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Decomposição de formas: encontrando outras composições

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender melhor o conceito de superfície ou forma
  • Entender que a partir de uma superfície simples (quadrado, retângulo ou triângulo) é possível propor modificações na forma, mantendo a área original.
  • Criar, a partir de recorte e colagem, uma variedade de decomposições, dando origem a novas composições.
  • Perceber que a superfície original poderá se tornar até irreconhecível, dependendo dos cortes e da colagem empregados.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula
  • Inicie fixando no quadro de giz, formas geométricas básicas como o retângulo, o círculo e o triângulo. Faça essas formas maiores e com cores diferentes. Peça ao grupo que observe na sala, ao redor, se essas formas estão presentes em outros elementos, como na carteira, no quadro, janela, porta, etc. Deixe que os/as alunos/as dêem exemplos.
  • Após esse reconhecimento, informe ao grupo o que constitui uma "superfície". Diga que é uma área delimitada por contornos, e não precisa ser necessariamente geométrica. Peça ao grupo que encontre outros exemplos de formas não geométricas dentro da sala e aponte (as mãos, os pés, etc.).
  • Pergunte ao grupo, então, qual é o termo utilizado para aquelas figuras na arte? Reforce que são chamadas de “formas” ou “superfícies”.
  •  Em seguida, continue a orientação dizendo que, com o auxílio de uma tesoura, qualquer forma pode ser modificada sem perder sua área inicial (ou seja, sem perder suas medidas originais), e essa alteração dependerá do número de cortes e da montagem das partes sobre outro suporte. Faça você mesmo/a, alguns cortes em uma das três formas fixadas no quadro, para que o grupo visualize o que você acaba de afirmar. Veja os exemplos abaixo realizados por alunos/as de 4º ano:

O exemplo acima é de um triângulo equilátero, que ao ser fragmentado e suas partes deslocadas, começa a sofrer a decomposição da forma.

  • Chame atenção do grupo para a questão do número de cortes e em especial, para a montagem das partes, que será realizada com cola branca. Ou seja, nessa proposta é fundamental que a forma original não se desfaça completamente. A forma adquire novos significados, mas a área permanece sempre a mesma. Esclareça ao grupo que esse procedimento se chama “decomposição”, isso quer dizer que, a partir de uma forma inicial qualquer, pode-se decompor (desmanchar, desfazer) e compor novamente, criando uma infinidade de outras formas e novas composições. Embora essas formas ao sofrerem decomposição e uma nova composição, não possuindo a mesma aparência visual, terão sempre a mesma área.
  • Apresente algumas das esculturas e desenhos do artista brasileiro Amilcar de Castro e ressalte que esse mineiro explorou em seus trabalhos a dinâmica das formas básicas, utilizando-se do corte e da dobra (em especial, nas esculturas). Seus desenhos revelam várias formas dentro do espaço das superfícies geométricas como o do retângulo.

http://www.amilcardecastro.com.br/desenhos/52.asp

http://www.amilcardecastro.com.br/desenhos/46.asp

  • Nas esculturas de Amilcar de Castro é visível a forma inicial e no momento de sua decomposição, nova forma surge. Veja a escultura do artista abaixo que surgiu da fragmentação do círculo:

http://www.amilcardecastro.com.br/esculturas/08.asp

  • Sobre a montagem e colagem do trabalho proposto, oriente o grupo para ao realizar um corte na superfície, imediatamente iniciar a colagem com cola branca, parte a parte, em outro suporte como uma cartolina, canson ou papel cartão. Assim, evitará perder a sequência das partes durante a colagem. Deixe as crianças escolherem as cores dos papéis (apresentar cores variadas) para realizar os exercícios.
  • Oriente o recorte das formas: um retângulo (06X14cm), um triângulo equilátero (13 cm) e um círculo de 12 cm de diâmetro.
  •  Acompanhe a produção das decomposições.
  • Veja os exemplos abaixo, realizados por alunos/as do 4º ano:

Decomposição do triângulo

Decomposição do retângulo

   

Decomposição do círculo

  • Ao terminar os exercícios com o retângulo, o triângulo e o círculo, propor a organização das decomposições em blocos. Ou seja, os trabalhos de decomposição do retângulo, os trabalhos do triângulo e aqueles feitos a partir do círculo. Chame à participação o grupo de alunos/as nessa etapa, decidindo qual decomposição ficará próxima de qual, analisando também as cores. Essa exposição poderá ser organizada dentro da sala ou em outro espaço disponível na escola. É um momento importante para que os alunos e alunas visualizem as inúmeras possibilidades de decomposição que podem surgir das formas geométricas básicas.

Recursos Complementares
Avaliação
  • A participação durante a exposição do assunto é muito importante, pois irá garantir melhores resultados na etapa prática. Avalie a execução das decomposições (1.) corte e (2.) colagem, além da inventividade de cada aluno/a em cada forma trabalhada.
  • No momento da organização dos trabalhos em segmentos por forma geométrica, observe a participação e a contribuição que cada criança dará. Convide aqueles/as que se demonstrarem mais distantes das resoluções à participação mais ativa, dando opiniões e ideias para a montagem da exposição.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Maria do Carmo Silva Gonçalves, EMEF Paulo Couto-Modalidade EJA , Rio Grande do Sul - disse:
    carminha.goncalves@hotmail.com

    18/03/2014

    Quatro estrelas

    Muito proveitosa a proposta de aula com a decomposição das formas. Foi de muita valia, ppossibilitando expandir os conceitos, movimentos artísticos e artistas que utilizam esta característica das formas.


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