17/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Conversa na roda
Levante os conhecimentos prévios das crianças sobre o tema. Vejamos o que as crianças de 5 e 6 anos responderam: Registre a fala das crianças. Depois de digitado afixe na parede da sala. Construa um roteiro sobre o que a turma deseja descobrir sobre a origem da terra e as camadas da Terra. Cole na parede da sala. O roteiro de estudo é um recurso que permite a organização do estudo.
Fonte:O Mundo Mágico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
Após a conversa na roda cada criança registra o que sabe. Selecione livros sobre o assunto e vá a biblioteca da escola. Solicite que as crianças tragam de casa materiais para a pesquisa. Traga uma laranja para a sala e corte ao meio em partes iguais Trace um paralelo entre as camadas da laranja e as camadas da terra. Discuta que ambas possuem casca. A parte branca e os gomos da laranja correspondem as camadas internas da terra e a casca a parte externa. Exiba vídeos sobre o assunto.
Sugestão de vídeo sobre a formação da terra:
http://www.youtube.com/watch?v=BkICTzcuNJg&feature=related
Organize uma aula com imagens para discutir com as crianças de forma didática.
Estudiosos da Terra descobriram que ela também possui diferentes camadas, tanto externamente (por fora), como internamente (por dentro).
Camadas externas da terra:
Estrutura interna
Fonte: http://www.escolakids.com/camadas-da-terra.htm
As crianças registram o que aprenderam
Organize uma atividade com as perguntas. Este momento pode ser realizado em duplas ou individualmente. Vejamos um modo de organizar a atividade para as crianças. Proponha a confecção das camadas da terra utilizando uma bola de isopor. Divida os grupos de acordo com os temas para ser apresentado para uma turma da escola. Um grupo apresenta as camadas da terra e outro sobre a origem da terra.
Exiba o vídeo:
A formação da Terra em 3 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=hhrd22FwEZs
Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
Proponha a representação da origem da terra através do desenho. Divida a cartolina preta em quadrados( 20 cm). Utilize giz branco. Exponha na sala de aula.
Leve para a sala a música de Bia Bedran -Tudo Azul - Escute várias vezes para que aprendam a cantar. Digite a letra e exponha na sala com os desenhos das crianças.
Acesse o site e conheça a letra e a música:
http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561356/
Fonte: http://compare.buscape.com.br/azul-e-lindo-planeta-terra-nossa-casa-ruth-rocha-8516041433.html
Leia o livro de Ruth Rocha. AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA. Após a leitura faça uma reescrita do livro. Pode ser em pequenos grupos ou de forma coletiva.Vejamos como um grupo de crianças de 5 e 6 anos produziram o texto com a reescrita desse livro:
Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
Para finalizar o estudo organize com as crianças um texto coletivo sobre o que aprenderam.
Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
Sugestão de vídeo para apresentar às crianças:
As camadas da Terra feita com bola de isopor- Grupo de Referência 2B
http://www.youtube.com/watch?v=e4L-knD8n-M
A Formação do Planeta Terra e dos Oceanos
http://www.youtube.com/watch?v=bBZBRJNRyn4&NR=1
Sinopse do livro
AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA Ruth Rocha Editora: Salamandra
Enfatizando a importância de cuidarmos bem de nosso planeta, com uma linguagem acessível e imagens significativas, os autores criaram esta bela obra que mostra para as crianças como agir para que a Terra não se transforme num ambiente hostil e impossível de viver, podendo proporcionar às pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo!
Através das produções( desenho e escrita) das atividades individuais e em grupo, da participação oral verifique:
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/12/2012
Uma estrelaQual o correto larvas ou lava vulcanica? tem muitos blogs de professor na internet escrito larvas hein..
31/05/2012
Cinco estrelaso material é muito rico e com um saber construído o que torna muito interessante o conteúdo.
14/04/2011
Cinco estrelasACHEI SUPER LEGAL ME AJUDOU MUITO