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A digestão começa na boca

 

09/02/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar como se inicia o processo de digestão na boca
  • Discutir sobre a importância do cuidado com a boca e dentes e a higiene oral
  • Discutir a importância de uma boa alimentação para a qualidade de vida
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando a turma o que é e onde ocorre a digestão. Anote as respostas da turma no quadro e peça para que alguém faça estas anotações no caderno. No final da aula estas qustões serão retomadas e revistas.

Quais são as etapas da digestão? O que é digestão mecânica e o que é digestão química? O que é necessário para uma boa digestão?

Atividade 1:

Para esta atividade, no laboratório de informática, forme grupos de 7 a 8 alunos para fazer uma pesquisa a partir de uma webquest. A webquest deverá ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa de seus alunos.Todos os alunos percorrerão a mesma webquest, que deverá abordar os seguintes aspectos:

  • quais são os orgãos que compõe o sistema digestório?
  • o que é e onde ocorre a digestão mecânica?
  • o que é o onde ocorre a digestão química?
  • qual a função dos dentes na digestão?
  • qual a função da língua e das glândulas salivares na digestão?
  • onde ocorre a absorção dos alimentos?

Dentre as indicações de sites para psquisa, divida os sites indicados entre os grupos formados, de forma que cada grupo tenha diferentes fontes de pesquisa.

Um bom espaço para criar a webquest de  forma  gratuita  é  por  meio  do  site http://www.webquestbrasil.org/criador/ ( Acessado em 01/10/2010),  e  um  tutorial  para  auxiliar  na  criação  passo  a  passo,  pode  ser  encontrado  em  http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (Acessado em 01/12/2010).Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 01/10/2010),  http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 01/12/2010),   http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 01/12/2010).         

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:         

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Digestão (Acessado em 01/12/2010).

http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861-EI2559,00.html (Acessado em 01/12/2010).

 

http://patymari.sites.uol.com.br/digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).

Aividade 2:

  • Para esta atividade será necessário cartolina, tesoura e canetinhas

Ainda em grupos, no laboratório de informática, acessem o recurso do portal do professor e naveguem visualizando as etapas da digestão e o funcionamento do sistema digestório.

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9693 (Acessado em 01/12/2010).

Durante a exploração do recurso, os membros do grupo deverão tomar notas dos nomes dos órgãos identificando as etapas mecânica e química da digestão, onde ocorre a absorção e a função de cada um dos componentes do sistma digestório. Deverão então construir um jogo de dominó com a cartolina, onde as peças terão sempre um órgão de um lado e uma função ou etapa digestiva do outro. As peças poderão ser somente escritas ou desenhadas, a critério do professor e do grupo.

Por exemplo:

estômago

digestão mecânica

intestino delgado

mastigação

esôfago

digestão química por ácidos

intestino grosso

maior parte da absorção de nutrientes

boca

movimentos peristálticos

glândulas salivares

absorção da água

Estabeleça um número mínimo de peças em 30 ou 40, e como forma de socialização peça para que os grupos troquem entre si e joguem. Pode também se fazer um campeonato colocando os grupos competindo entre si.

Outro recurso que pode ser acessado no laboratório de informática antes de desenvolver esta atividade é um simulador disponível em: http://www.kurtnavigator.com.br/sd/sistema-digestivo.swf

(Acessado em 15/12/2010), e que contempla todo o sistema digestório e o processo da digestão.

Atividade 3:

Para revisar as etapas da digestão, peça aos grupos que acessem o vídeo no laboratório de informática, ou faça o download do vídeo e leve para a sala de aula em um pendrive, caso sua escla possua o recurso da TV Pendrive, ou salve em um CD ou DVD e leve para a sala de aula para reproduzir a mídia no aparelho de DVD.

http://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24 (Acessado em 01/12/2010).

A partir das informações obtidas na pesquisa e no vídeo, como atividade final, convide os grupos a produzirem um mapa conceitual com as principais informações sobre as etapas da digestão e a importância de cada uma delas. Explique que os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool, disponível em: http://cmap.ihmc.us/download/ (Acessado em 01/12/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em   http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 01/12/2010). Este é um bom momento para revisar conceitos e corrigir conceitos equivocados que possam existir. Retome as anotações feitas na primeira discussão no começo da aula e confronte com os conceitos deste momento final.

Como atividade extra, no laboratório de informática, divida os alunos em duplas ou trios para que joguem o quizz sobre sistema digestivo, disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/345_digestorio/atv7.swf (Acessado em 15/12/2010).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fisiologia - sistema digestivo Hipertexto
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando a digestão e suas etapas à alimentação saudável e qualidade de vida.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • lana, lana querm faustino , Paraná - disse:
    lana_qf@hotmail.com

    20/08/2012

    Três estrelas

    eu gostei dessa aula mais acho que precisa de um pouco mais de realidade para as crianças pois elas estão na face de crecimento e vai que alguma serie estuda isso e vemm ver e não intende quero dizer precisa de mais facilidade e respostas nas perguntas obrigada assim vcs ajudam muito fasam isso por favor assim eu fico muito feliz pela ajuda de vcs pois não é facíl alguma criança de 6 anos entender isso pois acho que precisa das respostas para as perguntas tambem é preciso muito esforço melhor...


  • Maria Izabel Gaspar Pires, CAXIAS C E DUQUE DE E FUND E MEDIO , Paraná - disse:
    maribelpires66@hotmail.com

    16/08/2011

    Quatro estrelas

    também acho que poderia ser mais aulas de acordo com o que foi estabelecido e gostei da aula muito dinâmica.


  • Marcela Pinto Teixeira da Fonseca, COLEGIO EVOLUCAO ED INFANTIL E ENS FUNDAMENTAL , São Paulo - disse:
    mar.apus@gmail.com

    17/05/2011

    Uma estrela

    Achei a aula meio fraca em termos de estruturação e praticamente impossível de fazer em dois tempos de aula de 45 minutos, uma vez que precisa de tempo para a construção de um jogo, visualização de várias páginas na internet além da elucidação do professor.


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