Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com as parlendas:as fórmulas de escolha

 

24/02/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as fórmulas de escolha como um tipo de parlenda utlilizada para escolher os jogadores numa brincadeira.

Reconhecer as fórmulas de escolha como poesia (através da forma e da sonoridade)        

Participar de brincadeiras onde o critério de seleção de escolha dos jogadores seja feito por Fórmulas de Escolha         

Criar uma fórmula de escolha

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal em Rodinha

O professor deverá levar para a aula ,alguns jogos pequenos e rápidos de jogar, com por exemplo : dominó, pega-varetas, mico preto(cartas), resta um, etc.

O professor inicia a aula, perguntando à seus alunos, como fazem para decidir qual será a ordem dos jogadores num jogo ou brincadeira.Escuta todas as maneiras que os alunos apresentam, avaliando as respostas.

Depois explica que o tema da aula irá aumentar o repertório de soluções para decisão de ordem de jogadores, pois a aula será sobre fórmulas de escolha.

A professora conta na literatura oral ou folclore, existe um tipo de parlenda chamada fórmula de escolha, pois desde sempre, quem inicia o jogo foi motivo de discórdia ou confusão

As.fórmulas de escolha são a a etapa inicial de jogos ou brincadeiras de crianças, Com o objetivo de evitar desentendimentos, descontentamentos e, às vezes, até brigas, se utilizam estas fórmulas pacíficas de selecionar quem irá liderar, comandar e participar de determinado brinquedo ou jogo.  Há várias maneiras de se fazer essas escolhas, mas as mais conhecidas são em forma de versos dialogados ou sortes —muitas vezes cantados—, utilizados para decidir quem vai participarou liderar os jogos/brincadeiras.

O professor distribui os jogos que trouxe entre as crianças e pede que eles utilizem uma fórmula de escolha para iniciar a jogar.Ele começa sugerindo A Galinha do Vizinho. O professor explica que não se sabe a origem destas fórmulas mas que elas vem passando de geração a geração e são muito úteis.A Galinha do Vizinho, além de servir para definir a ordem dos jogadores também é uma cantiga de roda  .

"A galinha do vizinho, bota ovo amarelinho, bota um, bota dois, bota três, bota quatro, bota cinco, bota seis."

valdirenerosa.blogspot.com 

Após recitar a fórmula, apontando para todos os colegas para decidir a ordem dos jogadores, os alunos jogam os jogos que receberam. Quando terminarem, a professora, troca o jogo de todos, utilizando outra  fórmula de esecolha, para decidir qual jogo irá para qual grupo.Ela deve apontar os alunos, um de cada vez, enquanto recita:

"Fui à feira comprar uva, encontrei uma coruja, eu pisei na cauda dela, me chamou de cara suja."

E assim se inicia o segundo jogo, onde os alunos devem utilizar outra fórmula para decidir a. Assim a aula prosegue, enquanto houver interesse.

Sugestão de Fórmulas :

1-"Salada, saladinha, bem temperadinha, com sal, pimenta, um, dois, três."

2-"Uma pomba foi ao mato, quantas penas ela leva? - Ela leva... (responde um número qualquer) -Uma, duas , três...!"

3- “Par ou ímpar”

4- "Mamãe, mandou dizer, pra escolher, esse da-qui..."

5-Pedra, papel e tesoura (Jogo e fórmula de escolha):

Dois jogadores ficam frente a frente. Contam até três. Ao dizer três, mostram a mão direita em uma das três posições: pedra (mão fechada); papel (mão aberta); tesoura ( somente os dedos indicador e médio são estendidos). Para saber o ganhador segue-se a regra: a pedra afia a tesoura, assim, é mais do que ela; o papel embrulha a pedra, assim é mais do que ela; a tesoura corta o papel, assim, é mais do que ele. Logo: pedra ganha de tesoura, papel ganha de pedra e tesoura ganha de papel. Se os dois jogadores mostraram a mão na mesma posição, jogam novamente, até que haja um vencedor

Segunda Parte: Avaliação e Dicionário

O professor distribui as Fórmulas por escrito e prepar dez papeizinhos numerados de 1 a 10.

-O professor solicita a alguns alunos que sorteiem os papéis.

-Caso o aluno sorteie uma papelzinho com número par, deverá elaborar e responder uma pergunta sobre a primeira parte da aula.

-Caso o alunos sorteie um papel com número ímpar, deverá elbarorar uma pergunta sobrer a primeira parte da aula e indicar um colegam para respondê-la. 

Ao terminarem, o professor utiliza uma  Fórmula de escolha para escolher quem irá ler o significado Dicionário :

" Fórmula é uma frase, quadrinha ou expressão que serve para dar um recado, responder ou fazer uma escolha. As fórmulas de escolha são os dizeres usados pelas crianças ao brincar de "pique", a fim de escolher quem será, em primeiro lugar o "pegador". "Expressão dum preceito, regra ou princípio; modo já estabelecido para requerer, declarar, executar, etc. alguma coisa, com palavras precisas. " (Dicionário Aurélio Buarque de Holanda)  

Terceira Parte : Pátio

Na terceita parte da aula, os alunos brincarão de pique no pátio, utilizando as fórmulas de esecolha que levarão escritas num papel.

Sugestão de Fórmulas de Escolha para Brincadeira de Pique:

"Serra, serra, serrador, quantas tábuas já serrou? - Já serrei... (responde um número qualquer) -Uma, duas, três, ...! (No que recair o número dito, este será o pegador)"

 

"Pega, pega-pegador, mamãe, mandou dizer, pra pegar esse daqui." ou " "- Você tem uma boneca? - Tenho. - Quantos anos ela tem? (responde um número qualquer) - Um, dois, três... (No que recair o número dito, este será o pegador)"

 

Uma pulga na balança, deu um pulo, foi à França. Os cavalos a correr, os meninos a brincar, vamos ver quem vai pegar

blogdatitiavera.blogspot.com 

 Sala de Aula-Poesia

 

        Sorveteiro

"Uni duni tê Salamê mingüê

Meu sorvete colore

Uni duni tê

Mangaba, jabuticaba,

Goiaba,

Acerola, sirigüela, graviola

Uni duni tê.

Tilim, tilim, tilim...

tocando o sino

 pelas ruas da cidade

 o sorveteiro anuncia

um mundo doce e leve.

 O simpático sorveteiro

 entre frutos e cores

oferece todos os sabores:

abacaxi, caqui, sapoti,

 maracujá, cajá, araçá...

 Para alegrar nosso coração

vamos saborear um sorvetão?

 Uni duni tê."

Autora : Lenice Gomes

 http://www.construirnoticias.com.br/figuras/9/poesia5.gif

Dinâmica de Leitura para a Poesia: Responda Diferente

a-O professor solicita a um alunos que elabore uma pergunta sobre a poesia;

b-O professor solicita a um segundo aluno que responda à pergunta feita pelo colega.

c-O professor pede a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta , de uma maneira diferente, que pode ser:

-fazendo a mímica da resposta;

-mudando completamente a entonação da voz;

-dessenhando no quadro de giz;

-trocando a ordem das palavras;

-dando outras informações;

-substituindo as palavras por outras que podem ser sinônimas ou não;

-cantando;

-respondendo com outra pergunta;

-dando uma resposta absolutamente errada;

-falando e se mexendo sem parar:

d- O professor solicita ao aluno que elaborou a pergunta, que diga qual das respostas preferiu e porquê.

A dinâmica poderá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta.

 

unidunite http://lh5.ggpht.com/_cJMUdorZZKY/SfIFeEY7wUE/AAAAAAAAXlw/W-bZthJQYtU/s144-c/PARLENDA02.jpg

Laboratório de Informática

Assistir o vídeo e cantar.

Uni duni tê – Letra e vídeo - http://letras.terra.com.br/trem-da-alegria/69952/

Inventando Fórmulas

O professor desafia seus alunos em duplas ou trios, a inventarem uma fórmula de escolha, que depois deverá ser mostrada à turma.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada durante toda a aula. É importante que os alunos terminem todas as tarefas a tempo para que a aula tenha um bom andamento.

É interessante lembrar as regras da sala de aula antes de iniciar as atividades do dia, para que os alunos colaborem com elas e a aula possa fluir melhor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.