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Epidemia

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar o conceito de epidemia
  • Situar geográfica e historicamente as principais e mais conhecidas epidemias
  • Discutir as principais formas de prevenção às doenças
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada um dos grupos deverá formar 2 duplas, uma será de "vilões" e outra será de "mocinhos". Acessem o recurso do portal indicado abaixo e joguem esta atividade sobre hábitos saudáveis e situações de risco para contaminação por doenças. Nossos hábitos de higiene, de vida, de condições sanitárias

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=899  (acessado em 07/11/2010).

O que é uma epidemia? Quais são os principais fatores ligados à uma epidemia? Quais são as principais dicas para se evitar uma epidemia?

Atividade 01:

Divida a turma em grupos de forma que cada grupo fique responsável por uma das enfermidades ou epidemias históricamente conhecidas, como

  • praga de Atenas
  • peste dos Antônios
  • lepra na Europa medieval
  • peste negra sec XIV
  • suor inglês
  • cólera na era das máquinas
  • gripe espanhola
  • Sars
  • peste de Siracusa
  • peste do século III
  • peste justiniana
  • varíola, sarampo e gripe nas Américas sec16
  • gripe H1N1
  • dengue
  • AIDS

Algumas indicações de sites que podem ser úteis para a pesquisa dos alunos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia (acessado em 07/12/2010). 

http://veja.abril.com.br/100299/p_059.html (acessado em 07/12/2010). 

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL949131-5603,00-BACTERIA+DA+FEBRE+TIFOIDE+PODE+TER+CAUSADO+PRAGA+NA+GRECIA+ANTIGA.html (acessado em 07/12/2010). 

http://www.istoe.com.br/reportagens/5565_A+PRAGA+DE+ATENAS (acessado em 07/12/2010). 

http://www.portalvitrine.com.br/na-historia-das-epidemias-ate-salmonela-ja-foi-grande-vila-news-1594.html (acessado em 07/12/2010). 

http://medob.blogspot.com/2010/05/epidemia-do-suor-ingles.html (acessado em 07/12/2010). 

http://pt.wikilingue.com/es/Suor_inglês (acessado em 07/12/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epidemia (acessado em 07/12/2010).  

http://entretenimento.centralblogs.com.br/post.php?href=epidemia+do+suor+ingles&KEYWORD=1500&POST=3845970 (acessado em 07/12/2010). 

http://raphaelalves.blogspot.com/2009/04/na-historia-das-epidemias.html (acessado em 07/12/2010). 

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-foram-piores-epidemias-historia-470236.shtml (acessado em 07/12/2010). 

http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/epidemias.htm (acessado em 07/12/2010). 

http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=881896&tit=Na-historia-das-epidemias-ate-salmonela-ja-foi-grande-vila (acessado em 07/12/2010). 

http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/as-piores-epidemias-historia.htm (acessado em 07/12/2010). 

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4924&ReturnCatID=1766 (acessado em 07/12/2010). 

http://www.areaseg.com/doencas/sars.html (acessado em 07/12/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_negra  (acessado em 07/12/2010). 

http://www.suapesquisa.com/idademedia/peste_negra.htm (acessado em 07/12/2010). 

http://www.brasilescola.com/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm (acessado em 07/12/2010). 

http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/peste-negra.htm (acessado em 07/12/2010). 

http://www.grupoescolar.com/materia/a_peste_negra.html (acessado em 07/12/2010). 

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100523073604AAgLbSj (acessado em 07/12/2010). 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contagio/index.php (acessado em 07/12/2010). 

Após pesquisarem a história e as principais características da epidemia selecionada, peça a cada um dos grupos que monte uma apresentação de slides com as principais informações. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 07/12/2010). Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 07/12/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o  Microsoft power point (acessado em 07/12/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office. Cada um dos grupos deverá apresentar seu trabalho ao restante da turma. Estipule um tempo de apresentação de 3 a 5 minutos para cada um dos grupos.     

Atividade 2:

A partir das informações apresentadas pelos grupos, promova uma discussão com a turma para levantar que situações ou características comuns existem nestas epidemias. Formem grupos maiores, com 7 a 8 alunos. Peça para que cada grupo anote as principais conclusões.

A partir dos aspectos apontados pelos alunos, peça para que apresentem um vídeo informativo sobre os principais cuidados que se deve ter para evitar contaminação e proliferação de doenças, a partir de um roteiro que pode ser desenvolvido em conjunto com o professor de língua portuguesa. O professor poderá encaminhar a apresentação do informativo como um áudio-visual produzido a partir de câmeras de telefones celulares ou máquinas fotográficas digitais que possuam o recursos de gravação. O vídeo pode ser mesclado com imagens encontradas na internet e editadas com o o auxílio de softwares como o movie maker http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm(acessado em 07/12/2010) ou a opções livres kino http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm (acessado em 07/12/2010),  avidemux http://www.baixaki.com.br/download/avidemux.htm (acessado em 07/12/2010). Caso a escola não disponibilize um laboratório de informática os alunos poderão criar um roteiro e apresentar para a escola. Manual para o avidemux http://www.inf.ufsc.br/~guii/utilidades/avidemux.htm (acessado em 07/12/2010) e Manual para o kino http://www.inf.ufsc.br/~guii/utilidades/avidemux.htm (acessado em 07/12/2010).         

Atividade 3:

Para esta atividade será necessário providenciar

  • Caneta marca texto amarela
  • Álcool em gel
  • Lâmpada de luz negra
  • Sabão
  • Papel toalha
  • Alicate

Acesse a atividade prática sobre a lavagem das mãos em http://pontociencia.org.br/pdfexperimento/voce_sabe_lavar_as_maos.pdf (acessado em 07/12/2010). Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente, para que todos os alunos possam experienciar o processo de lavar corretamente as mãos.

Esta prática consiste em observar como lavamos as mãos no dia-a-dia. Ao utilizar um marcador fluorescente, a tinta é visível sob a luz negra, mas não é perceptível a luz natural. Após a aplicação da tinta fluorescente, os alunos deverão lavar suas mãos como costumam fazer normalmente, e observar as mãos sob a luz negra, verificando em que pontos o marcador permanece, demonstrando que cuidados são necessários se observar ao lavar as mãos, como dorso, unhas, entre os dedos e próximo aos punhos. A descrição do passo a passo da atividade se encontra no arquivo pdf indicado na atividade.

Peça para que os alunos façam relatórios indivíduais descrevendo a atividade prática e os resultados observados.

Atividade 4:

Como atividade final, como resgate de todas as informações e discussões desta aula, peça para que os alunos formem grupos de 4 a 5 alunos e construam um mapa conceitual. Este é um bom momento para reforçar os conceitos de epidemia e pandemia, as principais causas ligadas às epidemias e as principais formas de profilaxia. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool http://cmap.ihmc.us/download/ (acessado em 07/12/2010). Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 07/12/2010).       

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Não me sinto bem! Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos de epidemia, suas causas e consequências sociais e econômicas.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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