Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Azulejos gestuais

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um pouco da história da azulejaria e os processos de produção.
  • Criar um azulejo de papel a partir dos movimentos de bolinhas de gude.
  • Perceber que o movimento cadenciado das bolinhas pode gerar grafismos inusitados no suporte.
  • Aliar o jogo lúdico e o acaso com efeitos artísticos.
  • Compreender que diferentes azulejos podem, se reunidos, compor um único painel artístico.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula
  • Comece a aula com uma pergunta: “Quem sabe o que é azulejaria?”. É possível que algumas crianças digam que não sabem e outras associem o termo com a palavra azulejo. Dessa forma: “O que é azulejo?” Segundo sua raiz etimológica, a palavra vem do árabe (az-zulaich) e designa peça de cerâmica vitrificada e/ou esmaltada usada, sobretudo, no revestimento de paredes.
  • Pergunte ainda: “Para que servem os azulejos?” “Quem tem azulejos em casa?” Mostre alguns exemplos de azulejos e conte que a azulejaria surgiu há muito tempo atrás, na cultura oriental. Podem ser decorativos, utilitários e arquitetônicos. No Brasil, foi forte a influência da azulejaria portuguesa, como o exemplo abaixo:

Detalhe de azulejos portugueses, São Luis, Maranhão, Brasil

http://www.iolandahuzak.com/imgcache/51f317953c5a58866c58c6c74c7d31cd.jpg 

http://www.jorgecorreiasantos.interdinamica.pt/artes/jcs/x31yv205w.htm 

Azulejo decorativo de fachada, Lisboa, PT.

  • Comente também que há muitas técnicas de produção de azulejos que precisam ir ao forno para serem queimados e se tornarem uma superfície resistente. Acrescente que em algumas cidades do Brasil, e no mundo, possuem painéis de azulejos pintados por artistas, como o exemplo abaixo.

Painel de azulejos "As Quatro Estações", pintado por Cândido Portinari, Juiz de Fora, MG

Painel "Cavalos" - Cândido Portinari (Juiz de Fora - MG)

Os painéis as “Quatro Estações” e “Cavalos”, na fachada do edifício modernista do Clube Juiz de Fora, são obras do renomado Cândido Portinari. Os Painéis foram adquiridos em 1956. Existem 14 painéis de Portinari espalhados por todo o país em local público e Juiz de Fora é a única cidade a possuir dois deles.

http://www.portaldoturismo.pjf.mg.gov.br/atrativos_painel_portinari.php 

  • Indague às crianças se na cidade delas tem algum painel com azulejos pintados e em qual local se encontram? Previamente faça uma pesquisa se há ou não exemplos de azulejaria na arquitetura de sua cidade e caso tenha, aproveite para dizer isso às crianças. Se for possível, promova um passeio para que os alunos e alunas vejam de perto um painel de azulejos decorativos e/ou arquitetônicos.
  • Chame atenção das crianças para observar que o azulejo contém um desenho que pode se repetir ou ser alterado nas formas e nas cores, ficando diferente um do outro. O azulejo, comumente, é para ser fixado junto a outros formando um painel.
  • Retorne as imagens (os exemplos dados nessa aula) e mostre aos alunos e alunas que um azulejo faz parte de um conjunto com vários azulejos, que juntos formam um desenho maior. Então, proponha às crianças a produção de um “falso” azulejo feito de papelão e decorado com a técnica de pintura com bolinhas de gude.

(1.) Peça ao grupo que corte o papelão em quadrados de 20X20 cm. Se cortar os papelões for difícil para elas por ser um suporte mais rígido do que o papel comum, dê uma ajuda, mas permita que elas participem dessa etapa.

(2.) Peça que cortem também uma cartolina branca ou papel canson na mesma medida e colem (cola branca) sobre o papelão já cortado.

(3.) Coloque o papelão com o papel branco colado dentro de uma caixa de sapato, com o lado do papel para cima.

http://blogartesanato.com/wp-content/uploads/2009/11/pintura-bolinhas01.jpg 

(4.) Em seguida, fale para os alunos e alunas tingirem as bolinhas de gude com cores variadas de guache (vermelho, amarelo, preto, branco, verde, etc.), de acordo com o gosto pessoal, colocando-as dentro de uma caixa (Vale a pena ter mais de uma caixa, assim as crianças se revezam com maior rapidez).

(5.) Oriente que a criança feche a caixa com a tampa e faça movimentos com a mesma de modo que as bolinhas circulem lá dentro. Depois dessa etapa, peça que abra a caixa e o “falso azulejo” está pronto. O efeito é de grafismos.

http://blogartesanato.com/wp-content/uploads/2009/11/pintura-bolinhas03.jpg 

  • Ao terminar, cada criança precisa esperar o seu azulejo secar. Veja alguns resultados:

  • Após a secagem, chegou a hora de montar o painel decorativo com os “azulejos gestuais”. Reúna todas as crianças, cada uma com seu azulejo, e juntas, proponha montar o painel. É importante que cada criança decida, trocando opiniões, onde ficará o seu azulejo. Oriente para que as cores fiquem equilibradas e bem distribuídas. Os azulejos podem ser fixados com fita crepe ou tachinha, dependendo do local. Também podem ser fixados num TNT branco ou preto (um fundo neutro) ou outro tecido disponível na escola. Em seguida estendido dentro ou fora da sala.

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação será feita a partir da participação e da contribuição que as crianças darão sobre "o que são azulejos", "sua utilização na decoração e na arquitetura", bem como nas etapas de preparação do “falso azulejo” (montagem do suporte em papelão e da pintura com bolinhas de gude).
  • No momento da montagem do painel, observe novamente a participação e o interesse pelo resultado final do trabalho coletivo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.