17/01/2011
Andréa Morais Diniz, Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:
1- Compreender como ocorre a produção de lixo e conhecer sua destinação.
2- Conhecer o processo da coleta e o destino do lixo escolar;
3- Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar;
4- Valorizar ações de respeito ao meio ambiente;
5- Identificar o processo de coleta seletiva do lixo em casa;
6- Separar os materiais segundo sua origem (papel, metal, plástico, orgânico etc).
Pedagógicos: Ser alfabetizado.
Técnicos: Utilização do kword, saber pesquisar em site de busca.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kspread [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
Uma abordagem para o professor: É importante que os alunos compreendam a importância de um destino correto para o lixo e atentem para os materiais que podem ser reciclados: vidros, papel, plástico e metal. Para isso, é necessário que os alunos levem esse aprendizado para casa e discutam com seus familiares, construindo uma conscientização responsável sobre o destino correto do lixo. |
Professor, inicie uma discussão com a turma sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens (figuras) selecionadas antecipadamente. Procure figuras que representem: aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, lixo na comunidade e lixo na escola e cole em uma cartolina. Mostre as imagens e questione às crianças: O que está acontecendo? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas interferem no ambiente? Valorize as respostas dos alunos e os ajudem a ampliar suas percepções sobre o ambiente, além da própria ampliação da linguagem oral. Após essa introdução do assunto, realize um passeio pela escola para observar os locais dos coletores de lixo, se a escola encontra-se limpa, qual a atitude das pessoas em relação ao lixo, etc. Na volta à sala, conversar com os alunos a respeito do percurso realizado, partindo das percepções do grupo, especialmente em relação aos cuidados com a higiene na escola.
|
Retomar o assunto do lixo escolar, discutindo o assunto a partir de perguntas, como por exemplo: Quem produz o lixo na escola? Onde localizam-se os coletores de lixo na nossa escola? Como os auxiliares de limpeza coletam o lixo da escola, onde é depositado o lixo? Quem são as pessoas responsáveis pela coleta do lixo na escola? Como o lixo é transportado pelo serviço público da prefeitura? Quanto "pesa", aproximadamente, o lixo coletado em um dia na escola? Quanto será o peso do lixo em uma semana? Para onde é levado o lixo: aterro sanitário ou lixão? Verificar se na sala de aula há duas lixeiras: uma para o lixo orgânico e outra para o inorgânico. Caso não haja essa diferenciação, propor aos alunos a confecção de uma caixa para a armazenagem do lixo inorgânico. Aproveitar a ocasião para ensinar aos alunos como o lixo pode ser separado em 5 grupos: papel, vidro, metal, plástico e orgânico. Existem diferentes tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo. As lixeiras possuem cores que indicam que tipo de lixo deve ser armazenado nelas: 1 - Lixeira azul: destinada para papel e papelão; 2 - Lixeira verde: destinada para vidros e cristais; 3 - Lixeira vermelha: para as embalagens de plástico; 4 - Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço; 5 - Lixeira marrom: para os restos de comidas, ou seja, para a matéria orgânica, como também para outros tipos de restos como: planta, tampa, cortiça, tela, terra, cinza, ponta de cigarro etc. 6 - Lixeiras complementares: para coletar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas. Solicitar aos alunos que naveguem no buscador de Internet procurando as imagens dos 5 tipos de lixeiras. No link abaixo há uma imagem sobre o assunto. Os alunos podem acessá-la em: http://www.equiperepresentacoes.com.br/MyImages/Lixeira%20Coleta%20Celetiva.JP
Propor aos alunos a pesagem do lixo diário e semanal da sala de aula. Peça ajuda a outro profissional e tenha alguns cuidados de higiene ao manusear o lixo, como por exemplo, as crianças e os adultos devem usar luvas, sacos plásticos, lavar as mãos após a atividade. Em uma balança convencional, o profissional da escola verifica as medidas, os alunos e professor observam e fazem comentários. Para essa atividade, o lixo da lixeira da sala de aula é colocado em saco plástico bem resitente, após a pesagem, o professor e os alunos elaboram uma tabela no editor de planilhas Kspread do laptop, representando o que foi verificado (ver exemplo a seguir). Esta atividade deverá ser rápida, pois o lixo, inevitavelmente, emite odor, de preferência fazer fora da sala de aula. Ao final de duas semanas, analisar os dados da tabela e refletir sobre a produção do lixo da sala de aula.
|
Os vídeos abaixo fornecem enfoques diferentes que podem complementar o tema em estudo: Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A Ratinho do Castelo Rá-tim-bum - A Lata de Lixo. Disponível em: |
Acesse o link sugerido abaixo e organize os alunos em duplas para poderem jogar e observar o colega jogando. |
Nos sites a seguir você poderá encontrar outras informações, imagens e textos para fundamentar seus projetos e complementar sua aula:
Durante o estudo, verificar se o aluno :
1- participa na roda de conversa (argumenta com coerência, respeita as opiniões dos colegas);
2- demonstra cuidado com a produção e o armazenamento do lixo da escola.
Critérios mais específicos podem ser avaliados nos registros realizados no primeiro e terceiro momento das atividades propostas, buscando verificar se o aluno:
3- compreende o processo de coleta do lixo escolar;
4- percebe os procedimentos para a coleta seletiva em casa;
5- diferencia os materiais entre si (metal, plástico, papel etc);
6- preocupa-se de forma responsável pela produção e destino do lixo doméstico;
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!