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Doping! A droga no Esporte...

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer dados referentes ao doping na História.

- Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping.

- Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Na primeira fase da Copa da África do Sul de Futebol foram selecionados 450 jogadores para a realização de exames e mais 200 jogadores para controles feitos nos dias de jogos. Os resultados foram animadores e satisfatórios, pois não se constatou nenhum caso de doping nos atletas examinados. O mesmo ocorreu nas últimas três edições da Copa do Mundo de 1998, 2002 e 2006.

Mas isso significa que o doping foi banido dos esportes?

Professor, para responder essa pergunta a sugestão é dividir a aula em quatro momentos.

1º Momento: contextualizar o tema doping a partir da explanação do juramento olímpico, onde os atletas se comprometem ao fair play (jogo limpo) e em seguida apresentar o vídeo Doping, o qual explica como funciona o doping.

2º Momento: apresentar dois simuladores para que os alunos possam conhecer casos de atletas envolvidos em casos de doping e também conhecer as punições aplicadas em quem usa de métodos proibidos para vencer o adversário.

3º Momento: apresentar a cartilha "Informações sobre o uso de medicamentos no Esporte", onde os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do doping na história esportiva, conhecer algumas substâncias e métodos proibidos e permitidos e também compreender sobre o uso de suplementos alimentares e produtos naturais por atletas.

4º Momento: para finalizar o tema "Doping! A droga no Esporte...", o professor pode propor um debate de que maneira a escola pode prevenir e conscientizar os alunos sobre o problemas que as drogas em geral podem causar.

Juramento Olímpico

 "Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes".

Escrito pelo Barão de Coubertin e proclamado pelo esgrimista belga Victor Boin durante o cerimonial de abertura dos Jogos de Antuérpia na Bélgica, em 1920.

Não somente nos jogos olímpicos, o juramento é comum no meio esportivo, onde os atletas se comprometem a superar seus limites dentro de regras preestabelecidas. Regra essa, muitas vezes quebrada de forma silenciosa, a qual pode resultar em novos recordes mas também pode sentenciar a carreira de um atleta.

Uma das formas utilizadas para burlar tais regras é conhecida como doping. Registros apontam o uso de substância como chás de diversas ervas e a ingestão de alguns tipos de cogumelos com a intenção de aumentar o rendimento do atleta nas competições desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade.

 

Mas afinal o que é Doping?

Que substâncias e métodos ilícitos são usados atualmente?

Quais implicações seu uso pode trazer aos atletas?

 

Dopagem (inglês to dope  = "adicionar substância estranha" + sufixo "agem") é o ato, o efeito ou a realização de introduzir substância(s) estranha(s) num meio ou sistema, não vivo ou vivo, acidental ou intencional, licita ou ilicitamente, com propósitos usualmente bem determinados.

Segundo o Comitê Olímpico Internacional, doping caracteriza o uso de drogas em esportes para tentar melhorar o desempenho.

Sugestão:  para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informações sobre o tema, a sugestão é a visualização do vídeo abaixo, o qual apresenta informações sobre o uso de doping por atletas brasileiros e sobre o aumento da fiscalização.

Obs: antes de apresentar os vídeos o professor pode propor aos alunos um roteiro de atividade relativa a cada vídeo.

Texto de apoio: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.

Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).  

Atividade 1

Durante a apresentação do vídeo os alunos deverão registras em seus cadernos:

- Aspectos positivos do vídeo.

- Aspectos negativos.

- Idéias principais que passa.

Obs: esse registro pode ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

Vídeo: Doping 

Descrição: Até onde vai a tentativa do atleta para vencer os limites do próprio corpo? Entrevistas com a médica e triatleta Sandra Soldan; os ex-atleta Joaquim Cruz, Ricardo Prado e Nélson Rocha; e com a para-atleta Terezinha Guilhermina.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=E3hCcLhlVf4   (acesso em 01/12/2010). 

Como já foi comentado, casos de doping são descritos desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade. O infográfico abaixo apresenta o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1904, em St. Louis nos Estados Unidos e outros casos de doping em outros eventos Olímpicos até a última edição em Pequim (China) 2008. O segundo infográfico nos mostra alguns casos de doping ocorridos no esporte brasileiro.

Atividade 2

Para melhor compreender sugiro a apresentação dos infográficos abaixo e responder as questões presentes no roteiro.

Infográficos

Doping nos Jogos Olímpicos

Descrição: desde o início das Olimpíadas Modernas, dezenas de atletas foram flagrados utilizando substâncias ilegais para melhoria de desempenho. Veja os principais casos e conheça as substâncias usadas.

Disponível em: www.estadao.com.br/images/especiais/2D/0B/A2/2D0BA223FC784B29B1AD17678B03B2CB.swf (acesso em 01/12/2010). 

Doping no esporte olímpico brasileiro 

Descrição: esse simulador mostra de forma cronológica alguns casos de doping que ocorreram com atletas brasileiros em várias modalidades esportivas. Relembre casos de doping envolvendo atletas brasileiros.

Disponível em: www.estadao.com.br/images/especiais/E5/DF/54/E5DF54C5389C48369948E71F1C1C7BD2.swf (acesso em 01/12/2010). 

Roteiro de perguntas para os infográficos:

-  Qual foi o primeiro caso punido por doping pelo COI (Comitê Olímpico Internacional)?

- O COI reconheceu que houve erro referente aos Jogos Olímpicos de Munique na Alemanha, qual?

- A Alemanha Oriental tanto em Montreal (Canadá) como em Moscou (Rússia) conquistou muitas medalhas, comente como isso ocorreu.

- Quais Olimpíadas não registrarão casos doping em atletas medalhistas?

- Em qual Olimpíada foi registrada pela primeira vez o uso de substâncias dopantes em animais?

- Quais são as principais substâncias encontradas nos exames de atletas brasileiros?

- No Brasil, atletas flagrados em exame anti-doping recebem quais tipos de punição?

Atividade 3

No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs .

Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzirão sua respostas em forma de cartazes para exposição em sala de aula.

Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  (acessado em: 03/10/10).  

Atividade 4

Para essa atividade a sugestão é a leitura  da Cartilha "Informações sobre o uso de medicamentos no esporte 2010". Após essa leitura os alunos deverão responder as questões pertinentes no roteiro, o resultado dessa pesquisa deverá ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

Descrição da Cartilha: a área de controle de doping do Comitê Olímpico Brasileiro publica regularmente uma cartilha com dados e orientações a atletas e a toda Comunidade Olímpica sobre o uso de medicamentos no esporte. Sua versão de 2010, a nona edição oferece a lista de substâncias e métodos proibidos pela Agência Mundial Antidoping, entre outras informações importantes.

Cartilha 2010 

Disponível em: www.cob.org.br/pesquisa_estudo/pdfs/Livreto_doping_2010.pdf (acesso em 01/12/2010). 

Questionário de acordo com a cartilha:

- Definição atual de doping?

- Cite algumas substâncias e métodos proibidos em competição e fora de competição.

- Quais são os fármacos (droga que seja utilizada com fim medicinal) permitidos.

- Qual o posicionamento em relação ao uso de suplementos alimentares e produtos naturais.

  

Para finalizarmos essa aula a sugestão é relacionar o Doping nos esportes à prevenção ao uso de drogras na escola. A sugestão para iniciar o debate é de apresentar o vídeo "Prevenção às drogas [Esporte na escola]".

Descrição: Aborda a promoção da auto-estima das crianças, através dos esportes, para evitar envolvimento com drogas. Enfoca o papel decisivo que o esporte possui, pois muitas crianças encontram sentido em suas vidas por causa do esporte. Entrevista a atleta Magic Paula para falar sobre sua carreira no basquete e conquistas no esporte.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18469 (acessado em: 03/10/10).   

Após o vídeo formar um círculo na sala de aula ou na quadra esportiva.

Roteiro para discussão:

- De que forma a escola pode auxiliar na prevenção do uso às drogas?

- E o esporte pode contribuir nessa prevenção? Como?

Aproveitando o momento em que os alunos estão em círculo para prosseguir a discussão retomando os outros temas abordados.

Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Prevenção às drogas [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Portal Dia-a-dia Educação - Doping

www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=15 (acesso em 01/12/2010). 

Estadão.com.br www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-confirma-ausencia-de-casos-de-doping-na-copa,572778,0.htm (acesso em 01/12/2010).   

Artigosobre.com - Dopagem:

http://artigosobre.com/Dopagem (acesso em 01/12/2010).  

Sugestão de sites para pesquisa:

Spiner - Doping nos esportes

www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 (acesso em 01/12/2010).   

Revista Eletrônica Veja - Doping genético

http://veja.abril.com.br/blog/genetica/arquivo/doping-genetico/ (acesso em 01/12/2010).   

WebArtigos.com - Doping no Esporte: Os ''Limites'' do Corpo

www.webartigos.com/articles/21491/1/Doping-no-Esporte-Os-Limites-do-Corpo/pagina1.html (acesso em 01/12/2010).    

Portal da Educação Física - A história do doping nos esportes

www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7195 (acesso em 01/12/2010).     

 

 

 

 

 

 

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

- Compartilhou as atividades propostas (Google Docs).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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