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Como funciona o sistema de medidas na Agricultura?

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Eguimara Selma Branco
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar e reconhecer os diferentes sistemas de medidas agrárias.

§  Resolver situações-problema envolvendo relações entre diferentes sistemas de medida. 

Duração das atividades
3 a 4 aulas (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios de sistemas de medida.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Em sala de aula, distribua os alunos em grupos ( 3 a 4 alunos). Então proponha o vídeo Matemática no sítio [Matemática em toda parte]. Disponível em:  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12540, acesso em 01 de dezembro de 2010. Esse episódio apresenta o programa matemática em toda parte, da TV Escola. Trata da presença e utilização da matemática na agricultura. São apresentados os conceitos de álgebra e geometria a partir de atividades corriqueiras desenvolvidas em um sítio.

Matemática no sítio [Matemática em toda parte] 


Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12540
 

Professor, solicite aos alunos que durante o vídeo anotem suas impressões observando:

a) Que aproximações percebem entre conceitos matemáticos e a agricultura?

b) Se existem em quais momentos eles se apresentaram?

Professor, após refletirem e discutirem sobre os conteúdos matemáticos identificados, apresente maior ênfase a discussão sobre o sistema de medidas, uma vez que com certeza será um dos conteúdos identificados. Converse com os alunos que no caso da agricultura, essa situação matemática é bem significativa, pois remete a situações bem antigos...

Sugestão: Se julgar necessário o professor pode rapidamente abordar aspectos da História do Sistema de Medidas e só então partir para a explicação conforme segue. Ver: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039032/webfolios/grupo2/historia.html, acesso em 01 de dezembro de 2010.

No Brasil, além das unidades usuais referentes ao m² e ao km², as pessoas utilizam algumas medidas denominadas agrárias. Entre os proprietários de terras e corretores, as medidas utilizadas cotidianamente são as seguintes: are (a), hectare (ha) e o alqueire. Entre as medidas agrárias, o are é considerado a unidade de medida fundamental, correspondendo a uma superfície de 100 m², mas atualmente ele é pouco utilizado. O hectare é ultimamente a medida mais empregada em área de fazendas, chácaras, sítios, regiões de plantações e loteamentos rurais, equivalendo a uma região de 10000 m². O alqueire foi uma das medidas agrárias mais utilizadas pelos fazendeiros, mas atualmente ele é considerado uma medição imprópria, em virtude das diferentes quantidades de m² utilizados pelos estados brasileiros. O alqueire paulista é equivalente a 24200 m², o mineiro e o goiano correspondem a 48400 m², enquanto que o alqueire da região Norte é igual a 27225 m². Essa inconsistência de medidas entre os estados e a deficiência organizacional quanto à equiparação da unidade alqueire, tem contribuído para que os proprietários de terras abandonem esta unidade de medição, prevalecendo uma medida de padrão nacional, como o hectare.

Fonte: Medidas Agrárias. Disponível em: http://www.brasilescola.com/matematica/medidas-agrarias.htm, acesso em 01 de dezembro de 2010. 

Atividade 2

Em sala de aula, com os alunos reunidos em grupo, proponha as seguintes situações problema.

1) Problemas de conversão:

a) Quantos ares têm uma área de 250 m2?

Resposta: Como cada are tem 100 m2, basta dividirmos 250 m2 por 100 m2 = 2,5

Logo, 250 m2 correspondem a 2,5 a.


b) Quantos decímetros quadrados têm 14 a?

Resposta: Como cada a têm 100 m2, temos, 14 x 100 = 1 400 m2

Como nosso problema nos pede a resposta em decímetros, fazemos a conversão de 1400 m2 para dm2, ou seja, 1 400 x 100 = 140 000 dm2.

Logo, 14 a correspondem a 140 000 dm2.


c) Quantos hectares correspondem 995000 m2?

Resposta: Como cada ha têm 10000 m2, basta dividirmos a área dada em 10000 partes iguais:

995000 : 10 000 = 9,5

Logo, 995 000 m2 correspondem a 9,5 ha.


d) Quantos m2 corespondem a 22,8 ha?

Resposta: Para transformar ha em m2, multiplicamos a quantidade de ha por 10 000 m2:

22,8 x 10000 = 228 000 m2.

Logo, 22,8 ha correspondem a 228000 m2.

e) Quantos alqueires paulista tem uma área de 121 000 m2?

Resposta: Como 1 alqueire paulista = 24200 m2.

Basta:

121000 : 24200 = 5

Logo, 121 000 m2 correspondem a 5 alqueires paulista.


f) Quantos alqueires mineiro têm uma área de 532400 m2?

Resposta: Como 1 alqueire mineiro = 48400 m2.

532400 : 48400 = 11

Logo, 532 400 m2 correspondem a 11 alqueires mineiro.


2) Situações problema

a) O Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) tem 71525 ha. Quantos alqueires paulistas tem o parque mineiro?

Resposta: Sabemos que o parque mineiro tem 71525 ha. Para sabermos quantos metros quadrados correspondem esta área, multiplicamos este valor por 10 000.

71525 x 10 000 = 715250000 m2

Cada alqueire paulista corresponde a 24 200 m2, assim temos:

715250000 : 24200 ≅ 29555

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem então aproximadamente 29555 alqueires paulistas.


b) Uma propriedade rural, de forma retangular, mede 2420 m por 540 m.

  • a) Quantos alqueires mineiros tem essa propriedade?
  • b) Qual o valor da propriedade se o alqueire mineiro custa R$ 7200,00?
  • c) Quantos hectares tem essa propriedade?

Resposta:

a) Primeiro precisamos calcular a área da propriedade. Para isso basta:

2420 x 540 =  1306800 m2

Sabendo que 1 alqueire mineiro é igual a 48400 m2, basta dividir:

1306800 : 48400 = 27 alqueires mineiro.

b) 27 x 7200 = 194400

Portanto, R$ 194400,00.

c) Como cada ha têm 10000 m2, basta dividir:

1306800 : 10000 = 130,68 hectares.


Atividade 3

Para finalizar essa atividade professor, proponha aos alunos (em grupos 3 a 4 alunos) que entrevistem uma pessoa que trabalha no campo (pode ser um agricultor ou até mesmo um integrante do Movimento Sem Terra), apresentando seus conhecimentos no que se refere ao sistema de medidas agrárias.  Também o envolvimento da família dos alunos nessa atividade é relevante, pois muitas vezes os pais (ou avós) são originários de regiões agrícolas e conhecem diferentes sistemas de medida.

Antecipadamente organize com os grupos de alunos questões para a entrevista, é interessante identificar as relações existentes entre as medidas oficiais (metro, unidade de área e unidade de medida agrária) com as não oficiais (litro, braça, palmo, quarto...).

Após, em sala de aula cada grupo deve apresentar o resultado de sua entrevista. O professor pode, a partir dos dados coletados, traçar com os grupos uma análise sobre as medidas agrárias usuais mais comuns na comunidade. Podem inclusive, elaborar um panfleto informativo apresentando detalhes dos sistemas com uma tabela de conversão.

Modelo de panfleto informativo:


Fonte: Imagem da autora

FERNANDES, F. Medidas Agrárias. Disponível em: http://www.colegioinovacao.com.br/cms/documentos/flavio_matematica_5aserie_medidasagrarias.pdf, acesso em 01 de dezembro de 2010.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Matemática no sítio [Matemática em toda parte] Vídeo
Recursos Complementares

Pesos e Medidas. Disponível em: http://www.portalbrasil.net/pesos_e_medidas.htm, acesso em 01 de dezembro de 2010. 

Tabela de conversão de medidas agrárias. Disponível em: http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/conversoes/area.html, acesso em 01 de dezembro de 2010. 

LAZZARI, V. D. A Matemática na agricultura: as práticas da agricultura motivando o ensino de matemática na 6ª série. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2417-8.pdf?PHPSESSID=2010022609222258, acesso em 01 de dezembro de 2010.

GAYER, I. RAMOS, D.G; DUARTE, C. G. os saberes matemáticos do “mundo da agricultura e da feira livre”, calculando uma grande plantação: 250 dúzias de alfaces? “sessenta igual a um” e a parte “ruim da conta”. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_44.pdf, acesso em 01 de dezembro de 2010. 

BARROS, O. S. Experiências tradicionais da agricultura familiar como recursos à compreensão de conceitos matemáticos. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc/gemaz/textos/produto/experiencias_tradicionais_da_agricultura.pdf, acesso em 01 de dezembro de 2010. 

MATTOS. J. R. L. Saberes matemáticos dos trabalhadores rurais em uma perspectiva etnomatemática. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11468/etnomatematica/T22_CC134.pdf, acesso em 01 de dezembro de 2010.  

Matemática presente na cubação da terra. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23738,  acesso em 01 de dezembro de 2010.  

Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.

Critérios a serem observados:

- Desenvolvimento e participação no vídeo da atividade inicial. Apresentou comentários relevantes?

- Participação durante a explanação do professor. Foi argumentativo? Raciocínio adequado?

- Participação na resolução dos problema. Realizou as tarefas? Demonstrou conhecimento?

- Na atividade de entrevista e elaboração do folder? O aluno foi criativo? Contribuiu no grupo? Apresentou produção adequada?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • girleide da Silva lima, Centro educacional Municipal de Paulo Afonso , Bahia - disse:
    girleidellima@hotmail.com

    11/07/2018

    Cinco estrelas

    Gostei da aula. Pra minhas turmas de educação infantil teria que ser adaptada de uma forma bem mais simplificada. Para meu conhecimento, acabei lembrando de assuntos que tinha esquecido , ja que não trabalho mas com essas medidas mais complexas na série que estou.


  • Marcos, E T A Jaraguá , Mato Grosso - disse:
    mkreutz_12@hotmail.com

    28/04/2015

    Quatro estrelas

    Muito bom conteúdo, aproveitei bastante para minha aula, ta de parabéns !!


  • vilson, eu , Paraná - disse:
    schneider.vilson843@gmail.com

    28/02/2013

    Três estrelas

    Notei um erro na Atividade 2 resp C o correto seria resp. 99.5 ha e não 9.5 ha visto que uma área de 995000m² pega-se 995000 : 10000= 99.5


  • Andréa de S. Nascimento, Professora e pedagoga das séries iniciais na Secretaria de Estado da educação em MGa , Minas Gerais - disse:
    andreadesouzanascimento@yahoo.com.br

    27/01/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns por entender e fazer da educação um ato de aprendizagem para a vida, principalmente em se tratando de alunos do EJA. Educar é um ato de amor. É visualizar que o ensino não está desconectado do mundo, mesmo sendo, nós professores, tão desrespeitados. Continue sendo e acreditando que podemos ser educadores. Andréa


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