Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VELÁZQUEZ

 

26/01/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Conhecer a vida e as obras de Velázquez. Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Velázquez.  Realizar uma releitura.  Participar da produção de um quadro vivo.

Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Apreciação de obras de arte

Obras de Velázquez.

 Releitura.  

Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1 - CONHECENDO VELÁZQUEZ  

 Professor converse com as crianças sobre o estudo que vão iniciar sobre Velázquez. Mostre imagens de suas obras, leia trechos de textos sobre o artista.

Em seguida, proponha uma pesquisa sobre a vida desse pintor.

Segue um roteiro para orientar a pesquisa realizada pelos alunos:

 - Nome do pintor. - Onde nasceu, (dia, mês, ano, cidade, país, mês,)

 -O que gostava de fazer quando criança, brincadeiras preferidas.

 - Quando começou a pintar.

 - Se estudou pintura na escola ou aprendeu só.

 - Principais obras.    

As Meninas 1656 - Diego Velázquez                                      

Fonte:http://connect.in.com/velazquez/images--diego-velzquez-024jpg-1-304425994003.html

Para ter acesso as imagens pesquise em livros, revistas ou no google imagens.

Site para pesquisa

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u479.jhtm

http://www.pitoresco.com.br/universal/velazquez/velazquez.htm

http://mestres.folha.com.br/pintores/07/

 Atividade  2 - RETRATANDO VELÁZQUEZ

 Apresente o retrato do pintor para as crianças. Pergunte sobre as impressões que tiveram do artista. Encaminhe a turmas para fazer o retrato do pintor com giz de cera, usando apenas duas cores, preto e marrom. Oriente a turma em relação  ao uso das cores; as crianças podem usar o marrom  para pintar a face, olhos, boca, nariz e cabelos com marrom mais escuro, roupas e outros com preto, ou o contrário. Depois organize um painel com as crianças contendo o retrato do artista, texto coletivo da biografia e os desenhos da turma. Convide algumas turmas da escola para apreciar o trabalho.  

Autorretrato de Velázquez.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Vel%C3%A1zquez

Atividade  3 - ARTE  DE VELÁZQUEZ EM BRICOLAGEM   

 

 Professor escolha junto com a turma uma obra de Velázquez para fazer uma releitura com bricolagem, converse com as crianças explicando como é feita a técnica (utiliza diferentes materiais na composição da obra). Depois solicite que observem a obra, liste os materiais que vão  usar (sugestão de materiais: cartolina, papel ofício colorido, lã, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, botões, tecido, cola colorida, cola gliter, cola branca, tinta guache). Divida a turma em pequenos grupos, distribua os materiais necessários.

Retrato da Infanta Margarita 1660 - Diego Velázquez 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Vel%C3%A1zquez

Atividade 4 - PRODUÇÃO DE UM QUADRO VIVO.

O quadro vivo é um tipo de releitura na qual as crianças representam uma obra em estudo; pode-se usar o mesmo figurino, objetos e cores. Para realizar essa atividade escolha uma obra de Velázquez com as crianças. Oriente na observação da composição da obra, questione:

O que tem no fundo? Quais as cores? Qual a vestimenta que a pessoa/criança usa?

Em seguida, liste com as crianças os materiais que irão usar quais as crianças que irão participar da cena/quadro. Dependendo do que foi acordado com as crianças pode fazer uma pintura, colagem para representar o fundo da obra. Depois, escolha um lugar para fazer a exposição do quadro vivo.

Veja outra aula disponível no site do portal do professor sobre a organização do quadro vivo, acesse o  acesse o link:   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9115                                                                                                                                                                                      

Recursos Complementares

Sugestão de livro:

VELAZQUEZ: LUZES E SOMBRAS DO SÉCULO DE OURO.NOVA GLACIA.

.

Avaliação

Observar e registrar se a criança consegue:

Relatar fatos da vida e as obras de Velázquez.

Apreciar os elementos que constitui as obras de Velázquez.

 Realizar uma releitura.

 Participar da produção do quadro vivo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.