11/02/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
-Levantar hipóteses sobre formas antigas/futuras de enviar mensagens.
-Conhecer alguns personagens da mitologia que eram mensageiros dos deuses .
-Conhecer um pouco da história dos correios.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Conversa Informal
O professor inicia a aula conversando com os alunos sobre as origens do Correio. Ele conta que em todas as culturas havia deuses mensageiros. Só na Grécia, havia dois : o deus Hermes e a deusa Íris.
Na mitologia grega, a deusa Íris descia do céu em um facho de luz de sete cores, e por isso deu origem à palavra arco-íris... As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Íris era uma deusa mensageira, que tinha como função manter a ligação entre o céu e a terra, transmitindo ordens, pedidos e conselhos. .Frequentemente ela usava sandálias com asas, semelhante com as do também deus mensageiro Hermes. Ela é uma figura feminina com asas e muito bonita e na maioria das vezes ela aparece vestida com uma longa túnica e suas asas são douradas..
http://4.bp.blogspot.com/_uqRLzBLiAF0/TEugX69zbtI/AAAAAAAAAl8/7VyXL-CSzjE/s1600/iris.jpg
O outro deus mensageiro era Hermes , filho de Zeus e da ninfa Maia Entre suas várias funções,era mensageiro dos deuses, protetor das estradas e dos viajantes.Era representado como um jovem atlético, com capacete alado, asas nos pés e, nas mãos, o caduceu - bastão mágico com que distribui fortuna. Em Roma, ficou conhecido pelo nome de Mercúrio.
http://3.bp.blogspot.com/_FrUnBS-tTfY/TBKLbv_wPHI/AAAAAAAABrg/Mhx5yRC8dTY/s1600/hermes2.jpg
Pequena História do Correio -texto para os alunos e dinâmica de leitura
O professor distribui o texto abaixo.
A história do correio têm origem na Grécia antiga, em 190 a.C., quando um general da cidade de Atenas enviou um mensageiro para comunicar aos atenienses a vitória de seu exército sobre os Persas. É justamente daí que se origina a palavra "correio" do original: correr. Diz a história que o mensageiro de Atenas correio, correu aproximadamente 39 quilômetros para levar a mensagem, mas morreu de exaustão e apenas balbuciou "Vitória" antes de cair morto.
Há registros de redes postais entre egípcios e babilônios transmitidas por meio de placas de argila.
Muitos povos também utilizaram pombos correios ou andorinhas para trocar mensagens. Estes pássaros eram pintados com cores de determinados significados e depois soltos ou tinham uma mensagem amarrada aos seus pés e seguiam uma rota pré-estabelecida.
Dinâmica de Leitura da Pequena Historia do Correio : Atenção à pergunta e à resposta
a- O professor indica um aluno parra elaborar uma pergunta sobre o texto e indicar um colega para responder a esta pergunta.
b-O colega indicado pelo aluno responde à pergunta.
c-O professor solicita a um terceiro aluno que repita a pergunta e a resposta dos colegas anteriores, fazendo, ao final, um comentário, uma apreciação pessoal sobre pessoal sobre a formulação da pergunta e a clareza da resposta.
c-A Dinâmica poderá ter continuidade, com a elaboração de uma nova pergunta.
Laboratório de Informática
O professor pergunta a seus alunos quais os principais meios de comunicação utilizados por eles e os convida a assistir uma animação sobre a evolução dos meios de comunicação.
http://www.youtube.com/watch?v=rtkqmFjFv28.
Depois de assistirem ao filme, os alunos devem listar os meios de comunicação que lembrarem.
Carta Misteriosa
O professor pergunta aos alunos quem já recebeu ou mandou uma carta ou cartão postal.
Depois de conversarem , o professor fala de uma carta muito antiga e que ninguém mais sabe o autor e diz que gostaria que eles escrevessem o que fariam se recebessem aquela misteriosa e anônima carta.
Entrega aos alunos, dentro de um envelope, a seguinte carta:
"Se jogares fora esta carta, me amas;
Se rasgares, me adoras,
Se guardares, por mim choras,
Se queimares queres casar comigo.
Se deres a alguém, me desejas,
Se rabiscares, gostas de mim,
Se devolveres, queres um beijo meu
Se quiseres namorar comigo, dobra-a."
http://1.bp.blogspot.com/errw-C2pAEo/TJwBUPXy151/AAAAAAAAAEc/HJLZCcgQe3c/s1600/carta.jpg
1-História do selo para o professor: http://www.filatelista-tematico.net/historia.pdf
2-Meios de comunicação em geral e a sua evolução : http://www.youtube.com/watch?v=MYgmScG3gEM&feature=related
3-Uso profissional do pombo correio na África: :http://www.youtube.com/watch?v=o-fZMpVst6U&feature=related
4- Música e letra Pombo Correio – Moraes Moreira : http://letras.terra.com.br/moraes-moreira/47522/
5-Pica Pau - Correio à Jato : http://www.youtube.com/watch?v=AWDDZn797Wk
6-Como fazer uma carta com mensagem secreta: http://www.youtube.com/watch?v=5EAnddvwlxM
7-História de Carteiros, abordando a questão do ingresso das mulheres na profissão : - http://www.youtube.com/watch?v=zVSYmK6Z5ys
8-Entrevista de Jô Soares com um carteiro-parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=JUWyEOup1n4
parte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=AQx4HpeSpAk
A aula será avaliada em todas as etapas, sendo observado se os alunos concluem as suas tarefas a tempo de compartilhar com os colegas o seu dever.
Deverá ser avaliado também se o aluno respeitou as regras da turma e do laboratório de informática.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!