Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De fruto e de flor – releitura de obras de arte

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Organizar e ampliar algumas ideias acerca da flor e do fruto.
  • Conhecer e apreciar obras de artes que retratam flores e frutos.
  • Fazer releitura das obras apreciadas através da pintura e do desenho.
  • Conhecer fatos relativos a vida dos autores das obras apreciadas.
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante três aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Apreciando flores e frutos   

1° momento – Exponha imagens de obras de um artista plástico representando flores e frutos, para as crianças apreciarem. Essas imagens poderão ser apresentadas em PowerPoint ou fotocopiadas. Para essa aula sugerimos as obras “Vaso com margaridas e “Coco”, do artista  Pancetti.

Figura 1 - coco

Figura 2- vasos com margaridas

Fonte: http://www.bolsadearte.com/cotacoes/pancetti.htm

2° momento: Converse com as crianças acerca das obras que elas observaram e questione:

  • Essas imagens são de pinturas ou desenho?
  • O que elas representam?
  • Quais as cores usadas para pintar as flores?
  • Quantas flores foram pintadas?
  • Elas estão dentro de que?
  • Esse objeto está em cima de que?
  • Em que lugar essas flores estão?
  • Quais as cores dos cocos?
  • Como os cocos estão organizados na pintura?
  • Foram pintados muitos ou poucos cocos?

Por meio dessa situação o professor possibilita a sua turma o contato com alguns aspectos próprios das Artes Visuais que, enquanto linguagem, tem estrutura e características próprias, tais como:  composição com poucas formas, traços simples, poucas cores, entre outras.

3° momento: Após essa primeira apreciação, o professor informa à turma que as obras são criação do artista plástico José Pancetti. Em seguida convida às crianças para desenharem a obra que mais gostaram, usando papel ofício, grafite e coleção de madeira. O professor conclui a aula propondo um momento de  socialização das produções as crianças . Elas devem ser motivadas a expressarem seus sentimentos durante a atividade – motivo da escolha, dificuldades e soluções encontradas.

É interessante que o professor organize um espaço na sala para colocar a cópia das obras de Pancetti e dos desenhos das crianças.   

ATIVIDADE 2 – Conhecendo José Pancetti

1° momento: O professor inicia aula apresentando para a turma uma imagem de José Pancetti.

Fonte: http://www.pinturabrasileira.com.br

 

Em seguida, apresenta alguns dados biográficos sobre o pintor – onde nasceu, o que realizou antes de ser pintor, o que gostava de pintar. O livro abaixo também pode ser fonte de pesquisa na organização desses dados.

 

 

Jose Pancetti (1902-1958) Marinheiro, Pintor e Poeta Autores: Mauro Barata, Jose Roberto Teixeira Leite, Max Perlingeiro Editora: Pinakotheke Páginas: 120

 

Sinopse - Conheça a arte de José Pancetti (1902-1958) marinheiro, pintor e poeta. Este livro procura recriar o percurso dramático desse que foi um amante do mar, marinheiro de profissão e coração, que transformou em arte esse seu sentimento. "Se pudesse recomeçar a vida seria de novo marinheiro", afirmou certa vez a seu amigo João Condé. O livro refaz a trajetória do pintor, que vai desde 1933, período de formação do artista, até 1958, ano de sua morte. Nela, a Pinakotheke estará apresentando um conjunto de obras relevantes e, em sua grande maioria, inéditas. Foi organizada de forma temática obedecendo à cronologia em cada segmento e está dividida em seis núcleos: Retratos, Naturezas-mortas, Paisagens e Marinhas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paisagens de Minas Gerais.

 Fonte: http://www.travessa.com.br 

2° momento: Logo após essa conversa, o professor propõe a turma a produção de  um texto  sobre Pancetti para colocar junto as outras produções (imagens das obras, desenhos das criança).  O professor organiza com a turma um roteiro para a produção do texto e, para isso, faz a seguinte pergunta: o que vamos contar sobre a vida de Pancetti?

3° momento:  - Após a conclusão do texto, o professor organiza as crianças, em duplas, para produzirem as ilustrações do Texto Coletivo .

ATIVIDADE 3 – Relendo flores e frutos : a pintura

1° momento:  O professor relembra ao grupo o momento em que escolheram uma obra de pancetti para desenhar e, em seguida propõe que em vez de desenhar tentem pintar com tinta guache. Explica que farão uma votação para escolherem uma das obras - “vaso com margaridas e “coco”. Feita a escolha da obra, o professor explica que cada criança receberá duas folhas em tamanhos diferentes; uma para pintarem o fundo e outra para pintarem os demais elementos da obra.

2° momento: As crianças devem ser encaminhadas as mesas para criarem o fundo de suas obras, pintando o papel com tinta guache. Nas mesas, elas devem encontrar papel ofício, pincéis e tinta nas cores necessárias para a realização desse momento da pintura. À medida que as crianças concluírem a pintura do fundo devem lavar o pincel para iniciarem a segunda parte da pintura ( a figura do coco, por exemplo).   

ATIVIDADE 4 – Relendo flores e frutos : montando a pintura

1° momento: Quando a pintura estiver seca, o professor devolve o papel às crianças  ajudando-as a recortarem a pintura menor para colarem no fundo. Elas, organizam, do seu modo, a sua pintura. Neste momento, a cópia da obra do pintor deve ser afixadas em um local da sala de modo a ser visualizada pelas crianças, caso sintam necessidade de consultá-las.

2° momento: Após esse momento, o professor organiza uma roda para as crianças socializarem suas produções e falarem sobre as dificuldades que sentiram e como conseguiram superá-las.  Nesse momento, é interessante questionar  a turma acerca das semelhanças e diferenças entre a obra de Pancetti e a produção de cada criança.  Em seguida as produções das crianças podem ser colocadas junto aos demais matérias produzidos durante essas aulas. As outras turmas da escola podem ser convidadas para apreciarem todas essas produções.  

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

http://www.bolsadearte.com/cotacoes/pancetti.htm  - Neste site o professor poderá acessar as imagens da atividade 1. 

http://www.pinturabrasileira.com.br - Neste site o professor poderá acessar a foto de Pancetti. Para isso clicar no link entrar, em seguida clicar em ver mais obras do acervo e, depois no link Pancetti, José e, finalmente clicar em  Biografia de José Pancetti

  http://www.travessa.com.br   Neste site o professor poderá acessar a capa e a sinopse do livro citado na atividade 2. Ao entrar no site é só digitar o título do livro na caixa de pesquisa e depois clicar em ok.

Dados biográficos de Pancetti:

 http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernidade/eixo/bernadelli/pancetti/index.html

Avaliação

Para fazer a avaliação desta aula, o professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades; observar  se suas composições artísticas  apresentam os elementos analisados ( linhas, formas e cores) na  obra de arte apreciada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.