09/02/2011
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Não existem pré-requisitos para esta aula
Inicie a aula perguntando a turma o que é e onde ocorre a digestão. Anote as respostas da turma no quadro e peça para que alguém faça estas anotações no caderno. No final da aula estas qustões serão retomadas e revistas.
Quais são as etapas da digestão? O que é digestão mecânica e o que é digestão química? O que é necessário para uma boa digestão?
Atividade 1:
Para esta atividade, no laboratório de informática, forme grupos de 7 a 8 alunos para fazer uma pesquisa a partir de uma webquest. A webquest deverá ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa de seus alunos.Todos os alunos percorrerão a mesma webquest, que deverá abordar os seguintes aspectos:
Dentre as indicações de sites para psquisa, divida os sites indicados entre os grupos formados, de forma que cada grupo tenha diferentes fontes de pesquisa.
Um bom espaço para criar a webquest de forma gratuita é por meio do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ ( Acessado em 01/10/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (Acessado em 01/12/2010).Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 01/10/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 01/12/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 01/12/2010).
Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Digestão (Acessado em 01/12/2010).
http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861-EI2559,00.html (Acessado em 01/12/2010).
http://patymari.sites.uol.com.br/digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).
Aividade 2:
Ainda em grupos, no laboratório de informática, acessem o recurso do portal do professor e naveguem visualizando as etapas da digestão e o funcionamento do sistema digestório.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9693 (Acessado em 01/12/2010).
Durante a exploração do recurso, os membros do grupo deverão tomar notas dos nomes dos órgãos identificando as etapas mecânica e química da digestão, onde ocorre a absorção e a função de cada um dos componentes do sistma digestório. Deverão então construir um jogo de dominó com a cartolina, onde as peças terão sempre um órgão de um lado e uma função ou etapa digestiva do outro. As peças poderão ser somente escritas ou desenhadas, a critério do professor e do grupo.
Por exemplo:
estômago |
digestão mecânica |
intestino delgado |
mastigação |
esôfago |
digestão química por ácidos |
intestino grosso |
maior parte da absorção de nutrientes |
boca |
movimentos peristálticos |
glândulas salivares |
absorção da água |
Estabeleça um número mínimo de peças em 30 ou 40, e como forma de socialização peça para que os grupos troquem entre si e joguem. Pode também se fazer um campeonato colocando os grupos competindo entre si.
Outro recurso que pode ser acessado no laboratório de informática antes de desenvolver esta atividade é um simulador disponível em: http://www.kurtnavigator.com.br/sd/sistema-digestivo.swf
(Acessado em 15/12/2010), e que contempla todo o sistema digestório e o processo da digestão.
Atividade 3:
Para revisar as etapas da digestão, peça aos grupos que acessem o vídeo no laboratório de informática, ou faça o download do vídeo e leve para a sala de aula em um pendrive, caso sua escla possua o recurso da TV Pendrive, ou salve em um CD ou DVD e leve para a sala de aula para reproduzir a mídia no aparelho de DVD.
http://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24 (Acessado em 01/12/2010).
A partir das informações obtidas na pesquisa e no vídeo, como atividade final, convide os grupos a produzirem um mapa conceitual com as principais informações sobre as etapas da digestão e a importância de cada uma delas. Explique que os mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool, disponível em: http://cmap.ihmc.us/download/ (Acessado em 01/12/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais está disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 01/12/2010). Este é um bom momento para revisar conceitos e corrigir conceitos equivocados que possam existir. Retome as anotações feitas na primeira discussão no começo da aula e confronte com os conceitos deste momento final.
Como atividade extra, no laboratório de informática, divida os alunos em duplas ou trios para que joguem o quizz sobre sistema digestivo, disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/345_digestorio/atv7.swf (Acessado em 15/12/2010).
Nome | Tipo |
---|---|
Fisiologia - sistema digestivo | Hipertexto |
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/boca-1.php
http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp (acessado em 01/12/2010)
http://www.terapiadavida.com.br/Pasta%20Nutricional/A%20digestao%20come%E7a%20pela%20boca.htm (acessado em 01/12/2010)
http://fisicomaluco.com/wordpress/2010/04/09/digestao-na-boca-e-degluticao/ (acessado em 01/12/2010)
http://www.rgnutri.com.br/sp/fisiologia/adbee.php (acessado em 01/12/2010)
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=899 (acessado em 01/12/2010)
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
Duas estrelas 3 classificações
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20/08/2012
Três estrelaseu gostei dessa aula mais acho que precisa de um pouco mais de realidade para as crianças pois elas estão na face de crecimento e vai que alguma serie estuda isso e vemm ver e não intende quero dizer precisa de mais facilidade e respostas nas perguntas obrigada assim vcs ajudam muito fasam isso por favor assim eu fico muito feliz pela ajuda de vcs pois não é facíl alguma criança de 6 anos entender isso pois acho que precisa das respostas para as perguntas tambem é preciso muito esforço melhor...
16/08/2011
Quatro estrelastambém acho que poderia ser mais aulas de acordo com o que foi estabelecido e gostei da aula muito dinâmica.
17/05/2011
Uma estrelaAchei a aula meio fraca em termos de estruturação e praticamente impossível de fazer em dois tempos de aula de 45 minutos, uma vez que precisa de tempo para a construção de um jogo, visualização de várias páginas na internet além da elucidação do professor.