27/01/2011
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Não existem pré requisitos para esta aula
No laboratório de informática, divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada um dos grupos deverá formar 2 duplas, uma será de "vilões" e outra será de "mocinhos". Acessem o recurso do portal indicado abaixo e joguem esta atividade sobre hábitos saudáveis e situações de risco para contaminação por doenças. Nossos hábitos de higiene, de vida, de condições sanitárias
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=899 (acessado em 07/11/2010).
O que é uma epidemia? Quais são os principais fatores ligados à uma epidemia? Quais são as principais dicas para se evitar uma epidemia?
Atividade 01:
Divida a turma em grupos de forma que cada grupo fique responsável por uma das enfermidades ou epidemias históricamente conhecidas, como
Algumas indicações de sites que podem ser úteis para a pesquisa dos alunos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia (acessado em 07/12/2010).
http://veja.abril.com.br/100299/p_059.html (acessado em 07/12/2010).
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL949131-5603,00-BACTERIA+DA+FEBRE+TIFOIDE+PODE+TER+CAUSADO+PRAGA+NA+GRECIA+ANTIGA.html (acessado em 07/12/2010).
http://www.istoe.com.br/reportagens/5565_A+PRAGA+DE+ATENAS (acessado em 07/12/2010).
http://www.portalvitrine.com.br/na-historia-das-epidemias-ate-salmonela-ja-foi-grande-vila-news-1594.html (acessado em 07/12/2010).
http://medob.blogspot.com/2010/05/epidemia-do-suor-ingles.html (acessado em 07/12/2010).
http://pt.wikilingue.com/es/Suor_inglês (acessado em 07/12/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Epidemia (acessado em 07/12/2010).
http://entretenimento.centralblogs.com.br/post.php?href=epidemia+do+suor+ingles&KEYWORD=1500&POST=3845970 (acessado em 07/12/2010).
http://raphaelalves.blogspot.com/2009/04/na-historia-das-epidemias.html (acessado em 07/12/2010).
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-foram-piores-epidemias-historia-470236.shtml (acessado em 07/12/2010).
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/epidemias.htm (acessado em 07/12/2010).
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=881896&tit=Na-historia-das-epidemias-ate-salmonela-ja-foi-grande-vila (acessado em 07/12/2010).
http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/as-piores-epidemias-historia.htm (acessado em 07/12/2010).
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4924&ReturnCatID=1766 (acessado em 07/12/2010).
http://www.areaseg.com/doencas/sars.html (acessado em 07/12/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_negra (acessado em 07/12/2010).
http://www.suapesquisa.com/idademedia/peste_negra.htm (acessado em 07/12/2010).
http://www.brasilescola.com/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm (acessado em 07/12/2010).
http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/peste-negra.htm (acessado em 07/12/2010).
http://www.grupoescolar.com/materia/a_peste_negra.html (acessado em 07/12/2010).
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100523073604AAgLbSj (acessado em 07/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contagio/index.php (acessado em 07/12/2010).
Após pesquisarem a história e as principais características da epidemia selecionada, peça a cada um dos grupos que monte uma apresentação de slides com as principais informações. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 07/12/2010). Link para tutorial do Impress: http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 07/12/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o Microsoft power point (acessado em 07/12/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office. Cada um dos grupos deverá apresentar seu trabalho ao restante da turma. Estipule um tempo de apresentação de 3 a 5 minutos para cada um dos grupos.
Atividade 2:
A partir das informações apresentadas pelos grupos, promova uma discussão com a turma para levantar que situações ou características comuns existem nestas epidemias. Formem grupos maiores, com 7 a 8 alunos. Peça para que cada grupo anote as principais conclusões.
A partir dos aspectos apontados pelos alunos, peça para que apresentem um vídeo informativo sobre os principais cuidados que se deve ter para evitar contaminação e proliferação de doenças, a partir de um roteiro que pode ser desenvolvido em conjunto com o professor de língua portuguesa. O professor poderá encaminhar a apresentação do informativo como um áudio-visual produzido a partir de câmeras de telefones celulares ou máquinas fotográficas digitais que possuam o recursos de gravação. O vídeo pode ser mesclado com imagens encontradas na internet e editadas com o o auxílio de softwares como o movie maker http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm(acessado em 07/12/2010) ou a opções livres kino http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm (acessado em 07/12/2010), avidemux http://www.baixaki.com.br/download/avidemux.htm (acessado em 07/12/2010). Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro e apresentar para a escola. Manual para o avidemux http://www.inf.ufsc.br/~guii/utilidades/avidemux.htm (acessado em 07/12/2010) e Manual para o kino http://www.inf.ufsc.br/~guii/utilidades/avidemux.htm (acessado em 07/12/2010).
Atividade 3:
Para esta atividade será necessário providenciar
Acesse a atividade prática sobre a lavagem das mãos em http://pontociencia.org.br/pdfexperimento/voce_sabe_lavar_as_maos.pdf (acessado em 07/12/2010). Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente, para que todos os alunos possam experienciar o processo de lavar corretamente as mãos.
Esta prática consiste em observar como lavamos as mãos no dia-a-dia. Ao utilizar um marcador fluorescente, a tinta é visível sob a luz negra, mas não é perceptível a luz natural. Após a aplicação da tinta fluorescente, os alunos deverão lavar suas mãos como costumam fazer normalmente, e observar as mãos sob a luz negra, verificando em que pontos o marcador permanece, demonstrando que cuidados são necessários se observar ao lavar as mãos, como dorso, unhas, entre os dedos e próximo aos punhos. A descrição do passo a passo da atividade se encontra no arquivo pdf indicado na atividade.
Peça para que os alunos façam relatórios indivíduais descrevendo a atividade prática e os resultados observados.
Atividade 4:
Como atividade final, como resgate de todas as informações e discussões desta aula, peça para que os alunos formem grupos de 4 a 5 alunos e construam um mapa conceitual. Este é um bom momento para reforçar os conceitos de epidemia e pandemia, as principais causas ligadas às epidemias e as principais formas de profilaxia. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool http://cmap.ihmc.us/download/ (acessado em 07/12/2010). Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 07/12/2010).
Nome | Tipo |
---|---|
Não me sinto bem! | Animação/simulação |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Epidemia (acessado em 07/12/2010).
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/epidemia.htm (acessado em 07/12/2010).
http://www.infoescola.com/doencas/endemia-epidemia-e-pandemia/ (acessado em 07/12/2010).
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/endemia.htm (acessado em 07/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contagio/index.php (acessado em 07/12/2010).
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2014
Cinco estrelasAchei excelente o plano de aula! Parabéns.