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Matemática e os “quadrinhos”

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Identificar elementos da Sociologia e da Filosofia presentes nas histórias em quadrinhos.

§ Aplicar o conhecimento matemático por meio de história em quadrinhos.

Duração das atividades
3 a 4 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de:

- Leitura e produção textual.

- Resolução de problemas.

- Informática básica.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, para iniciar essa aula, propor aos alunos em grupo (3 a 4 alunos) uma atividade de pesquisa orientada conforme sugere a WebQuest* HQ: (Re)pensando Situações e Ações, que propõe estudar diferentes temas e usar de criatividade para provocar reflexões, denunciar omissões e informar os leitores a partir da técnica da história em quadrinhos. Disponível em:  http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=11617&id_pagina=1, acesso em 29 de novembro de 2010.  

Ao final da pesquisa, os grupos deverão produzir um texto explicativo sobre o que entendem por HQ (História em quadrinhos)? Como se constrói uma HQ? Além de apresentar curiosidades que encontrem. Devem ainda,  pesquisar um HQ com a respectiva análise para posteriormente socializar com os outros grupos.

Durante a realização dessa atividade de pesquisa, o professor de Língua Portuguesa pode contribuir com os alunos na produção do texto e análise da HQ trazendo elementos da disciplina para auxiliar na pesquisa.

* Lembrando que a WebQuest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor dá indicativos de sítios, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e a concluam com sucesso.

Após a rodada de socialização o professor pode encaminhar com os grupos...

Quadrinho 1 - Fonte: http://files.nireblog.com/blogs3/joanninha_milla/files/222.bmp 

Quadrinho 2 - Fonte: http://astropt.org/blog/wp-content/uploads/2009/07/religiao-matematica.gif
   

As histórias em quadrinhos representam uma forma de comunicação expressiva, que integra as linguagens gráfica e literária, compondo a chamada literatura gráfica. Este tipo de narrativa, que se constrói com imagens e letras, são em geral, publicadas em formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. Alguns estudiosos consideram as pinturas rupestres precursoras das histórias em quadrinhos, fato que antecede a própria invenção da escrita.

Nas paredes das cavernas eles registravam cenas de caças, as regras de sua vida espiritual, o seu dia a dia, enfim a construção de sua vida e do seu significado. Ninguém pode ao certo afirmar quando elas surgiram: definir quando foi feita a primeira história em quadrinhos é uma tarefa difícil e subjetiva. No Brasil, as histórias em quadrinhos são denominadas de historinhas, histórias em quadrinhos, tirinhas ou simplesmente quadrinhos. Mas, geralmente, as revistas são chamadas de gibi.

O recurso visual empregado nas HQs, em que onomatopéias, legendas e balões transmitem a mensagem, permite explorar verbalmente diferentes conceitos, pois ao focar o olhar nas imagens e tentar decifrar os significados de seus códigos, aprendemos a ler e a interpretar diferentes conceitos.

Fonte: http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss11_06.pdf  

Uma das grandes questões dos quadrinhos está nas mensagens que eles repassam. Um HQ, traz entre outras coisas, mensagens de alerta, relembrando valores e responsabilidades que muitas vezes no corre-corre diário deixamos adormecidos. Também informam a respeito de comportamentos nas mais variadas situações e áreas do conhecimento, de uma forma muito criativa. 

Explorar e analisar diferentes tirinhas, abordando conceitos da sociologia e da filosofia com os alunos pode ser uma atividade bem interessante.

Por exemplo:

Professor, solicite que os alunos analisem a tirinha a seguir. Que elementos podemos retirar? Que mensagem ela passa?


Fonte: Quino em Mafalda - O mundo esta doente.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_hZJy6uI8WSo/TB6FJwrBP7I/AAAAAAAAACY/i_dNzQ9JyZI/s1600/mafalda09_12.jpg

Apesar de utilizar apenas a imagem nesta tirinha, Mafalda diz que "o mundo está doente, e nós adoecemos com ele". Ela sugere que precisamos "curar" nosso mundo. Violência, desunião de povos e raças, seriam algumas dessas doenças. O que fazer para curar o mundo?

Na próxima tirinha, encontramos imagem e texto, duas linguagens que se complementam para apresentar uma mensagem. Novamente professor, solicite aos alunos que façam a leitura da tirinha. Neste caso, o professor pode abordar inúmeras questões a respeito da TV como elemento de dominação.

 

Fonte: Quino - Mafalda, Televisão.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_sH20v2yaLJc/SSserUhCMKI/AAAAAAAAADA/uzi6-W_QGkE/s400/Mafalda1.jpg 

Explicando...

Para analisar os quadrinhos é importante levar em consideração dois códigos: o lingüístico e o das imagens. Estes podem ser analiticamente separados mas são complementares para a leitura dos quadrinhos. Entretanto, em alguns momentos pode haver predominância de uma ou outra linguagem. Silva destaca que a relevância na linguagem das histórias em quadrinhos se encontra nas imagens; como, por exemplo, nas cores, as ambiências criadas pelas sombras, pelos enquadramentos, que nos informam sobre as características das personagens e do desenvolvimento da ação. O que dá a marca da linguagem dos quadrinhos são os balões, o espaço onde a fala ou pensamentos dos personagens são inseridos. O uso dos balões delimita a diferença entre quadrinhos e qualquer outra forma de narrativa.

Fonte: SILVA. N. Elementos para a análise das Histórias em Quadrinhos.
Disponível em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/5093/1/NP16SILVA.pdf, acesso em 02 de dezembro de 2010.  

Como modelo de abordagem consciente, o professor pode apresentar aos alunos o HQ Com o trânsito não se brinca. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11386, acesso em 30 de novembro de 2010. Essa mídia aborda os cuidados que devemos ter quando o assunto é trânsito. Possui 12 imagens que retratam situações vivenciadas no cotidiano dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. As imagens possuem legenda que trazem mais orientações sobre o assunto, para vê-las basta arrastar o mouse sobre elas. 

HQ Com o trânsito não se brinca 

Se julgar necessário, pode explorar com os alunos o conteúdo previsto na aula Introdução a Sociologia, da professora Rosangela Menta Mello, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1388, acesso em 30 de novembro de 2010. 


Atividade 2

Professor explique aos alunos que além das abordagens da sociologia e filosofia, também encontramos conteúdos matemáticos explorados nos conteúdos das HQs. 

Com os alunos (ainda nos grupos), reunidos em sala de aula, propor os seguintes problemas que foram propostas no vestibular da UERJ. Para resolução dos problemas, permita que os alunos busquem meios próprios para chegar ao seu resultado e só então formalize as resoluções.

a - Observar a imagem:

Suponha que o volume de terra acumulada no carrinho-de-mão do personagem seja igual ao do sólido esquematizado na figura abaixo, formado por uma pirâmide reta sobreposta a um paralelepípedo retângulo.

Assim, o volume médio de terra que Hagar acumulou em cada ano de trabalho é, em dm3, igual a:

Fonte: 1º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2002.

Resolução:

V= Vparalelepípedo + Vpirâmide

V = a.b.c + 1/3 A.b.h

V = 10.6.4 + 1/3 10.6.3

V= 240 + 60 + 300 dm3

Então...

Como Hagar diz que levou 20 anos:

20 anos ----- 300 dm3

  1 ano     ------    x

x = 15 dm3

b) Considere:

Considere que o leão da história acima tenha repetido o convite por várias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19 vezes; na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27 vezes e assim sucessivamente, sempre aumentando em 4 unidades o número de convites feitos na semana anterior. Imediatamente após ter feito o último dos 492 convites, o número de semanas já decorridas desde o primeiro convite era igual a:

Fonte: 1º Exame de qualificação da UERJ. Vestibular 2002.

Resolução:

A situação descrita no problema pode ser representada através de uma P.A., onde o primeiro termo (a1) vale 19, a razão(r) vale 4, e o intervalo de tempo entre cada série de convites (n) equivale a 1 semana.

O total de convites feitos pelo leão será igual a:

         (a1+an).n

Sn= -------------- onde, a= 19
             2

an = a1 + (n -1).r

an = 19 + (n -1).4           

Sn = 492

Portanto, teremos:

           [19+19+ (n-1).4] .n     [38+4n-4].n     (34+4n).n

   492=-----------------------  = --------------- = ------------

                       2                           2                    2

Teremos portanto:  492.2 = 34n + 4n2 

                            4n2 + 34n - 984 = 0,

resolvendo a equação temos...

n1 = 12 (resposta correta)

n2 = -20,5 (não serve)

Atividade 3                                        

Propor aos alunos (ainda nos grupos) a elaboração de um problema matemático desenvolvido por meio de uma HQ. Estabeleça o número de quadros (por exemplo: no máximo 3 quadros).

Uma sugestão é que os grupos podem adaptar alguma tira já existente, elaborando o problema a partir dela, conforme os problemas propostos na atividade 2.

Para o desenvolvimento da HQ, o professor pode propor aos alunos o software Hagáque, disponível para download em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque, acesso em 30 de novembro de 2010. Esse software é um editor de histórias em quadrinhos, distribuído gratuitamente, que possibilita a criação de HQs. Possui um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma história (cenário, personagens, balões etc) e vários recursos de edição destas imagens.

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ 

Ao final das criações dos grupos, propor uma rodada para resolução dos problemas, identificando conteúdos matemáticos abordados pelos alunos, bem como, diferentes conceitos sociológicos e filosóficos apresentados no desenvolvimento das HQs.

 

SILVA. N. Elementos para a análise das Histórias em Quadrinhos. Disponível em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/5093/1/NP16SILVA.pdf, acesso em 02 de dezembro de 2010.

EduHQ. Disponível em: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_assunto/matematica/matematica.php?pageNum_Recordset1Matematica=1&totalRows_Recordset1Matematica=5, acesso em 29 de novembro de 2010. 

MARTINS, C.C.L.; CASCAO, O. S. Ora, bolinhas! Uma conexão entre a Geometria e a História emQuadrinhos. Disponível em: http://www.alb.com.br/anais16/sem15dpf/sm15ss11_06.pdf, acesso em 29 de novembro de 2010. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
HQ Com o trânsito não se brinca Imagem
Recursos Complementares

CUNHA, I. Liga Matemática (Uma história em quadrinhos interativa). Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23718/000743291.pdf?sequence=1, acesso em 29 de novembro de 2010.    

MORAES, P. HQs e Matemática. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23717/000743289.pdf?sequence=1, acesso em 29 de novembro de 2010.       

MISKULIN, R. G. S.; AMORIM, J. A.; SILVA, M. R. C. Histórias em quadrinhos na aprendizagem de matemática. Disponível em: http://cenfopmatematicasignificativa.files.wordpress.com/2010/06/cc45.pdf, acesso em 29 de novembro de 2010.   

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Desenvolvimento e participação na pesquisa da atividade inicial. O aluno foi criativo? Apresentou comentários relevantes? Demonstrou conhecimento? Contribuiu no grupo?

- Participação durante a explanação do professor. Foi argumentativo? Raciocínio adequado?

- Participação na resolução dos problemas?  Realizou as tarefas?

- Na atividade de construção da HQ. Contribuiu no grupo?  Apresentou produção adequada?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniões

  • walter sena, UFC, matematica , Ceará - disse:
    walterkedima_03@hotmail.com

    11/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom este material bem explicado e bem apresentado...


  • ana patricia lima sampaio, Universidade Federal do Amazonas , Amazonas - disse:
    anapsampaio@ig.com.br

    18/09/2011

    Quatro estrelas

    Achei essas atividades interessantes e criativas para trabalhar a matemática contextualizada. Parabéns pelas dicas


  • Rosemeire Reis Ribeiro da Costa, ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA , Goiás - disse:
    profrose@folha.com.br

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    A aula demonstra a interação e integração com as áreas de conhecimentos que tendem cumprir a formação integral do aluno. E mais: a oportunidade de crescimento do professor, além de sua área de atuação!


  • Luiz Fernando da Silva, CE Dom Geraldo Fernandes , Paraná - disse:
    lfsernandosilva@seed.pr.gov.br

    04/03/2011

    Quatro estrelas

    Ótima proposta para desenvolver a criatividade e, ao mesmo tempo, despertar o interesse pela matemática. Já uso tiras em quadrinhos há dois anos nas minhas aulas de matemática e física, e os resultados foram satisfatórios.


  • ANTONIO RAFAEL MOURA LOPES, Secretaria Municipal de Educação de ARARENDA , Ceará - disse:
    rafael_seducm@hotmail.com

    16/01/2011

    Quatro estrelas

    Muito criativa e diferente!


Sem classificação.
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