24/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
- Conhecer dados referentes ao doping na História.
- Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping.
- Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
Na primeira fase da Copa da África do Sul de Futebol foram selecionados 450 jogadores para a realização de exames e mais 200 jogadores para controles feitos nos dias de jogos. Os resultados foram animadores e satisfatórios, pois não se constatou nenhum caso de doping nos atletas examinados. O mesmo ocorreu nas últimas três edições da Copa do Mundo de 1998, 2002 e 2006.
Mas isso significa que o doping foi banido dos esportes?
Professor, para responder essa pergunta a sugestão é dividir a aula em quatro momentos.
1º Momento: contextualizar o tema doping a partir da explanação do juramento olímpico, onde os atletas se comprometem ao fair play (jogo limpo) e em seguida apresentar o vídeo Doping, o qual explica como funciona o doping.
2º Momento: apresentar dois simuladores para que os alunos possam conhecer casos de atletas envolvidos em casos de doping e também conhecer as punições aplicadas em quem usa de métodos proibidos para vencer o adversário.
3º Momento: apresentar a cartilha "Informações sobre o uso de medicamentos no Esporte", onde os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do doping na história esportiva, conhecer algumas substâncias e métodos proibidos e permitidos e também compreender sobre o uso de suplementos alimentares e produtos naturais por atletas.
4º Momento: para finalizar o tema "Doping! A droga no Esporte...", o professor pode propor um debate de que maneira a escola pode prevenir e conscientizar os alunos sobre o problemas que as drogas em geral podem causar.
Juramento Olímpico
"Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes".
Escrito pelo Barão de Coubertin e proclamado pelo esgrimista belga Victor Boin durante o cerimonial de abertura dos Jogos de Antuérpia na Bélgica, em 1920.
Não somente nos jogos olímpicos, o juramento é comum no meio esportivo, onde os atletas se comprometem a superar seus limites dentro de regras preestabelecidas. Regra essa, muitas vezes quebrada de forma silenciosa, a qual pode resultar em novos recordes mas também pode sentenciar a carreira de um atleta.
Uma das formas utilizadas para burlar tais regras é conhecida como doping. Registros apontam o uso de substância como chás de diversas ervas e a ingestão de alguns tipos de cogumelos com a intenção de aumentar o rendimento do atleta nas competições desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade.
Mas afinal o que é Doping?
Que substâncias e métodos ilícitos são usados atualmente?
Quais implicações seu uso pode trazer aos atletas?
Dopagem (inglês to dope = "adicionar substância estranha" + sufixo "agem") é o ato, o efeito ou a realização de introduzir substância(s) estranha(s) num meio ou sistema, não vivo ou vivo, acidental ou intencional, licita ou ilicitamente, com propósitos usualmente bem determinados.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional, doping caracteriza o uso de drogas em esportes para tentar melhorar o desempenho.
Sugestão: para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informações sobre o tema, a sugestão é a visualização do vídeo abaixo, o qual apresenta informações sobre o uso de doping por atletas brasileiros e sobre o aumento da fiscalização.
Obs: antes de apresentar os vídeos o professor pode propor aos alunos um roteiro de atividade relativa a cada vídeo.
Texto de apoio: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.
Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).
Atividade 1
Durante a apresentação do vídeo os alunos deverão registras em seus cadernos:
- Aspectos positivos do vídeo.
- Aspectos negativos.
- Idéias principais que passa.
Obs: esse registro pode ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.
Vídeo: Doping
Descrição: Até onde vai a tentativa do atleta para vencer os limites do próprio corpo? Entrevistas com a médica e triatleta Sandra Soldan; os ex-atleta Joaquim Cruz, Ricardo Prado e Nélson Rocha; e com a para-atleta Terezinha Guilhermina.
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=E3hCcLhlVf4 (acesso em 01/12/2010).
Como já foi comentado, casos de doping são descritos desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade. O infográfico abaixo apresenta o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1904, em St. Louis nos Estados Unidos e outros casos de doping em outros eventos Olímpicos até a última edição em Pequim (China) 2008. O segundo infográfico nos mostra alguns casos de doping ocorridos no esporte brasileiro.
Atividade 2
Para melhor compreender sugiro a apresentação dos infográficos abaixo e responder as questões presentes no roteiro.
Infográficos
Descrição: desde o início das Olimpíadas Modernas, dezenas de atletas foram flagrados utilizando substâncias ilegais para melhoria de desempenho. Veja os principais casos e conheça as substâncias usadas.
Disponível em: www.estadao.com.br/images/especiais/2D/0B/A2/2D0BA223FC784B29B1AD17678B03B2CB.swf (acesso em 01/12/2010).
Doping no esporte olímpico brasileiro
Descrição: esse simulador mostra de forma cronológica alguns casos de doping que ocorreram com atletas brasileiros em várias modalidades esportivas. Relembre casos de doping envolvendo atletas brasileiros.
Disponível em: www.estadao.com.br/images/especiais/E5/DF/54/E5DF54C5389C48369948E71F1C1C7BD2.swf (acesso em 01/12/2010).
Roteiro de perguntas para os infográficos:
- Qual foi o primeiro caso punido por doping pelo COI (Comitê Olímpico Internacional)?
- O COI reconheceu que houve erro referente aos Jogos Olímpicos de Munique na Alemanha, qual?
- A Alemanha Oriental tanto em Montreal (Canadá) como em Moscou (Rússia) conquistou muitas medalhas, comente como isso ocorreu.
- Quais Olimpíadas não registrarão casos doping em atletas medalhistas?
- Em qual Olimpíada foi registrada pela primeira vez o uso de substâncias dopantes em animais?
- Quais são as principais substâncias encontradas nos exames de atletas brasileiros?
- No Brasil, atletas flagrados em exame anti-doping recebem quais tipos de punição?
Atividade 3
No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs .
Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzirão sua respostas em forma de cartazes para exposição em sala de aula.
Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR (acessado em: 03/10/10).
Atividade 4
Para essa atividade a sugestão é a leitura da Cartilha "Informações sobre o uso de medicamentos no esporte 2010". Após essa leitura os alunos deverão responder as questões pertinentes no roteiro, o resultado dessa pesquisa deverá ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.
Descrição da Cartilha: a área de controle de doping do Comitê Olímpico Brasileiro publica regularmente uma cartilha com dados e orientações a atletas e a toda Comunidade Olímpica sobre o uso de medicamentos no esporte. Sua versão de 2010, a nona edição oferece a lista de substâncias e métodos proibidos pela Agência Mundial Antidoping, entre outras informações importantes.
Disponível em: www.cob.org.br/pesquisa_estudo/pdfs/Livreto_doping_2010.pdf (acesso em 01/12/2010).
Questionário de acordo com a cartilha:
- Definição atual de doping?
- Cite algumas substâncias e métodos proibidos em competição e fora de competição.
- Quais são os fármacos (droga que seja utilizada com fim medicinal) permitidos.
- Qual o posicionamento em relação ao uso de suplementos alimentares e produtos naturais.
Para finalizarmos essa aula a sugestão é relacionar o Doping nos esportes à prevenção ao uso de drogras na escola. A sugestão para iniciar o debate é de apresentar o vídeo "Prevenção às drogas [Esporte na escola]".
Descrição: Aborda a promoção da auto-estima das crianças, através dos esportes, para evitar envolvimento com drogas. Enfoca o papel decisivo que o esporte possui, pois muitas crianças encontram sentido em suas vidas por causa do esporte. Entrevista a atleta Magic Paula para falar sobre sua carreira no basquete e conquistas no esporte.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18469 (acessado em: 03/10/10).
Após o vídeo formar um círculo na sala de aula ou na quadra esportiva.
Roteiro para discussão:
- De que forma a escola pode auxiliar na prevenção do uso às drogas?
- E o esporte pode contribuir nessa prevenção? Como?
Aproveitando o momento em que os alunos estão em círculo para prosseguir a discussão retomando os outros temas abordados.
Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.
Nome | Tipo |
---|---|
Prevenção às drogas [Esporte na escola] | Vídeo |
Referências:
Portal Dia-a-dia Educação - Doping
www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=15 (acesso em 01/12/2010).
Estadão.com.br www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-confirma-ausencia-de-casos-de-doping-na-copa,572778,0.htm (acesso em 01/12/2010).
Artigosobre.com - Dopagem:
http://artigosobre.com/Dopagem (acesso em 01/12/2010).
Sugestão de sites para pesquisa:
Spiner - Doping nos esportes
www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 (acesso em 01/12/2010).
Revista Eletrônica Veja - Doping genético
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/arquivo/doping-genetico/ (acesso em 01/12/2010).
WebArtigos.com - Doping no Esporte: Os ''Limites'' do Corpo
www.webartigos.com/articles/21491/1/Doping-no-Esporte-Os-Limites-do-Corpo/pagina1.html (acesso em 01/12/2010).
Portal da Educação Física - A história do doping nos esportes
www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7195 (acesso em 01/12/2010).
Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula.
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
- Compartilhou as atividades propostas (Google Docs).
Quatro estrelas 4 classificações
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18/05/2013
Cinco estrelasadorei a aula aprendi bastante. Obrigada
27/10/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Bem contextualizada, utilizando mídias, história... Parabéns, professor!
23/04/2011
Quatro estrelasotimo,deu um novo direcionamento.....
22/02/2011
Cinco estrelasGostaria de parabenizá-lo pela excelente aula.