16/02/2011
Arminda Beatrice de Carvalho Ventury Lima, Cristiane Silva D`Agostini, Eliana Aparecida Costa Pereira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
1ª aula
O professor(a) irá sondar com os alunos o que eles sabem sobre arte e questionar se eles tem conhecimento de algum pintor importante. Logo a pós o professor apresentara vídeos sobre a biografia de Tarsila do Amaral, introduzindo um pouco de sua importância para o cenário da arte.
http://www.youtube.com/watch?v=q9Y2y1Fe-2Q
2ª aula
Apresentação de algumas obras, tais como Calmaria ll, Agare e O Mamoeiro, de Tarsila do Amaral.
Calmaria II - Tarsila do Amaral
Agare - Tarsila do Amaral
Mamoeiro - Tarsila do Amaral
Em seguida os alunos farão uma análise através de questionamentos:
1- Em sua opinião por que esses quadros receberam tais nomes?
2- O que você vê nas obras de Tarsila do Amaral?
3- Ao observar os quadros, você se lembrou de imagens ou objetos familiares? Quais?
4- Quais figuras geométricas você reconhece nos quadros de Tarsila do Amaral?
5- Que semelhança e diferenças você pode apontar entre as figuras geométricas que aparecem nas obras?
6- Faça um desenho com algumas da figuras geométricas que identificou nas obras.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-gare.php
http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:50265?context=popular
3ª aula
Após conhecer um pouco da vida da pintora e suas obras os alunos irão reproduzir as telas através de materiais recicláveis (palito de picolé, caixa de remédio, tampinha de garrafa, jornal, entre outros).
4ª aula
Dinâmica de apreciação de obras através da música, onde os alunos irão ouvir atentamente a música Aquarela de Toquinho, em seguida irão ouvir novamente e identificar a geometria no contexto da música reproduzindo através de desenhos e pinturas.
http://www.youtube.com/watch?v=2-V21HepcgY
Recursos Educacionais
Vídeo: Tarsila do Amaral – Biografia artística.
Sugestão de leitura sobre vida e obra de Tarsila do Amaral:
http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/webquest.pdf
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente enfocando a dinâmica musical visando identificar os avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos será observado durante a excução das atividades propostas sob a intevenção do professor e através de auto avaliação, sendo esses elementos essenciais para verificação de competências e habilidades previstas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/10/2013
Cinco estrelasMuito boa a sequência didática. As crianças adoraram.
22/07/2011
Quatro estrelasA aula é muito criativa: nos faz apreciar a artista e utilizar a interdisciplinariedade do ponto de vista matemático.