17/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
- Identificar o que são histórias sem fim.
- Reconhecer as histórias sem fim como uma das modalidades de literatura oral .
-Conhecer vários modelos de histórias sem fim (contadas e cantadas).
-Tomar contato com a obra de.Câmara Cascudo e MAlba TAhan (coletadores de histórias sem fim)
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Roda- Hora da História
O professor inicia a aula contando uma história sem fim. Ele continua a recontar até os alunos perceberem que se eles não interferirem, a história nunca se acabará.
A HISTÓRIA DA MANGABA
Era uma vez uma família que gostava muito de mangaba e morava em um lugar que tinha muita mangaba . Foram todos para o mangabal e comeram mangaba. Comeram mangaba, comeram mangaba, comeram mangaba...( Você sabe, mangaba faz muito sono, não é? Então eles dormiram, dormiram, dormiram...No outro dia quando acordaram, estavam quase mortos de fome. Então comeram mangaba, comeram mangaba...comeram mangaba, comeram mangaba...( Você sabe, mangaba faz muito sono, não é? ) Aí eles dormiram, dormiram...
Mangabas
Quando os alunos descobrirem que é uma história sem fim e que vai se repetir indefinidamente, o professor conta que as histórias sem fim fazem parte da literatura oral e que antigamente, as mães contavam este tipo de história para adormecer as crianças.Muitos brasileiros registraram este tipo de história, dentre eles se destacam Malba Tahan e Câmara Cascudo, grande pesquisador da literatura oral.
http://i54.tinypic.com/2u4h8gn.jpg
Trabalho em Grupo
O professor divide a turma e distribui para cada grupo uma história diferente. Cada grupo deverá fazer um cartaz da história e combinar/ensaiar como vai apresentar a história para o resto da turma.
Grupo 1 - MATATIAS
Era uma vez um velho chamado Matatias, que tinha sete filhos e sete filhas. Tendo de fazer uma viagem , fez. No meio do caminho, sentido-se cansado, sentou, chamou os sete filhos e as sete filhas e com a voz pausada assim começou: Era uma vez um velho chamado Matatias, que tinha sete filhos e sete filhas...( E a história continua...)
Grupo 2 - TOUREIROS:
Na Espanha havia dois toureiros; um de Barcelona e outro de Madri. Amavam a mesma mulher...Certa vez se encontraram na praça dos Touros, puxaram de suas espadas e... Pensam que se mataram? - Vou lhes contar o que aconteceu: Na Espanha havia dois toureiros; um de Barcelona e outro de Madri... (continua)
Grupo 3 -O SIRI
Era uma vez um grande rio e beira do rio nasceu um coqueiro; debaixo do coqueiro tinha um siri ( Você conhece siri? - É primo do calango). Quando o siri menos esperava caiu um coco na sua cabeça. O siri chorou, chorou, chorou...suas lágrimas forma correndo, correndo, correndo... e formaram um grande rio...e na beira do rio nasceu um coqueiro; debaixo do coqueiro tinha siri... ( Você conhece siri? É primo do calango). Quando o siri menos esperava.
Grupo 4 -ERA UMA VEZ...
Outra história sem fim Era uma vez, três, um polaco e um português. O polaco puxou a faca, o português arrepiou. Pensa que matou? Não. Vou contar o que se passou... Era uma vez, três, um polaco e um português. O polaco puxou a faca, o português arrepiou. Pensa que matou? Não. Vou contar o que se passou...
Grupo 5 -OS PATOS
Um fazendeiro muito rico tinha um bando de patos em número que não se podia contar. Numa manhã, o menino encarregado de levar os patos para a lagoa encontrou o córrego cheio d’água, das chuvas caídas na noite anterior. Como era preciso chegar à lagoa, o menino levou os patos para o córrego e obrigou-os a atravessar o riachinho.
— E então? — Os patos começaram nadando, nadando, atravessando o córrego.
— E então? — Deixe os patos atravessarem o córrego.
— E depois? — Deixe os patos atravessarem o córrego. —
E depois? — Deixe os patos atravessarem o córrego... —
E depois?
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro140/es14009a.asp
Grupo 6 -BELARMINO
Belarmino tinha uma flauta.
A flauta é de Belarmino
Sua mãe sempre dizia:
- Toca a flauta...Belarmino...
tinha uma flauta
A flauta é de Belarmino
Sua mãe sempre dizia: -- Toca a flauta...Belarmino...
tinha uma flauta. (sempre indefinidamente).
HISTÓRIA COM INTERFERÊNCIA
Esta história deve ser contada com a ajuda da turma.
1-Sempre que o professor disser ‘alto do Corcovado’, os alunos devem dizer ‘bem no alto’
2- Sempre que o professor disser ‘base do Corcovado’, a turma deve completar, ‘bem da base’.
História de Malba Tahan:
No alto do Corcovado (bem no alto) morava um velhinho. Na base do Corcovado (bem na base) morava outro velhinho. O velhinho do alto do Corcovado (bem do alto), tinha um casaco bem quente ; o velhinho da base do Corcovado (bem da base), não tinha um casaco bem quente. Quando fazia frio na base do Corcovado (bem na base), o velhinho da base do Corcovado (bem na base), subia ao alto do Corcovado (bem ao alto) e pedia, ao velhinho do alto do Corcovado (bem do alto) o seu casaco emprestado. E descia a base do Corcovado (bem á base) e ficava abrigado e obrigado. Quando fazia frio no alto do Corcovado (bem no alto) o velhinho do alto do Corcovado (bem do alto), descia a base do Corcovado (bem da base), e pedia ao velhinho da base do Corcovado (bem da base), o seu casaco emprestado. E subia ao alto do Corcovado( bem ao alto), e ficava abrigado e obrigado. Quando fazia frio na base do Corcovad (bem da base), o velhinho.... (Repete-se novamente o caso; e assim indefinidamente, até as crianças descobrirem que a história nunca terá fim).
http://2.bp.blogspot.com/_L-8nfsTsVk0/TIZrolgf0HI/AAAAAAAAC-g/NcwJ8tjU1Ag/s1600/corcovado2.jpg
1- Bia Bedran – programa em mp3- Uma História sem Fim http://dc221.4shared.com/download/jDmf70-k/bia_bedran_-_08_-_uma_historia.mp3?tsid=20101129-172641-b6229eec
2-Música Um Elefante incomoda muita gente
http://www.jangadabrasil.com.br/maio21/ca21050d.htm
Vídeo para aprender a música : http://www.youtube.com/watch?v=TSZX2xu4elE
3-Belarmino tinha uma flauta...
Brincadeira em família para aprender a música : http://www.youtube.com/watch?v=L_uJ2-r78o0
4-Vídeo : Cocoricó na Cidade- Uma Aventura tem que ter um Final : http://www.youtube.com/watch?v=k1CjUWTYwg4
5-Propaganda antiga do refrigerante Grapette : http:www.youtube.com/watch?=UE5GG4pDI8Y
6-Outra história coletada por Câmara Cascudo :http://www.youtube.com/watch?v=uuwnL67dJ_4
7-Conhecendo um pouco da vida de Malba Tahan :http://www.youtube.com/watch?v=a9xb4UN3680
A avaliação será realizada durante toda a aula. Será observado se os alunos terminam as tarefas a tempo de compartilhar com os colegas a sua produção.
Antes de iniciar a aula, é bom que o professor relembre com os alunos as regras da sala de aula, porque é necessária muita concentração neste tipo de aula.
Os trabalhos de grupo serão avaliados oralmente após cada apresentação, levando em conta o respeito ao prazo estipulado, a participação de todos os elementos do grupo e a criatividade na hora da apresentação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!