26/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer a vida e as obras de Velázquez. Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Velázquez. Realizar uma releitura. Participar da produção de um quadro vivo.
Apreciação de obras de arte
Obras de Velázquez.
Releitura.
Professor converse com as crianças sobre o estudo que vão iniciar sobre Velázquez. Mostre imagens de suas obras, leia trechos de textos sobre o artista.
Em seguida, proponha uma pesquisa sobre a vida desse pintor.
Segue um roteiro para orientar a pesquisa realizada pelos alunos:
- Nome do pintor. - Onde nasceu, (dia, mês, ano, cidade, país, mês,)
-O que gostava de fazer quando criança, brincadeiras preferidas.
- Quando começou a pintar.
- Se estudou pintura na escola ou aprendeu só.
- Principais obras.
As Meninas 1656 - Diego Velázquez
Fonte:http://connect.in.com/velazquez/images--diego-velzquez-024jpg-1-304425994003.html
Para ter acesso as imagens pesquise em livros, revistas ou no google imagens.
Site para pesquisa
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u479.jhtm
http://www.pitoresco.com.br/universal/velazquez/velazquez.htm
http://mestres.folha.com.br/pintores/07/
Apresente o retrato do pintor para as crianças. Pergunte sobre as impressões que tiveram do artista. Encaminhe a turmas para fazer o retrato do pintor com giz de cera, usando apenas duas cores, preto e marrom. Oriente a turma em relação ao uso das cores; as crianças podem usar o marrom para pintar a face, olhos, boca, nariz e cabelos com marrom mais escuro, roupas e outros com preto, ou o contrário. Depois organize um painel com as crianças contendo o retrato do artista, texto coletivo da biografia e os desenhos da turma. Convide algumas turmas da escola para apreciar o trabalho.
Autorretrato de Velázquez.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Vel%C3%A1zquez
Professor escolha junto com a turma uma obra de Velázquez para fazer uma releitura com bricolagem, converse com as crianças explicando como é feita a técnica (utiliza diferentes materiais na composição da obra). Depois solicite que observem a obra, liste os materiais que vão usar (sugestão de materiais: cartolina, papel ofício colorido, lã, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, botões, tecido, cola colorida, cola gliter, cola branca, tinta guache). Divida a turma em pequenos grupos, distribua os materiais necessários.
Retrato da Infanta Margarita 1660 - Diego Velázquez
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Vel%C3%A1zquez
O quadro vivo é um tipo de releitura na qual as crianças representam uma obra em estudo; pode-se usar o mesmo figurino, objetos e cores. Para realizar essa atividade escolha uma obra de Velázquez com as crianças. Oriente na observação da composição da obra, questione:
O que tem no fundo? Quais as cores? Qual a vestimenta que a pessoa/criança usa?
Em seguida, liste com as crianças os materiais que irão usar quais as crianças que irão participar da cena/quadro. Dependendo do que foi acordado com as crianças pode fazer uma pintura, colagem para representar o fundo da obra. Depois, escolha um lugar para fazer a exposição do quadro vivo.
Veja outra aula disponível no site do portal do professor sobre a organização do quadro vivo, acesse o acesse o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9115
Sugestão de livro:
VELAZQUEZ: LUZES E SOMBRAS DO SÉCULO DE OURO.NOVA GLACIA.
.
Observar e registrar se a criança consegue:
Relatar fatos da vida e as obras de Velázquez.
Apreciar os elementos que constitui as obras de Velázquez.
Realizar uma releitura.
Participar da produção do quadro vivo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!