a duração de seis minutos e quinze segundos e apresenta de maneira resumida a vida de Nelson Mandela, e sua luta pela conquistas dos direitos humanos e direitos sociais da população africana.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc
Figura 2 – Imagem do vídeo “Biografia – Nelson Mandela”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc
Acesso em: 27. Nov. 2010.
Observação: O vídeo apresenta alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá ler as frases aos alunos, ou mostrar o vídeo duas vezes, para não correr o risco de que eles não leiam todas elas.
Após a transmissão do vídeo, sugerimos que o professor converse com os alunos sobre o conteúdo deste, de forma a verificar se os alunos têm alguma dúvida, bem como se querem compartilhar algo que possam ter percebido durante a transmissão do vídeo.
Sugerimos algumas questões norteadoras que o professor poderá fazer neste momento:
- Vocês gostaram do vídeo?
- Depois de assistir ao vídeo, alguém se lembrou de já ter ouvido falar de Nelson Mandela?
- Vocês viram no vídeo que ele ficou preso durante muitos anos por lutar pelos direitos do povo? O que acham disso?
- Perceberam que o vídeo mostra que ele foi o primeiro membro de sua família a frequentar uma escola? O que acham disso?
- Vocês sabem o que é sistema de Apartheid?
- Há algo que não entenderam ou queiram compartilhar?
Feito isso, o professor deverá dizer aos alunos que eles conhecerão melhor o que foi o sistema de apartheid e outros detalhes sobre a vida de Nelson Mandela. Sugerimos que os alunos sejam organizados em duplas.
Atividade 2
Dando continuidade à aula, estando os alunos em duplas, o professor deverá nomear as duplas com as letras A e B. Em seguida, cada dupla deverá iniciar uma pesquisa, conforme os respectivos temas sugeridos abaixo.
Tema A - Vida de Nelson Mandela (Duplas nomeadas pela letra A):
Tema B - história da África do Sul e sobre o Apartheid (Duplas nomeadas pela letra B):
Sugerimos alguns sites para que os alunos possam efetuar as pesquisas. Além de pesquisas em sites, o professor poderá providenciar outras fontes de pesquisa, que podem ser: livros didáticos e paradidáticos, jornais e revistas.
Sugestão de sites para a pesquisa sobre a Vida de Nelson Mandela (Tema A):
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nelson-mandela/nelson-mandela.php
http://www.brasilescola.com/biografia/nelson-mandela.htm (Fig.3)
http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u722.jhtm
Figura 3 – Imagem do site “Brasil Escola”
Disponível em: http://www.brasilescola.com/biografia/nelson-mandela.htm
Acesso em: 27. Nov. 2010.
Sugestão de sites para a pesquisa sobre história da África do Sul e sobre o Apartheid:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm (Fig.4)
http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/historia_africa_do_sul.htm
Figura 4 – Imagem do site “Sua Pesquisa”
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/apartheid.htm
Acesso em: 27. Nov. 2010.
Ao término da pesquisa, uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B, e após discutirem sobre suas pesquisas, deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão depois que os grupos (junção das duplas) tiverem feito as discussões de suas pesquisas:
- O que mais chamou a atenção nas pesquisas realizadas?
- De acordo com as pesquisas, vocês acham que Mandela foi uma pessoa importante para os negros e para a população que vive na África do Sul? Por quê?
- O que foi o Apartheid?
- Quais eram as principais leis do Apartheid?
- O que significa a palavra Apartheid?
- Por que Mandela sofreu muita opressão e repressão?
- Por que Mandela foi preso?
- Qual é a formação profissional de Mandela?
- Como foi a infância de Mandela? Por que ele foi o primeiro membro de sua família a freqüentar escola?
- Atualmente Mandela é ainda uma pessoa importante? Por quê?
- Em que dia é comemorado o dia internacional de “Nelson Mandela”? Por que essa data foi escolhida?
Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os conhecimentos construídos durante a realização das pesquisas, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.
Atividade 3
Criando o “Espaço Nelson Mandela”
Com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que o professor proponha aos alunos a organização de um “Espaço Nelson Mandela” na sala de aula. Para isto, cada grupo deverá confeccionar um cartaz abordando a temática trabalhada na aula - vida de Nelson Mandela e sua importância para o mundo.
Os alunos, organizados em grupos, poderão usar as informações obtidas nas pesquisas e nas discussões em grupos e com a sala para confeccionar o cartaz.
Sugerimos que no cartaz contenham imagens de Nelson Mandela, da África do Sul e que contenham as seguintes informações:
- Quem é Nelson Mandela;
- Sua importância para o fim do Apartheid;
- O que foi o Apartheid?
Após a confecção dos cartazes, os alunos poderão convidar os outros alunos da escola para que visitem o “Espaço Nelson Mandela” e que sejam os “guias” da “exposição”, isto é, que contem aos visitantes a história de Mandela. Para isso, é importante que cada grupo indique um aluno para ser o guia.
Sugerimos também que os vídeos sobre a história de Mandela e do Apartheid, conforme o link abaixo seja transmitido aos visitantes da exposição:
Link do vídeo 1: “Biografia – Nelson Mandela”
http://www.youtube.com/watch?v=fAAICXGd6vc
Link do vídeo 2 : “Além de futebol, a Copa ajuda a entender o legado de Mandela”
Link do vídeo 3: "Trailer do filme Invictus"
http://www.youtube.com/watch?v=211tsGoram8
Link do vídeo 4: “Apartheid – História” (Fig. 5)
http://www.youtube.com/watch?v=8Q7ZM_YjrIw&feature=related
Figura 5 – Imagem do vídeo “Apartheid – História”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8Q7ZM_YjrIw&feature=related
Acesso em: 27. Nov. 2010.
Observação: Os vídeos 1, 3 e 4 apresentam alguns textos. Assim, se o professor considerar necessário poderá mostrar os vídeos por duas vezes, para não correr o risco de que eles não façam a leitura de todas as frases.
Em outra oportunidade o professor poderá trabalhar com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor com os alunos, cujos links estão abaixo:
Aula “Aprendendo sobre a lei do ventre livre”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23343
Aula “África: a importância de conhecê-la??”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12470
Aula “Aprendendo com o Absolutismo”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1527
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam quem é Nelson Mandela e qual sua importância para o mundo.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/04/2011
Quatro estrelasMuito importante e atual. Quando a educação está procurando caminhos para capacitar professores para estarem atuando contra o preconceito e a discriminação na escola, a aula já é um bom norteador para trilhar a linha do pluralismo social.