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Organizando GRANDES JOGOS na aula de educação física.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Participar de um grande jogo com a turma respeitando regras e os colegas;

Identificar onde o jogo tem problemas na apresentação das suas regras e, propor alternativas para otimizar o jogo;

Propor questões de respeito a ética para serem apresentadas no jogo.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

GRANDES JOGOS

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ZFwPIdO33YM/TLcJGRSAwxI/AAAAAAAAAPs/n7b3zZQqy3Y/s1600/gISLENE.jpg 

Caro Professor, essa aula deverá ser apresentada na quadra de esportes da sua escola.

ATIVIDADE I - PARTICIPANDO DE GRANDES JOGOS - O JOGO DE QUEIMADO E SUAS VARIAÇÕES.

Fonte: http://bebe.abril.com.br/canais/dican/imagens/brincadeira-queimada.jpg 

Nesta 1ª atividade divida a turma em três grupos mistos (meninos e meninas). Inicie o JOGO DE QUEIMADO  utilizando as regras tradicionais do jogo: duas equipes jogando, onde uma tenta jogar a bola nos jogadores do outro time para levá-lo ao campo de queimado, esse, por sua vez, tentará retornar para a sua equipe através de arremessos.  A 3ª equipe estará de fora, aguardando a sua vez de jogar. Organize o jogo por tempo ou por pontos, combine com seus alunos.

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/15219/imagens/queimada2.gif 

Após os alunos experimentarem o jogo com as regras já dominadas por eles interrompa o jogo e faça uma reunião no centro da quadra, onde o principal objetivo é dinamizar o mesmo jogo inserindo outras regras, em especial, possibilitando que todos os colegas tenham a oportunidade de jogar; realizar e inserir algum tema de alguma disciplina da escola (aspecto interdisciplinar), como , por exemplo, matemática - cada jogador queimado da outra equipe somaria 3 pontos e, caso algum jogador da sua equipe fosse queimado subtrairia 1 ponto, etc.

DICA 1 - Professor, promova esse debate e, possibilite que os alunos tenham direito a fala e as proposições seja votadas.

DICA 2 - A equipe que estiver aguardando para jogar deverá ficar avaliando a participação das demais equipes durante o jogo: se entenderam as novas regras, se o jogo está fluindo; se é necessário algum outro ajuste, etc.

Professor, muitos jogos dessa natureza possibilitam alguma modificação, isso deve ser debatido com os alunos para que haja entendimento, já que eles devem ser os protagonistas de nossas aulas. Para esse jogo, proponho ainda outras alternativas, por exemplo:

  • QUEIMADO CURINGA - A equipe escolhe um jogador do seu time que será o CURINGA, ou seja, esse jogador não poderá ser queimado, pois, caso isso ocorra termina o jogo. É importante frisar que a outra equipe não pode saber quem é o jogador CURINGA  da equipe contrária;

  • QUEIMADO DA SOMA -  O jogador que for queimado junta-se a equipe que o queimou, adicionando mais jogadores a essa equipe;

  • QUEIMADO DE GÊNERO - Menino só pode queimar menino e, menina só queima menina;

ATIVIDADE II

PARTICIPANDO DE GRANDES JOGOS - FUTEBOL AMERICANO - JOGO DOS PASSES - TOUCH DOW

Fonte: http://nytv.wieck.com/thumbnails/2010/5/15/03237f5e-f4b7-7c04-040d-4f144beebf52.jpg.jpg?1273937747 

Professor, em geral, os alunos se apropriam daquilo que está próximo da sua cultura. No esporte não é muito diferente, afinal, jogos como futebol, handebol, voleibol e basquete são estimulados pela mídia e tem um espaço para transmissões e reportagens e, isso atrai a atenção das crianças e adolescentes.

Nesta atividade, a proposta é apresentar uma atividade diferente, com um material novo (a bola "oval" ou uma "elipsóide") e, proporcinar aos alunos discussões a cerca da melhora e eficiência do jogo em prol da coletividade.

Denominaremos esse jogo de TOCH DOW, que representa o ponto no jogo americano.

DICA 3 - Professor, atualmente, é comum encontrar a bola de futebol americano em lojas de esporte ou, até mesmo algum conhecido ter esse material. A idéia é utilizá-la como novidade no jogo durante a aula e, os alunos vivenciarem uma atividade com um material bem diferente daquilo que eles estão habituados.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,12895580,00.jpg 

Professor, inicie a atividade trabalhando livremente com os alunos passes com bolas tradicionais (bolas de iniciação desportiva). Quando observar que os alunos estão participando ativamente na atividade insira a bola de futebol americano e, deixe-os experimentarem à vontade.

JOGO 1 - JOGO DOS DEZ PASSES

Professor, divida a turma em duas equipes mistas (meninos e meninas) e inicie o jogo dos dez passes, onde as equipes devem trocar dez passes sem a equipe contrária interceptar a bola, caso a equipe consiga trocar dez passes, ininterruptamente, fará 2 pontos.

DICA 4 - Professor, possibilite que os alunos tenham a oportunidade de participar do jogo e, quando julgar prudente interrompa o jogo para discutir com os alunos o formato e, a possibilidade de introdução de algum elemento novo no jogo, por exemplo, para que a equipe faça pontos a bola deve passar por todos os jogadores do seu time; ou ainda, numerar os alunos da equipe e, a cada passe correto multiplicar pelos níumeros dos alunos para  pontuar.

DICA 5 - Na verdade, a atividade do jogo dos "dez passes" servirá como preparação para a atividade seguinte, denominada "touch down" que é uma variação do jogo FUTEBOL AMERICANO.

JOGO 2 - JOGO DO TOUCH DOW

Professor, esta atividade deverá ser realizada com a mesma configuração anterior, ou seja, duas equipes mistas (meninos e meninas) e, as regras são as seguintes:

  • Não é permitido, sob nenhuma hipótese, encostar no jogador da equipe contrária;

  • Nao é permitido retirar a bola da mão do jogador da equipe contrária;

  • Não é permitido correr com a bola;

  • É permitido trocar passes entre jogadores da equipe;

  • O TOUCH DOW ocorre quando algum jogador consegue chegar a linha de fundo da equipe contrária e encostar a bola no chão gritando TOUCH DOW.

DICA 6 - Professor, utilize o jogo dos dez passes nesta atividade, pois valorizará o trabalho de grupo (troca de passes) e, estimulará que os alunos façam a maior troca de passes possíveis para pontuar no jogo.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_w11-zN7F-Ks/STQnX-v7XXI/AAAAAAAADJM/WFy4JiabBrw/s320/futebol+americano.bmp 

Professor, interrompa a atividade para realizar a avaliação desta nova atividade com os seus alunos. Pergunte a opinião deles sobre a atividade, quais seriam as propostas, o que mudariam, se gostariam de experimentar mais o jogo, se não porquê, etc.

ATIVIDADE III  - PARTICIPANDO DE GRANDES JOGOS - BOLA À TORRE

Fonte: http://analgesi.co.cc/html/figura/43722_1a.jpg 

Professor, esse jogo - BOLA À TORRE - é um jogo de iniciação desportiva conhecido, porém, busque junto aos alunos iniciativas para introduzir novas regras; conceitos e, até mesmo uma nova perspectiva no jogo.

A idéia é dividir a turma em três equipes mistas (meninos e meninas), onde serão colocadas cadeiras nas linhas de fundo da quadra e uma em uma linha lateral. Nessas cadeiras ficarão um representante de cada equipe em cima e, o objetivo principal é a sua equipe passar a bola, aproximar-se da cadeira onde está o seu representante e passar a bola, sem que esse aluno/representante da cadeira deixe a bola cair para consignar um ponto.

DICA 6 - Professor, como forma de segurança ao aluno que está em pé na cadeira, portanto, um pouco mais vulnerável, coloque a cadeira com o encosto voltado para frente, pois caso o aluno se desequilibre ele poderá chegar ao solo com mais segurança, apoiando na cadeira.

DICA 7 - Coloque em volta da "torre" algums pequenos cones ou garrafas pet em volta da cadeira  com um diâmetro em torno de 1 metro (em volta da cadeira), o que servirá como mais uma forma de proteção aos alunos que estiverem em pé, em cima da cadeira, pois os demais alunos que estiverem jogando não poderão invadir esse espaço.

Professor, este é mais um momento em que os alunos deverão avaliar a atividade e, propor alternativas para enriquecer o jogo e, sendo necessário alterá-lo, proporcionando um jogo mais atraente para todos os alunos.

Estimule-os na argumentação e na apresentação de propostas.

Recursos Complementares

Assista ao vídeo - JOGO DOS DEZ PASSES ( 1 ) - http://www.youtube.com/watch?v=f8Ha4mHq6JA 

Assista ao vídeo - JOGO DOS DEZ PASSES ( 2 ) - http://www.youtube.com/watch?v=-km4ggKNCZc&feature=related 

AssiSta oa vídeo - BOLA À TORRE - http://www.youtube.com/watch?v=aUu4pe1sYqw 

Acesse ao site - GRANDES JOGOS - http://www.cdof.com.br/recrea20.htm 

Acesse a aula no site PORTAL DO PROFESSOR - Bola à torre - jogos de passes e estratégias coletivas nas aulas de educação física do CAp UFRJ - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7311 

Avaliação

A avaliação desta aula será a partir das propostas apresentadas pelos alunos durante as atividades. O Professor avaliará se a turma soube aproveitar a oportunidade de criticar as atividades; propor alternativas e valorizar o conjunto dos alunos na participação dos jogos.

Opinião de quem acessou

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