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Oficina da Palavra : Jogando com as Palavras.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Tomar contato com a obra do escritor Lewis Carrol.

Reconhecer Lewis Carrol como um inventor de jogos de palavras

Brincar com alguns jogos dele (carta enigmática, leitura no espelho, anagramas etc)

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1 -Conversa Informal no Laboratório de Informática

O professor inicia a aula perguntando aos alunos quem leu/assistiu o filme de Alice no País das Maravilhas e o que acharam.

Se possível, o professor passa o trailler do filme:

Filme: http://www.youtube.com/watch?v=3_38Bklf0N0  

Animação :  http://www.youtube.com/watch?v=v-myBq9UYIY 

http://www.chongas.com.br/2009/07/filme-alice-no-pais-das-maravilhas/ 

2 -Brincadeira de Mímica - Sala de Aula

O professor relembra com os alunos os personagens, dando as suas principais características, para que eles brinquem de mímica.

A um sinal dado, todos devem passear pela sala como se fosssem o personagem que escolheram.

http://chadecasinha.files.wordpress.com/2010/02/f04582.jpg 

Sugestão de Personagens :

ALICE é uma garota que vive em uma época de pessoas muito conservadoras. Para elas, Alice deveria se casar com um lorde inglês e ser feliz para sempre. Mas é justamente isso o que Alice não quer. Ela quer sonhar, viver e conhecer outras coisas.E assim, distraída, vai atrás do Coelho de casacão a acaba entrando em sua toca. 

 CHAPELEIRO MALUCO não é do tipo que demonstra suas emoções abertamente. E essa mudança de humor é visível em seu rosto e suas roupas. Vive com hora marcada e não tem medo de falar nada. E é ainda o grande amigo da Alice (além de um chapeleiro de mão cheia)

 IRACEBETH, A RAINHA VERMELHA é uma monarca que adora mandar e tem uma cabeça enorme. Por falar nisso, vive gritando para os seus soldados para que a cabeça das pessoas sejam cortadas. Todos têm medo dela.

MIRANA, A RAINHA BRANCA é a irmã caçula da Rainha Vermelha, e embora pareça ser gentil e doce, ela é um pouco estranha, às vezes.

 TWEEDLEDEE e TWEEDLEDUM são os gêmeos gorduchos (que lembram os sapos) que estão sempre discordando um do outro. Suas conversas são confusas, falam sempre em forma de charadas. Ainda assim, são queridos, gentis e bem intencionados.

O GATO RISONHO (ou GATO DE CHESHIRE) tem habilidade de aparecer e, de repente, sumir. 

 O COELHO BRANCO está sempre atrasado, sempre com pressa, sempre correndo. É ele quem encontra Alice no mundo real e a leva para o subterrâneo.

A LEBRE DE MARÇO faz as festas do chá do Chapeleiro Maluco em sua casa. Paranóico, ansioso e ligeiramente insano, está sempre apertando as patas e orelhas e tem uma tendência a atirar bules de chá e outras coisas. 

 ABSOLEM, A LAGARTA é bem calma. Talvez por isso, é a personagem que tudo sabe. Ela é e guardiã absoluta do Oráculo, um documento antigo que mostra todos os importantes eventos do passado, do presente e do futuro da história do Mundo S

Adaptado do  http://blogs.estadao.com.br/estadinho/tag/alice-no-pais-das-maravilhas 

3-O Autor Lewis Carrol

O professor conta aos alunos que Carroll era grande apreciador de charadas e jogos de palavras . Ele era matemático, fotógrafo e escritor e adorava pensar qual era a lógica do pensamento infantil e adulto.Ele inventou muitos jogos de palavras e aperfeiçoou outros O professor mostra um exemplo de um jogo inventado por ele. Como o nome em inglês é um pouco difícil, ‘doublets’, o professor combina  chamá-lo de ‘dobradinhas’.

http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/48552_Papel-de-Parede-Alice-no-Pais-das-Maravilhas_1024x768.jpg

 Regras: 

1-O aluno deve escolher duas palavras com o mesmo número de letras, tais como Céu e MAR  ou LONGE e PERTO.

 2- Depois,ele deve relacioná-las através de outras palavras, sendo cada uma diferente da anterior apenas em uma letra.

Veja os exemplos do poeta Augusto de Campos, que  adorava Lewis Carrol e também gostava de brincar com dobradinhas.

CÉU                                            LONGE

Cem                                            Monge

Com                                            Monte                                      

Cor                                             Ponte                                         

Dor                                             Ponto

Dar                                             Porto

MAR                                           PERTO

Outros exemplos : http://luizalgarra.blog.br/2010/06/07/poemas-ciberneticos-de-lewis-carrol/   

O professor pode fazer junto ou sugerir aos alunos que façam as dobradinhas: BEM                   SOM         LONGE         TUDO         PAI             SIM

MAL                  LUZ           PERTO         NADA           MÃE          NÃO

Outro jogo bem antigo e divertido, que o professor pode propor, são os anagramas .http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/index.asp .

O professor também pode convidar os seus alunos para escreverem um bilhete para um colega sorteado e pedir que ele leia olhando no espelho. Peça que os seus alunos levantem  hipóteses, façam experiências e tirem conclusões.

Laboratório de Informática-

1Ler a história ilustrad por diferentes artistas-  http://blogs.estadao.com.br/estadinho/a-historia-de-alice/  

2-Jogo:-http://www.jogosegamesdahora.com.br/jogos%5Fonline%5Fpath/401/Alice%2Dno%2DPais%2Ddas%2DMaravilhas  

3-Jogo :-http://www.freeonlinegames.name/jogos/rabbit-in-wonderland.pt  

 

Recursos Complementares

1-Uma paródia do Mickey do livro Alice Através do Espelho:  http://thahy.com/intimo/desaniversario/  

2-As principais versões da história à venda nas livrarias do Brasil: http://ultimosegundo.ig.com.br/alice/as+alices+de+papel/n1237591397735.html  

3-Carta enigmática do Menino Maluquinho - http://2.bp.blogspot.com/_CJODmVH2wE8/TAZmjmSnX3I/AAAAAAAAPkY/gXfiSfQrkIc/s1600/carta_enigmatica.gif  

4-Carta enigmática da Julieta - http://4.bp.blogspot.com/_OVKcW_0lOjg/SwCDbw4qyFI/AAAAAAAAEEE/dIWEPAIQ9VA/s1600/0%2B007.jpg  

5-Carta Enigmática: http://2.bp.blogspot.com/_OVKcW_0lOjg/SwCDMEafr0I/AAAAAAAAEDk/Dy-rZ_ZaCYA/s1600/0%2B003.jpg

6- Acróstico feito por Lewis Carrol com o nome de Alice  :-http://brasillewiscarroll.blogspot.com/   

7-Ebook Alice no País das Maravilhas : http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alicep.html  

8-Combinar um lanche coletivo de desaniversário de toda a turma - Cada aluno contribuirá com uma fruta e se fará uma enorme salada de frutas para combinar o desaniversário de todos, ou os meninos levaráo um prato de salgados e as meninas de doce.

Poderá também ter apenas um bolo que todos os desaniversariantes apaguem a vela.

O importante é a brincadeira e não o tipo de lanche.

Vídeos do Filme que mostram o Desaniversário: - hhttp://www.youtube.com/watch?v=KeXesqyd3Kch  e

                        http://www.youtube.com/watch?v=ggGMAEm6wM0   

Os alunos também poderão sortear um amigo oculto e fazer um cartão de desaniversário para dar de presente a ele.

9-O início da história de Alice escrita em letra cursiva e ilustrada –

O professor pode dar uma folha  diferente para cada aluno e fazer a leitura oral ou  colocá-las no mural, para que os alunos possam ler/admirar as imagens. http://3.bp.blogspot.com/_xUlEFthCBPc/TH1daTN-TAI/AAAAAAAANtg/UcO8zXExsbg/s1600/Picture+13.jpg   

10-Alice e a Moda -http://www.triplov.com/contos/Alice-no-pais-das-maravilhas/header.jpg  

11--Um Chá Maluco – Texto : http://www.triplov.com/contos/Alice-no-pais-das-maravilhas/header.jpg  

Avaliação

O professor deve recordar as regras da sala de aula e do laboratório de informática antes de iniciarem as atividades do dia.

Os alunos serão incentivados a procurar ajuda com os colegas que terminarem as tarefas mais cedo.

Neste tipo de aula, o aluno deverá ser avaliado em todas as etapas. Deve ser observado se ele termina as tarefas a tempo, se ele compartilha os seus conhecimentos, se pede auxílio etc.

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